quarta-feira, 27 de junho de 2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ASSOCIAÇÃO DISTRITAL DE JUDO DE CASTELO BRANCO - 28º Taça Cidade de Castelo Branco "Memorial João Romão"


equipa da Academia de Judo de Castelo Branco   

     A 28ª edição da Taça Cidade de Castelo Branco realizou-se dia 23/6/2012 nas instalações da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco, homenageando mais uma vez o “saudoso” João Romão, um dos fundadores da Academia de Judo e participante nas primeiras edições desta competição.
      A prova contou para o ranking nacional de seniores, deslocando a Castelo Branco atletas de todo o País e ilhas, alguns deles pertencentes às selecções nacionais, elevando cada vez mais o nível desta competição.
A Academia de Judo não deixou os seus pergaminhos por mãos alheias, batendo-se perante uma concorrência muito forte, ficando apenas à sua frente (classificação por equipas) a Escola de Judo Nuno Delgado, Lisboa.
A classificação individual relativamente aos judocas do distrito de Castelo Branco corresponderam nos -60kg ao 2º lugar Luis Marques (Albicastrense), 3º João Rafael (AcJCB); nos -66kg 3º Nuno Rosa (AcJCB); -73kg, 3º David Cristóvão (AcJCB), 5º Marco Campanha (ACFundanense); -81 kg 1º Rui Candeias (AcJCB), 3º Micael Gonçalves (AcJCB); -90kg 3º Filipe Nave (AAUBI), +90kg Francisco Matos (AcJCB) foi 2º e João Nunes também da Academia foi 3º; Bruna Borges -63kg que pratica na Academia de Judo e a representar o C.J. Praia da Vitória ficou em 2º lugar.
A classificação por equipas ficou ordenada com o 1º lugar da Esc. Judo Nuno Delgado – Lisboa, 2º Academia de Judo, 3º Universidade Lusófona – Lisboa, 4º CCD Pragal, 5º ADC Manhente – Braga e 6º AE Universidade de Aveiro, que receberam as respectivas taças. Pontuaram ainda por equipas C.J. Praia da Vitória, C.U. Albicastrense, S.C. Beira Mar, Judo Clube de Portugal – Lisboa, AA Universidade da Beira Interior e Judo Clube Coimbra. Estiveram ainda em prova atletas a representar o C.J. Guarda, Jucaminha e Os Patos – Santarém.
O clube anfitrião Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco recebeu da organização da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco o troféu de Clube “com maior representatividade”, conquistando o Troféu de “Melhor Atleta” Rui Candeias e “Melhor Projecção” David Cristóvão, os dois da Academia de Judo. O clube de judo de Caminha recebeu o Troféu de “Maior Deslocação” no continente.


Postado JF(ADJCB)

ESCOLA DE JUDO ANA HORMIGO - Luís Filipe em 2º na Taça Cidade de C.Branco; Em Praga: Ricardo Louro em Taça de Europa; Ana Hormigo em Estágio Internacional


- Ricardo Louro na Taça da Europa de Praga 
- Ana Hormigo no estágio internacional 

Nos dias 23 e 24 de Junho decorreu a Taça da Europa de Seniores em Praga, República Checa. O albicastrense Ricardo Louro competiu com o apoio do seu clube a expensas próprias nesta competição na categoria -100 kg onde participaram 36 atletas de diversos países.
Na primeira ronda ficou isento, mas na 2ª teve pela frente o holandês, Remco van den Brink. O combate foi bastante disputado, no entanto foi o seu adversário que saiu vitorioso a 1 minuto e 30 segundos do final do combate. O holandês ainda venceu na ronda seguinte, mas não foi suficiente para colocar o Ricardo nas repescagens.
A judoca Ana Hormigo também viajou para a República Checa acompanhando não só o colega de clube, mas para participar no estágio internacional que se irá realizar até dia 28 de junho na capital checa. A judoca continua a preparação olímpica com a equipa, enquanto Ricardo Louro regressa para posteriormente integrar os treinos no clube e na seleção nacional no mês de Julho.

- 2º Lugar para Luís Filipe na Taça de Castelo Branco 

O judoca da Escola de judo Ana Hormigo alcançou no passado dia 24 de junho a medalha de prata na Taça Cidade de Castelo Branco, vencendo o adversário da Academia de Castelo Branco e cedendo para o atleta do Pragal.
O judoca júnior da categoria leve (-60 kg) conseguiu pontuar para o ranking nacional de seniores que dá acesso ao Campeonato Nacional deste escalão.
Mariana Milheiro não competiu nesta prova por ser a única judoca inscrita na categoria -70kg.

postado AL(EJAH)


quarta-feira, 20 de junho de 2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

terça-feira, 12 de junho de 2012

" Kyudo or the Way of Archery "

Finalistas I Torneio Super Judoca 2012

  

Finalistas I Torneio Super Judoca 2012


 A Escola de Judo Ana Hormigo  organizou  nos dias 1 e 8 de Junho de 2012 entre as turmas dos 5º e 6º anos uma pequena competição com o nome o I Torneio Super Judoca. Em todas as turmas realizaram-se encontros para apuramento do representante de cada uma na final inter-turmas que se realizou no dia 8 de Junho no pavilhão gimnodesportivo. Na final sagrou-se campeão do 5º ano Jessy Simões, enquanto Lucas Oliveira foi o do 6º ano. 

Postado AL(EJAH)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

GRANDES CAMPEONES - SHOZO FUJII



GRANDES CAMPEONES 
SHOZO FUJII 

Nació en1950 en la ciudad de Higashi Kagawa en la prefectura de Kagawa. Fue un gran competidor en la década de los setenta. Actualmente es profesor en la Facultad de Educación Física de la Universidad de Tenri y shihan del club de judo de dicha institución. 
Fujii fue la medalla de oro en cuatro campeonatos mundiales consecutivos en la categoría de peso medio, siendo considerado uno de los mejores competidores del mundo, sin embargo, nunca participó en los Juegos Olímpicos; en la Olimpiada de Montreal (1976) no fue seleccionado por lesión en el codo, en los Juegos Olímpicos de Moscú de 1980 fue seleccionado con gran esperanza de obtener medalla de oro, pero la ilusión acaba debido al boicot del gobierno japonés en los Juegos Olímpicos en protesta contra la invasión de Afganistán por la URSS. Posteriormente Fujii entrenó al equipo de la Universidad de Kioto Sangyo y se retiró de la competición de forma definitiva sin ser derrotado en ningún combate por judokas extranjeros.

postado no facebook por SHU TAIRA

Ana Hormigo ensina defesa pessoal na ESNA

Ana Hormigo ensina defesa pessoal na ESNA 

No âmbito do Projeto de Educação Sexual, a atleta olímpica Ana Hormigo foi convidada para desenvolver uma atividade de “Defesa Pessoal” nos dias 4 e 5 de Junho direcionada para os alunos do 12º ano da Escola Secundária Nun’Álvares.
Pelo segundo ano consecutivo a atleta olímpica mostrou a sua disponibilidade para ensinar algumas técnicas de autodefesa a aplicar em ações violentas e dar alguns conselhos para evitar situações de confronto.
A judoca frisou ainda a importância de treinar não só os golpes de defesa mas também a mente, de forma a saber reagir com autoconfiança e autocontrolo.
No final da ação o professor responsável pelo projeto, João Paulo Campos, e a Diretora da ESNA, Maria Margarida Baptista, reconheceram e agradeceram o valioso contributo da judoca neste tipo de iniciativas.

postado AL(EJAH)

I Torneio Super Judoca – Escola de Judo Ana Hormigo


I Torneio Super Judoca – Escola de Judo Ana Hormigo 

Durante as comemorações da Semana do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains, a Escola de Judo Ana Hormigo voltou a ser convidada para colaborar nas opções lúdicas e educativas oferecidas aos alunos. 
Ao abrigo do protocolo com este Agrupamento, a equipa técnica da Escola de Judo Ana Hormigo decidiu este ano oferecer não só as habituais demonstrações e aulas práticas lecionadas a várias turmas do 1º e 2º ciclos mas também o I Torneio Super Judoca. 
Entre os dias 1 e 8 de junho de 2012 foi desenvolvida em todas as turmas dos 5º e 6º anos uma pequena competição para aprender e interiorizar algumas regras de arbitragem e a desenvolver uma ligação próxima com a modalidade e respetiva cultura. 
As regras foram adaptadas aos conhecimentos dos jovens praticantes respeitando assim a progressão pedagógica do judo e protegendo a integridade física dos mesmos. 
Em todas as turmas realizaram-se encontros para apurar o campeão que iria representar na final inter-turmas que estava agendada para o dia 8 de junho no pavilhão gimnodesportivo do agrupamento. 
Na final sagrou-se campeão “super judoca” do 5º ano Jessy Simões, enquanto Lucas Oliveira foi o “super judoca” do 6º ano. 
Todos os classificados na grande final foram premiados com a frequência gratuita às aulas de judo em qualquer núcleo da Escola de Judo Ana Hormigo.

postado AL(EJAH)

Ricardo Louro em 7º lugar na Taça do Mundo de Lisboa


Ricardo Louro em 7º lugar na Taça do Mundo de Lisboa 

Ricardo Louro, da Escola de Judo Ana Hormigo, esteve presente na Taça do Mundo de Lisboa, que se realizou no Pavilhão Municipal de Odivelas entre os dias 9 e 10 de Junho, em representação da selecção nacional. 
Único judoca da categoria – 100kg a representar Portugal nesta competição, ficou isento na primeira ronda num grupo de 12 atletas oriundos de 11 países e viria, a seguir, a ceder frente ao ucraniano Dmytro LUCHYN. 
Nas repescagens, frente a Vadims LANDO, da Letónia, perdeu a oportunidade de disputar a medalha de bronze, alcançando, contudo, a 7ª posição. 
Portugal obteve o 4º lugar da classificação geral nesta competição, fruto dos resultados obtidos pela equipa: 3 medalhas de prata, 1 medalha de bronze, 4 classificados em 5º lugar e 2 classificados em 7º lugar.

postado AL(EJAH)

domingo, 10 de junho de 2012

Penteado de samurai e chonin


Peinado de samurái y chonin 

Peinado de clase chonin (comerciantes, pescadores, campesinos, etc.) era diferente de los samuráis. Los primeros tenían más voluminosa la parte de la nuca como observamos en la imagen (derecha/chonin, izquierda/samurái). En la edad feudal,el sistema de castas era muy severo y estaba prohibido que un chonin tuviera el mismo peinado que un samurái.

postado no facebook  por SHU TAIRA

Los samurais practicaban básicamente el sintoísmo, el budismo/zen y el Confucionismo



1. Los samurais practicaban básicamente el sintoísmo, el budismo/zen y el Confucionismo. Para ellos, el sintoísmo significaba respeto a dioses, el budismo respeto a la muerte y el Confucionismo les marcaba la moralidad o la conducta. 

2. El cristianismo llegó a Japón a mediados del siglo XVI con el misionero de la compañía de Jesús San Francisco Javier. Era la época feudal y para su difusión, era necesario contar con el permiso de los daimyos(señores de la guerra) que gobernaban cada feudo. En un principio, el pueblo, tanto los samuráis como la clase campesina lo aceptaban con entusiasmo, pero de pronto, los gobernantes se dieron cuenta de que su doctrina (“todos somos iguales ante Dios”) era incompatible con el sistema de feudalismo establecido. 

El shogun ( jefe de los daimyos) da la orden de prohibir el catolicismo y obliga a los misioneros extranjeros que salgan del país. Ante este acontecimiento, miles de japoneses convertidos al catolicismo luchaban contra los gobernantes. Entre muchos movimientos de resistencia, es famosa la del joven samurai Shiro Amakusa. El cristianismo no muere del todo, en la región sur de Japón, los fieles ocultaban la imagen de la Virgen María detrás de la imagen de Buda y sus descendientes venían ocultando sus verdaderas creencias durante los siglos.

postado no facebook por SHU TAIRA

sábado, 9 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012



Peinado de samurai (2)

Ronin 

"Como podemos observar en este personaje interpretado por el conocido actor Toshiro Mifune, su cabeza no está rapada… Este peinado era propio de los samurais en paro (a)  que les llamaban “ ronin”. Cuando no trabajaban para algún señor de la guerra, no tenían que afeitarse sus cabezas por no tener necesidad de llevar cascos."

(a)  en paro = desempregado

postado no facebook por SHU TAIRA


"Jyôzai-senjô" : Siempre preparado para estar en el campo de batalle


Peinado de samurai (1)

"¿ Por qué los samurais tenían la cabeza afeitada? En cualquier momento, les llegaba la orden de partir al campo de batalla, por ello, tenían que estar siempre preparados con sus cabezas bien afeitadas con el fín de aminorar la acumulación del calor por llevar casco (a) (kabuto), que tenía un pequeño agujero en la parte superior para airearse. Para llevar los cascos, se deshacían de las coletas para dejarse sus cabellos en forma de melena." 

(a) casco = kabuto = capacete (elmo)

postado no facebook por SHU TAIRA

terça-feira, 5 de junho de 2012

 Ricardo Louro na Taça do Mundo de Madrid 


 

O atleta Ricardo Louro, da Escola de Judo Ana Hormigo, esteve presente no dia 2 de Junho de 2012, na Taça do Mundo de Madrid que contou com a participação de cento e trinta e nove atletas de vinte e oito países diferentes. 
Em representação do seu clube na categoria de -100Kg,  único português nesta categoria, viajou acompanhado pelo seu treinador Abel Louro. Esta foi mais uma participação numa prova internacional na sua jovem carreira ao mais alto nível. 
Ricardo combateu com o holandês Berend Roorda que o venceu por Ippon e que viria a alcançar a medalha de bronze. A competição serviu para o judoca alcançar mais experiência a este nível, sabendo de antemão que a exigência do circuito internacional é muito maior e que é importante a participação nestas competições de forma a alcançar maior experiência. Ricardo Louro também está convocado para a Taça do Mundo de Lisboa a realizar nos próximos dias 9 e 10 de Junho.

postado AL(EJAH)

sexta-feira, 1 de junho de 2012