terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

3 medalhas e uma campeã: Mariana Milheiro (AJCUA)









  • Os clubes do Distrito, Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB) e Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA), participaram nas provas nacionais organizadas pela Federação Portuguesa de Judo (FPJ): Torneio de Seniores e Campeonato de Esperanças, que se realizaram em Portimão nos dias 14 e 15 de Fevereiro.
    As medalhas e restantes classificações foram importantes para a conquista de lugares cimeiros no ranking nacional, bem como para consolidar presença nas selecções nacionais.

  • No Torneio da FPJ os atletas da AJCB Manuel Almeida –100 Kg e João Nunes +100 Kg foram premiados com medalhas de prata. Os judocas da AJCUA Carolina Gonçalves –57 Kg recebeu o bronze e Ricardo Louro –90 Kg classificou-se em 7º lugar.
    Nesta prova participaram ainda pela Academia de Judo de Castelo Branco Nuno Rosa –60Kg, David Cristóvão –66Kg, e Rui Candeias –73Kg.

  • A prestação dos Esperanças (15 e 16 anos) foi também significativa, tendo Mariana Milheiro AJCUA conseguido o primeiro lugar em –70 Kg, sagrando-se pela segunda vez Campeã Nacional.
    Os judocas da AJCB Pedro Faustino –55 Kg foi 5º e José Maria Águas nos -50Kg foi 7º. Sem conseguirem entrar nas repescagens participaram no escalão - 55Kg os judocas da AJCUA João Rafael e Luís Marques; e em –73Kg João Lourenço da AJCB, .
    Os resultados dos esperanças continuam a alimentar muita esperança para o futuro.

    postado JF (ADJCB)

A Beirã Mariana Milheiro (AJCUA) é Campeã Nacional de Judo


Torneio Federação Portuguesa de Judo

Realizou-se no dia 14 de Fevereiro de 2009 o Torneio F.P.J. em Portimão, no pavilhão Portimão Arena.
Os atletas da Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA)ficaram assim classificados: Ricardo Louro -90 kg 7º Lugar, Carolina Gonçalves -57 kg 3º Lugar.
Ambos os judocas, embora sendo ainda Juniores, participaram nesta prova de Seniores.
A Carolina apenas cedeu na meia-final ante a vive-campeã nacional de Seniores, Joana Cesário, judoca do clube União de Coimbra.


Campeonato Nacional de Judo de Esperanças

No dia dia 15 de Fevereiro de 2009 realizou-se o Campeonato Nacional de Esperanças no pavilhão Portimão Arena, em Portimão
A atleta da AJCUA Mariana Milheiro -70Kg ficou em 1º Lugar. Mariana Milheiro sagrou-se assim Bi-Campeã Nacional de Judo.
Em -55Kg os atletas João Pedro Rafael e Luís Filipe Marques não se classificaram. Ambos os atletas são 1º ano de Esperanças. É de realçar que Luís Filipe participou pela 1ª vez numa prova nacional.

Grand Slam de Paris

No Dia 7 de Fevereiro de 2009 realizou-se o Grand Slam de Paris no Palais de Bercy, Paris
A atleta da AJCUA Ana Hormigo -52 kg não se classificou. Passou a primeira ronda e perdeu perante a atleta japonesa por dois castigos. Nesta prova não existiu qualquer tipo de repescagem; neste sistema quem perde um combate fica de fora da competição.
A Ana participou ainda no estágio de Paris com a selecção nacional até ao dia 12 de Fevereiro com o objectivo de treinar com as novas adversárias e preparar as competições seguintes.

postado AL(AJCUA)


    quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

    segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

    Ana Hormigo no "Grand Slam" - Torneio de Paris


    Realizou-se nos dias 7 e 8 de Fevereiro, uma das competições mais prestigiadas do Mundo, nomeadamente o Grand Slam de Paris.

    Nesta prova participaram muitas Selecções Nacionais dos vários Continentes, registando-se mais uma vez a participação de Ana Hormigo na categoria de –52 Kg pela Selecção das Quinas. Hormigo ainda com fraca participação na nova categoria de peso, realizou um único combate, cedendo perante a adversária Japonesa, ficando assim arredada da competição.

    A Selecção permanece em Paris até dia 13 de Fevereiro, participando no Estágio Internacional da União Europeia de Judo.

    postado por JF(ADJCB)

    domingo, 8 de fevereiro de 2009

    Telma fora das medalhas em Paris


    Telma Monteiro ficou hoje fora das medalhas no Grand Slam de Paris em judo, terminando a prova em quinto lugar, depois de vencer o primeiro combate na categoria de -57 kg e perder o segundo.
    A judoca foi ainda assim a melhor portuguesa do dia, depois de Leandra Freitas (-48 kg), Ana Hormigo (-52 kg) e
    Diogo César
    (-66 kg) terem todos perdido o combate de estreia, numa competição que este ano passou à designação de Grand Slam.
    Telma, que deixou os -52 kg onde tanto sucesso teve e assumiu a mudança definitiva de peso, entrou bem nos 'tatamis' do Palácio dos Desportos de Paris-Bercy, derrotando a francesa Automne Pavia, campeã gaulesa e campeã mundial de juniores.
    Na ronda seguinte, a judoca do Benfica, 14.ª do ranking mundial e que este ano já venceu a Taça do Mundo de Sófia, teve maior dificuldade e não conseguiu passar pela japonesa Kaori Matsumoto, 16.ª da tabela mundial e que viria a chegar ao bronze.
    Foram também as nipónicas que deixaram Leandra Freitas e Ana Hormigo fora do quadro de honra, com a primeira a perder com Emi Yamagishi, com vantagem máxima para a japonesa, e a segunda a perder com Yuka Nishida.
    Hormigo, sétima em Pequim'2008, também se apresentou em Paris no seu novo peso (-52 kg), e perante Nishida, bronze nos Mundiais de 2007 no Rio de Janeiro, acabou por sair derrotada pela vantagem mínima de yuko e com a sensação de que poderia ter feito mais.
    Em masculinos, Portugal contou apenas com Diogo César (-66 kg), que viajou até Paris a expensas próprias e ao primeiro combate perdeu com o holandês Aziz Mesaoudi por wazari.
    O primeiro Grand Slam da época e depois de já se ter realizado a Taça do Mundo de Sófia veio acentuar a importância nas alterações efectuadas em aspectos da competição, tendo em conta que deixaram de existir repescagens.
    Uma situação que coloca desde logo, face à derrota no primeiro combate, os judocas fora da hipótese das medalhas.
    No domingo entrará em acção a luso-cubana Yahima Ramirez, terceira nos Europeus de 2008 (categoria de -78 kg) e que começa por defrontar a alemã Gabi Hoffmann.

    Tirado do Jornal "Record", Sábado, 7 Fevereiro de 2009 - 16:42

    7 e 8 de Fevereiro, Grand Slam - Torneio de Paris

    Paris - França, 7 e 8 de Fevereiro. O Palais Omnisport de Paris Bercy foi o palco do primeiro Grand Slam com a utilização do novo modelo de competição sem as tradicionais repescagens.

    No domingo, Yahima Ramirez, em - 78 kg, venceu os seus dois primeiros combates frente à alemã Hofmann, por ippon, e com a sul coreana Jeong, por wazari. Nos quartos de final, Yahima teve como adversária a campeoníssima gaulesa Lebrun, tendo perdido apenas por yuko. Yahima classificou-se em quinto, enquanto Lebrun alcançava o ouro. Na véspera, Telma Monteiro classificara-se no quinto lugar na categoria de - 57 kg, no mais prestigiado torneio de Judo do mundo. Isenta na primeira ronda, Telma venceu o combate com a francesa Pavia, por ippon. No combate dos quartos de final seria eliminada pela japonesa Matsumoto, uma vez que no Grand Slam não há repescagens. Também sábado Ana Hormigo
    voltou a ser infeliz na categoria de - 52 kg, perdendo com a nipónica Nishida apenas por yuko. Como não há duas sem três, também Leandra Freitas, em - 48 kg, foi derrotada por uma japonesa: Yamagishi, actual terceira classificada no ranking mundial e que venceu a prova francesa.
    No sector masculino, apenas
    Diogo César, na categoria de - 66 kg, representou Portugal, tendo sido batido na pré-eliminatória pelo holandês Mesaoudi, por ippon.

    Para descarregar o ficheiro wmv,
    clique no botão direito do rato e escolha "Guardar destino como".
    Notícias:
    A Bola; Infordesporto; Record;
    Folhas de Prova

    post fpj

    sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

    O judô vê a guarda - Flávio Canto


    Canto jogando por baixo durante o Pan 2007 / Foto: Divulgação/CBJ.

    Flávio Canto e a GRACIEMAG #144

    Rápido como seus botes no esporte de Jigoro Kano, o medalhista olímpico Flávio Canto é um dos personagens da edição especial da GRACIEMAG #144 sobre a guarda.

    Numa entrevista especial para o GRACIEMAG.com, o faixa-preta expõe sua visão e diz: “A revolução na parte de guarda seria ainda maior se no Jiu-Jitsu houvesse mais intercâmbio entre atletas de diferentes academias”

    Qual a contribuição do Jiu-Jitsu brasileiro para a guarda, que nasceu no Japão, e para o jogo que você faz hoje?

    Desde cedo, com Geraldo Bernardes, Paulo Caruso e Leopoldo DeLucca, professores que passaram pela minha história, e que circulavam ao mesmo tempo pelo meio do judô e do Jiu-Jitsu, eu aprendi a evitar a dar as costas como fazem a maioria dos judocas. Tanto para defender como para atacar, não há lógica em virar de quatro, dando as costas para o oponente. Você deve procurar estar sempre de frente. Só que, com as regras do judô, cujo objetivo é não cair de costas, a maioria opta por cair de frente e ficar ali, se fechando todo enquanto espera o juiz parar. As regras do wrestling, nesse aspecto, também são opostas a um chão dinâmico, de puxar o adversário para a guarda, como o Jiu-Jitsu prega.
    Há exceções, claro, mas dar as costas e se fechar, especialmente numa luta de MMA, é um ‘reflexo burro’, afinal ninguém tem olho na nuca. Esse vício de cair virando de quatro, de costas para o oponente, para mim é um ponto muito negativo da escola do judô. Por isso só ensino o aluno a não dar as costas para o oponente, e sim recolocar o cara na guarda, e buscar rapidamente atacá-lo.

    Você hoje tem um professor de Jiu-Jitsu, o guardeiro Alexandre Pulga, dando aula na sua ONG da Rocinha. Que contribuições para o desenvolvimento da luta o judô e Jiu-Jitsu poderiam dar, juntando forças?

    As duas artes são muito iguais, só mudam as regras. Se no judô você precisa do chão, e no Jiu-Jitsu você precisa da base em pé, por que não treinarmos juntos? O Jiu-Jitsu criou uma bola de neve de posições e situações que ainda está longe de chegar ao fim. Na minha visão, a revolução na parte de guarda seria ainda maior se no Jiu-Jitsu houvesse a mentalidade do intercâmbio entre atletas de diferentes academias. Acho que veríamos coisas ainda mais fantásticas do que vemos
    hoje.

    quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

    JUDO Le perfectionnement d'uchi mata

    Bloody Elbow Judo Chop: Jon Jones' Greco-Roman Clinic

    There was plenty of technique on display at UFC 94. I really had to think about what I wanted to talk about most -- George St Pierre's Superman Jab probably merits a column, and Lyoto Machida's footwork and trips were very nice but for my dollar, Jon Jones' display of Greco-Roman wrestling against Stephan Bonnar was the coolest of all.
    For one thing, despite so many high profile MMA stars coming from a Greco-Roman background -- Randy Couture, Matt Lindland and Dan Henderson leap to mind -- I really can't recall ever seeing such a clinic of flashy greco moves in one bout.
    Jones caught Bonner with a variety of flashy takedowns, including the suplex that's pictured here. I've talked about the suplex recently so I'm not going to focus on that beyong saying it's a classic greco technique and is perfect for MMA -- flashy and crowd pleasing and the slam does damage as well as scores points.
    The move that really caught my eye was the lateral drop with double overhooks that Jones' landed at the end of the second round. There's a step by step explanation of the lateral drop from TheMat.com that describes what Jones did pretty well (note that he had double overhooks on Bonnar, rather than the more customary over/under grip shown at TheMat).
    Jones was a state champion wrestler in Iowa -- probably the most competitive wrestling state in the U.S. New York and a national junior college champion out of Iowa (thanks zacd for the correction!). His meteoric rise in pro-mma at the age of 21 promises big things. He only started fighting professionally in 2008 and is already 7-0.
    Combined with his beautiful greco technique, he's got some crazy striking: tons of knees from the clinch, spinning elbows, side kicks, some decent punching (although I'd like to see more combinations). His jiu jitsu game is an unknown quantity at this point, but with his youth and ability, he should be able to round out his game a great deal. The sky is the limit for this kid if he can stay focused on training and not let quick success go to his head.

    segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

    Distrito representado por quatro Clubes em Torneio Zonal de Juniores


    • Torneio Zonal de Juniores empurra para possível participação no Nacional atletas da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco (AJCB), Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA), Clube Desportivo de Alcains (CDA) e Atlético Clube Fundanense (ACF).
      Mesmo sem as contas estarem totalmente apuradas, Nuno Rosa –60kg (AJCB)
      ,
      Ricardo Louro – 90kg (AJCUA), e Carolina Gonçalves – 57kg (AJCUA) serão os prováveis participantes no Nacional em virtude dos excelentes resultados alcançados em provas anteriores, sobretudo no Zonal de Juniores que se realizou no palácio dos desportos de Torres Novas no dia 31 de Janeiro de 2009.
      Aguardam pela lista de classificação desportiva a elaborar pela Federação Portuguesa de Judo os atletas Ricardo Fradique – 60kg (AJCUA), que foi 5º classificado em Torres Novas; e Tiago Mota – 60kg (ACF), que foi 7º.
      A participação dos atletas do Clube Desportivo de Alcains foi também meritória, embora se tenha constatado a falta de experiência face ao pouco tempo de prática de Felipe Jesus – 55kg, Daniel Serrasqueiro – 55kg, e José Duarte – 81kg.
      A categoria de – 66Kg foi preenchida por Filipe Carvalho (AJCB), que não conseguiu, tanto como Luís Aragonês nos – 60kg (ACF), os lugares cimeiros.
      Ana Hormigo (AJCUA) foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para o estágio de controlo mensal que se realizou em Lisboa nos dias 30 e 31 de Janeiro de 2009, destinado à Selecção Nacional Sénior Masculina e Feminina.

      postado JF(ADJCB)

    Campeonato Zonal de Juniores, Treino Nacional de Esperanças


    • No dia 31 de Janeiro de 2009 realizou-se o Campeonato Zonal de Juniores no palácio dos desportos, em Torres Novas.
      Ricardo Louro, da Associação Judo Clube União Albicastrense
      (AJCUA) foi campeão da zona centro; e Carolina Gonçalves, do mesmo clube, foi vice-campeã.
      Os atletas da AJCUA obtiveram os seguintes resultados: Ricardo Louro 1º lugar nos -90 kg, 3 vitórias pela pontuação máxima (ippon); Carolina Gonçalves 2º lugar nos -57 kg, 1 vitória e 1 derrota; Ricardo Fradique 5º lugar nos -60 kg, 2 vitórias e 2 derrotas.
      Os atletas do Clube Desportivo de Alcains (CDA)obtiveram os seguintes resultados: Daniel Serrasqueiro 5º lugar nos -55 kg, 1 vitória 2 derrotas; Filipe Jesus 7º lugar nos -55 kg, 2 derrotas; José Paulo Duarte, não qualificado, 3 derrotas.

    • No dia 30 e 31 de Janeiro de 2009 realizou-se no centro de alto rendimento e piscinas do Jamor, Lisboa, treino de controlo mensal da Selecção Sénior e Concentração de Esperanças.
      A Federação Portuguesa de Judo convocou Ana Hormigo, atleta da AJCUA, campeã nacional, tendo como objectivo as provas internacionais, nomeadamente o Grand Slam de Paris a realizar no próximo dia 7 e 8 de Fevereiro onde irá participar.
      No dia 31 foi realizado em conjunto com a Selecção Sénior um treino para os atletas esperanças (15 e 16 anos) de todo o país para preparar o campeonato nacional, e no qual participaram os atletas da AJCUA Mariana Milheiro, João Pedro Martins e João Pedro Rafael. Foi também a oportunidade dos atletas esperanças albicastrenses poderem treinar e conhecer outros atletas que participaram nos J.O. 2008 de Pequim, como a Telma Monteiro e o João Pina. Os treinos foram orientados pelos treinadores Nuno Delgado e Michel Almeida.

      postado AL(AJCUA)

    Taça do Mundo de Sófia, Bulgária, 24 e 25 de Janeiro - Telma Monteiro com a medalha de ouro




    Telma Monteiro alcançou este sábado a medalha de ouro na categoria de - 57 kg, na Taça do Mundo búlgara. A atleta do Benfica bateu todas as adversárias por ippon, com excepção do primeiro combate com a ucraniana Nikitina, que venceu por yuko. Depois derrotou consecutivamente a eslovena Dzukic, a britânica Pitman, a grega Boukouvala e, na final, a alemã Waechter. Ana Hormigo, na estreia a combater na categoria de - 52 kg, defrontou a campeã europeia de 2008 em Lisboa - a espanhola Ana Carrascosa -, tendo sido vencida. Não foi repescada.


    Aos 95 anos, morre Helio Gracie - Jiu-Jitsu perde um de seus ícones. (a)

    Professor Helio em seu sítio, em Itaipava / Foto: Gustavo Aragão.

    Aos 95 anos, o grande ícone e um dos maiores responsáveis pelo sucesso do Jiu-Jitsu no Brasil e no mundo faleceu na manhã desta quinta-feira, 29 de janeiro, vítima de falência múltipla dos órgãos, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
    "Fiz da dignidade do esporte uma bandeira. Zelo pelo nome da minha família com carinho, nervos e sangue", disse o Professor, como suas últimas palavras.
    O sepultamento foi realizado às 16h55, pontual como gostava Helio. Estiveram presentes os amigos mais próximos, parentes e os filhos Rorion e Royce Gracie.A última aparição pública de Helio Gracie ocorreu em dezembro do ano passado, durante a cerimônia de passagem de faixas realizada pela Gracie Humaitá no Iate Clube Jardim Guanabara.
    Numa de suas mais famosas entrevistas, o Professor havia declarado: "Já disse aos meus filhos que quando eu morrer quero uma festa. Sem bebida, sem esculhambação".
    (a) Vi hoje a notícia da morte de Hélio Gracie no Arte Suave, por isso vem um pouco fora de horas.