terça-feira, 6 de março de 2012

Ana Hormigo embaixadora da ética no desporto - Mariana Milheiro e Abel Louro Campeões Nacionais de Judo





Mariana Milheiro e Abel Louro Campeões Nacionais de Judo

Castelo Branco conquistou mais dois títulos nacionais no passado domingo (4 de março) no pavilhão multidesportos de Coimbra. Sagraram-se campeões nacionais a judoca Mariana Milheiro e o judoca Abel Louro da Escola de Judo Ana Hormigo.

A júnior Mariana Milheiro, grande favorita na categoria – 70 kg, esteve irrepreensível ao vencer todas as suas adversárias na poule e na meia-final pela pontuação máxima (ippon). Na final, frente à sua habitual rival da Sociedade Filarmónica União Agrícola, Andreia Zeferino, a albicastrense decidiu o resultado com uma vantagem no ponto de ouro (tempo extra), arrebatando assim a medalha de ouro. A judoca da Escola de Judo Ana Hormigo soma assim este título de juniores ao de campeã nacional de juvenis e de cadetes e ainda melhorou o resultado do ano anterior onde foi vice-campeã.

Da Escola de Judo Ana Hormigo, participaram ainda no campeonato nacional de juniores Luís Filipe Marques nos -60 kg e Mariana Carrega nos -57kg. Luís esteve também em evidência ao vencer com grande mérito o combate na primeira ronda. No segundo combate o albicastrense esteve sempre superior, no entanto foi surpreendido a escassos segundos do final do ponto de ouro frente ao adversário do Judo Clube da Marinha Grande. Conquistou assim um honroso 9º lugar numa categoria que apresentou 25 atletas e muita qualidade a nível individual.

A única representante do núcleo d Alcains, Mariana Carrega participou na categoria -57 kg, sendo a sua estreia em campeonatos nacionais. A atleta de Alcains foi afastada pela campeã nacional de cadetes, uma forte candidata às medalhas. A alcainense ganhou experiência e rodagem para melhorar as suas qualidades.

O treinador da Escola de Judo Ana Hormigo, Abel Louro, depois da competição dos seus pupilos, vestiu o judogi (fato de judo) e apresentou-se no Campeonato Nacional de Veteranos com o objetivo de melhorar o 3º lugar alcançado no ano anterior. A participar na categoria de – 90 Kg M2 e M2 (escalão dos 30 aos 40 anos) Abel Louro alcançou o lugar mais alto do pódio, com três vitórias pelas pontuações máximas (wazari e ippon), sagrando-se campeão nacional pela segunda vez no escalão de veteranos.

Ana Hormigo Embaixadora da Ética no Desporto

Ana Hormigo foi apresentada como Embaixadora da Ética no Desporto na cerimónia de apresentação do Plano Nacional para a Ética no Desporto, evento que decorreu no passado 27 de Fevereiro, sob a presidência do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, (MAAP), Miguel Relvas, acompanhado pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, (SEDJ), Alexandre Mestre, no Teatro Camões em Lisboa.

Estiveram presentes várias personalidades, ligadas aos mais diversos quadrantes da sociedade portuguesa, que não quiseram deixar de marcar a sua presença num momento tão importante para o desporto nacional. Carlos Lopes, Rosa Mota, Vítor Baía, Paulo Madeira, Nuno Delgado, foram alguns dos antigos atletas que estiveram presentes, a par de atuais nomes do desporto nacional como Nelson Évora, Vanessa Fernandes, João Silva e Telma Monteiro.

O PNED é uma iniciativa dirigida à população em geral, com especial incidência nas crianças e nos jovens, que visa um conjunto de ações estruturadas e planificadas que promovem os valores inerentes ao desporto consagrados em documentos como a Carta Olímpica (Comité Olímpico de Portugal) e o Código de Ética do Desporto (Conselho da Europa). É, portanto, um combate a fenómenos como a corrupção, a violência, o doping, a intolerância, o racismo e a xenofobia.

O fair play, o respeito pelas regras do jogo, o jogo limpo, o respeito pelo outro, a responsabilidade, a amizade, a interajuda, o respeito pelo corpo, o bem-estar, a valorização humana do indivíduo, o voluntariado, a educação, entre outros, são valores que com este Plano se querem ver assimilados e vividos na prática desportiva.

O PNED contempla uma Comissão Científica de Honra de mais de duas dezenas de personalidades, liderada pelo presidente da República, Cavaco Silva, e outros vultos do Desporto luso como Mário Moniz Pereira, Eusébio, Rosa Mota, entre outros.

Sérgio Abrantes Mendes foi designado Provedor da Ética no Desporto, existindo ainda uma bolsa de outras individualidades que terão as funções de Embaixadores da Ética Desportiva, composta por atletas, treinadores, dirigentes, entre outros agentes.

postado AL(EJAH)

Sem comentários: