terça-feira, 26 de janeiro de 2010

I Estágio de Arbitragem de 2010



Árbitros / Treinadores do Distrito em Estágio.

A Federação Portuguesa de Judo realizou em Lisboa no dia 23 de Janeiro, o I Estágio Nacional de Arbitragem de 2010. Participam habitualmente nestas acções apenas os árbitros nacionais e um representante de cada Associação Distrital, mas face às alterações a introduzir na presente época desportiva, a FPJ autorizou a participação de todos os árbitros (estagiários, associativos, regionais, nacionais e internacionais) e treinadores.

Do Distrito de Castelo Branco estiveram presentes os Árbitros / Treinadores Jorge Fernandes, Nuno Rosa (Academia de Judo de Castelo Branco) e José Melo (Vitória Sto António – Covilhã) entre os cerca de 100 participantes.

Embora a FPJ tenha já transmitido anteriormente as respectivas alterações, o Conselho Nacional de Arbitragem apresentou as mesmas através de vídeo, colocando também situações reais da competição no tapete da FPJ anexo às Piscinas do Jamor, em Lisboa.

Árbitros e Treinadores portugueses ficaram assim cientes das novas regras determinadas pela Federação Internacional, resumindo-se na proibição dos judocas agarrarem as pernas em ataques directos e bloqueios. Facto que torna o Judo mais “bonito”, obrigando os judocas a colocarem-se mais direitos, fazendo obrigatóriamente mais técnicas clássicas e contrariando sobretudo o Judo defensivo.

Neste estágio foram também apresentadas as regras a aplicar aos treinadores nas provas, tendo sido referido o Código de Conduta para Treinadores.

postado JF(ADJCB)

Sem comentários: