segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ouro para Ana Hormigo na Taça do Mundo de Praga / Zonal de Apuramento de Cadetes





Ouro para Ana Hormigo na Taça do Mundo de Praga


  • Ana Hormigo venceu no passado fim-de-semana, 26 e 27 de Fevereiro, de forma categórica, a Taça do Mundo de Praga, na República Checa. Após o seu regresso aos tatamis, em Setembro de 2010, e à sua categoria -48 kg, em Janeiro do corrente ano, conquistou na capital checa a medalha de ouro, prova de apuramento olímpico Londres 2012.
  • Após dois 9º lugares alcançados nas Taças do Mundo de Sófia, Bulgária; e Oberwart, Áustria, Ana Hormigo atingiu o lugar mais alto do pódio com a vitória de cinco combates numa competição bastante disputada, onde estiveram presentes trinta e dois atletas de todo o mundo. Começou por vencer nas eliminatórias a alemã Julia Pohl por "Wazari", já no ponto de ouro, e a chinesa Shishi Xie pela vantagem mínima, “Yuko”, no tempo regulamentar. Nos quartos de final, e na meia-final, não teve dificuldades em superar a bielorussa Volha Leshchanka por imobilização, e a italiana Valentina Moscatt por luxação ao cotovelo, pontuando em ambos por "Ippon", vantagem máxima. Na final, frente à chinesa Shugen Wu, cabeça de série desta prova, e 9ª no ranking mundial, Ana Hormigo surpreendeu a adversária com um espectacular contra-ataque, demorando pouco mais de um minuto para garantir assim o ouro.
  • A atleta esteve ao longo de toda a competição bastante concentrada e focada no seu objectivo, que era alcançar o 1º lugar nesta exigente competição. Realizou combates de grande qualidade, nunca tendo estado em desvantagem em nenhum deles, conseguindo assim obter o fruto de muito trabalho após longa paragem devido à maternidade. Conquistou assim 100 pontos, que acrescem aos 24 já amealhados nas duas provas anteriores, fazendo-a subir cada vez mais no ranking mundial. Relembre-se que o apuramento olímpico iniciou-se em 2010 e apenas terminará em 2012.

Zonal de Apuramento de Cadetes

  • No mesmo fim-de-semana realizou-se o apuramento para o Campeonato Nacional de Cadetes, 14 e 15 anos, em Castelo Branco.
  • Os quatro atletas da Escola de Judo Ana Hormigo: Luís Diogo, José Vinheiras, Jéssica Carvalho e Mariana Carrega, participaram nesta prova da Zona Centro Sul, que integra os distritos de Castelo Branco, Portalegre e Évora, para apuramento para o Campeonato Nacional de Cadetes.
  • Luís Diogo ficou em 1º e José Vinheiras em 2º, ambos na categoria de -46kg. Jéssica Carvalho garantiu também o apuramento nos -48 kg. Mais difícil foi para Mariana Carrega nos – 57 kg. O campeonato nacional deste escalão irá realizar-se já no próximo dia 13 de Março em Sangalhos.

Postado AL(EJAH)

MEDALHA DE OURO DE ANA HORMIGO NA TAÇA DO MUNDO DE PRAGA/APURAMENTO ZONAL P/ NAC. CADETES/ TREINO ZONAL



  • A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco realizou no dia 26 de Fevereiro a prova de Apuramento Zonal de Cadetes (Masc./Fem. - 15 e 16 anos) destinada aos judocas dos clubes dos Distritos de Castelo Branco, Portalegre e Évora. Neste escalão, esta Zona Centro Sul este ano tem uma quota de dois atletas por categoria de peso neste escalão, pelo que, sendo ultrapassada, têm os judocas de competir pelos dois primeiros lugares na categoria e assim acederem directamente ao Campeonato Nacional de Cadetes.
  • Todos os atletas do Distrito classificaram-se e mostraram muito empenhamento e espírito competitivo.
  • Os primeiros classificados conquistaram assim o título da Zona Centro Sul, nomeadamente Jéssica Carvalho -44Kg, Alexandra Lucas -48Kg, Cristiana Mota -52Kg , Inês Fernandes -57 kg, Nicole Castanheira -63Kg, Luis Diogo -42Kg, Henrique Almeida -46kg, João Domingues -50kg, Pedro Pereira -55kg, Miguel Gonçalves -73kg, Joaquim Figueira +81Kg; também foram apurados Maria Monteiro -48kg, Lorena Cutelo -57 kg, José Vinheiras - 42kg, Pedro Pereira -50kg, Ruben Bispo -60kg, Dário Baltazar -66kg, Guilherme Batista -73kg. Participou igualmente na categoria de -57kg Mariana Carrega.
  • Aproveitando a deslocação dos judocas dos distritos de Évora e Portalegre realizou-se depois da prova zonal um treino que envolveu Cadetes, Juniores e Seniores, e foi orientado por Jorge Fernandes, com a colaboração dos treinadores presentes.
  • A internacional Ana Hormigo conquistou a 26/02/2011 a medalha de ouro na Taça do Mundo de Judo de Praga ( Rep. Checa) na categoria -48Kg ao vencer na final a chinesa Shugen Wu. A judoca Portuguesa afastou a italiana nas meias finais, fase da prova que atingiu depois de ultrapassar nos três primeiros combates a alemã, uma outra chinesa, e a bielorrussa.
postado JF(ADJCB)

ACADEMIA NO SKI E SNOWBOARD





A Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco promoveu nos dias 26 e 27 de Fevereiro um convívio para os praticantes das modalidades com o objectivo de facultar o primeiro
contacto com os desportos de inverno.

O “ quartel general” de duas dezenas de amantes destes desportos de inverno foi a estância de esqui “ La Covatilla”, com cerca de 30Km de pistas, e o Centro de Aperfeiçoamento Técnico – Desportivo e Albergue de Llano Alto em Béjar, na Serra de Béjar, a 60km de Salamanca, com um grande manto branco de neve e o brilho do sol.

postado JF(AJCB)


___________________________________________________________________________________

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Taça do Mundo - Ana Hormigo conquista ouro (-48 kg) em Praga


"Judo: Taça do Mundo - Ana Hormigo conquista ouro (-48 kg) em Praga

A judoca portuguesa afastou a italiana Valentina Moscatt, também por ippon, nas meias finais, fase da prova que atingiu depois de ultrapassar nos três primeiros combates a alemã Julia Pohl, a chinesa Shishi Xie e a bielorussa Volha Leshchanka.

Na mesma categoria, participou a portuguesa Leandra Freitas, eliminada pela irlandesa Lisa Kearney no segundo combate do dia, depois de ter vencido o primeiro confronto, frente à mexicana Carrillo Edna.

Em –52 kg, Joana Ramos também não foi além de dois combates, já que, depois de afastar a norte-americana Natalie Lafon, perdeu face à cazaque Lenariya Mingazova.

Domingo, está prevista a entrada em ação de Yahima Ramirez, na categoria de -78 quilos."

Diario Digital Castelo Branco/Lusa | 2011-02-26 17:42:00

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O CÓDICO DO SAMURAI , DAIDOJI YUZAN (1639 - 1730)




ASSUNTOS LITERÁRIOS E ESTÉTICOS

"Embora o bushido, ou caminho do guerreiro, implique sobretudo e de forma natural as qualidades de robustez e força, ter exclusivamente desenvolvido este aspecto significa apenas que se é um samurai tosco e sem grande valor. Por conseguinte, um samurai deve ser culto e, se dispõe de tempo, tem de se dedicar até certo ponto a fazer versos ou à cerimónia do chá. Porque, se não estudar, não será capaz de entender as razões das coisas do presente e do passado. E, por muito sensato e sagaz que seja nos assuntos mundanos, ver-se-á por vezes limitado pela sua falta de instrução. Mas se tem uma compreensão geral dos assuntos do seu próprio país e dos países estrangeiros, considerando cuidadosamente os três princípios do tempo, do lugar e da categoria, e segue o melhor curso das coisas, não é provável que cometa erros nos seus cálculos. É por esta razão que penso que um samurai deve ser estudioso."

DAIDOJI YUZAN (1639 - 1730), O CÓDIGO DO SAMURAI

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bruno Torres, Cracie Jiu Jiutsu Covilhã, medalha de bronze no Campeoanto Nacional de Veteranos.


Bruno Torres no pódio,
medalha de bronze



Equipa de veteranos,
Bruno Torres, José Melo, e Abel Louro também medalha de bronze


No Nacional de Veteranos de Judo desta semana estiverem presentes vários atletas do Distrito. Da Covilhã participaram Bruno Torres do "Gracie Jiu Jiutsu da Covilhã", na categoria de -66 kg, escalão M2, obtendo a medalha de bronze com muito mérito; e também José Melo, na categoria de - 90 kg, no escalão M6, pelo Vitória de Santo António.

Postado JM(ADJCB)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Associação Distrital de Judo de Castelo Branco -CAMPEONATO NACIONAL JUNIORES/VETERANOS COM VÁRIAS MEDALHAS PARA O DISTRITO



  • Nacional de Juniores - O Judo no feminino manteve a tradição, destacando-se com os resultados conquistados no nacional de juniores, que ocorreu em Lisboa no dia 20/02/2011. O Pavilhão Um do Estádio Universitário foi o palco da competição, vindo para o Distrito duas medalhas conquistadas por Carolina Gonçalves, 1ª nos -63 Kg, e Mariana Milheiro, 2ª nos -70Kg. No masculino os nossos judocas não passaram da primeira ronda, participando nos -60 Kg Luis Marques, -66 kg Pedro Faustino, e -81 kg José Duarte.
  • Nacional de Veteranos - No dia anterior, sábado, 19, também no mesmo local, ocorreu o Campeonato Nacional de Veteranos ( + de 30 anos), onde vários treinadores do Distrito deram o exemplo, demonstrando que ainda aí estão para as “ curvas”. Bruno Torres, na categoria M1/M2, - 66 Kg, foi 3º (A.A.UBI.), Abel Louro M1/M2 – 90Kg, foi 3º, (C.U.A.), José Melo M5/M6, – 90( Vt. St.º António da Covilhã), faltou a vitória de um combate para estar no pódio, e Fernando Lopes, M4 nos -66 kg ( Academia Judo C.Branco) acabou por ficar arredado do campeonato devido a uma pequena lesão.
postado JF(ADJCB)

Escola de Judo Ana Hormigo - 1º e 2º no nacional de juniores, 3º no nacional de veteranos


Carolina Gonçalves,
campeã nacional de juniores 2011




Mariana Milheiro,
vice campeã nacional de juniores 2011




Abel Louro,
medalha de bronze de veteranos 2011




Carolina Gonçalves, Campeã Nacional; Mariana Milheiro, Vice-Campeã; Abel Louro, medalha de bronze.

  • Os Campeonatos Nacionais de Veteranos e Juniores decorreram no Estádio Universitário, em Lisboa, nos dias 19 e 20 de Fevereiro, respectivamente.
  • Numa competição bastante disputada Carolina Gonçalves sagrou-se campeã nacional na categoria -63kg, e Mariana Milheiro vice-campeã nacional na categoria -70 kg.
  • Participaram também Luís Filipe Marques em -60 kg e José Paulo Duarte em -81 kg. Luís Marques apenas capitulou no ponto de ouro (tempo extra para desempate). José Duarte, apesar de disputar bem o seu combate não foi em frente: é de salientar que esta foi a sua primeira participação numa prova nacional.
  • No dia anterior, Abel Louro entrou no Campeonato Nacional de Veteranos na categoria -90 kg, M1 e M2, judocas dos 30 aos 40 anos, conquistando o terceiro lugar, numa competição onde o espírito de camaradagem predominou.

Postado AL(EJAH)
Lista com marcas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ana Hormigo em 9º lugar na Áustria

Ana Hormigo e Abel Louro,
seu treinador

  • A competir desde o início do ano na categoria de -48 kg, e para obter o apuramento olímpico para 2012, a internacional Ana Hormigo esteve no passado fim-de-semana, 12 e 13 de Fevereiro, em Oberwart, na Taça do Mundo da Áustria.
  • A judoca venceu o seu primeiro combate à turca Esma Dedemiro. Na segunda ronda, frente à japonesa Kaori Kondo, 16ª do ranking mundial e cabeça de série nesta competição, o combate foi renhido. Ana mostrou um alto nível competitivo durante 8 minutos de combate ( 5 + 3 de prolongamento - Golden Share). No fim, o combate ficou empatado, tendo de ser decidido pela arbitragem, que acabou por dar a vitória à nipónica, decisão polémica, já que a japonesa cometeu falsos ataques que não foram contabilizados.
  • Kondo viria a vencer esta categoria de peso onde participaram 32 atletas. Ana Hormigo conquistou assim um 9º lugar, e sobe gradualmente no ranking mundial (passou do 107º para a 85ª posição).

postado AL(EJAH)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Judo Atemi

Estágio Técnico Associativo, 11 e 12/2/2011, orientado pos António Moraes, 6º Dan

António Morais demonstrando
técnica do Nage-No-Kata


A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco realizou nos dias 11 e 12/02/2011, no Dojo da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco, um Estágio Técnico destinado a judocas dos Clubes do Distrito.

Nesta importante acção de formação foi estudado o Nage-No-Kata, formas de projecção, cumprindo assim o programa exigido para os exames de graduação para cinto negro ,1º e 2º Dan.

António Moraes, Jorge Fernandes, José Melo, Nuno Mateus e Nuno Rosa foram os treinadores intervenientes, estando representados a Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco, Bombeiros V. Idanha-a-Nova, Externato Cap. Santiago de Carvalho de Alpedrinha, Sport Tortosendo e Benfica e Vitória Sto António da Covilhã, perfazendo 35 judocas, a partir de cadetes e com graduação mínima de 2ºKyu (cinto azul).

Esta acção faz parte do projecto de formação da nossa Associação, cujos destinatários têm demonstrado grande dedicação, reflectindo-se na sua formação técnica.

postado JF(ADJCB)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Torneio Convívio Judo Marvão - 27 de Março


O clube de judo do Marvão vai levar a efeito no dia 27 de Março de 2011 um evento desportivo e de convívio - II Torneio do Marvão - aberto às crianças judocas da zona com o apoio da Câmara Municipal do Marvão.

postado VS(JM)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Escola de Judo Ana Hormigo no Zonal de Juniores em Castelo Branco - Ana Hormigo em Sófia - Treino Mensal




1 - Escola de Judo Ana Hormigo no Zonal de Juniores em Castelo Branco

Realizou-se no passado dia 29 de Janeiro em Castelo Branco o Zonal de Juniores da nova Zona Centro Sul, composta pelos clubes das Associações Distritais de Castelo Branco, Portalegre e Évora.
A Escola de Judo Ana Hormigo conseguiu 4 Campeões esta nova zona criada por alterações ao regulamento de provas da Federação Portuguesa de Judo, que foi reestruturado e implementado no final do ano transacto.
Apesar desta nova zona apresentar diferente nível competitivo relativamente à zona anteriormente disputada (Zona Centro), os atletas da Escola de Judo Ana Hormigo deram o seu melhor, conseguindo lugares cimeiros do pódio.
Carolina Gonçalves sagrou-se campeã na categoria -63 Kg; Mariana Milheiro venceu o único combate da sua categoria de -70 kg; Luís Filipe Marques conseguiu também vencer o seu adversário na categoria -60 kg; e José Duarte na categoria de -81kg ganhou ao atleta de Portalegre.
É de referir que o projecto da Escola de Judo Ana Hormigo tem feito um trabalho importante na formação dos seus judocas, proporcionando-lhes treinos alargados, estágios e participação em várias provas. “para se ganhar experiência competitiva e obter resultados desportivos é necessário que os atletas participem em diversas competições e realizem o máximo de combates possíveis. O objectivo é garantir que os atletas estejam ao nível dos restantes do país."

2 - Ana Hormigo em Sófia (Bulgária)

Ana Hormigo esteve a representar a selecção nacional na Taça do Mundo de Sófia organizada pela União Europeia de Judo no dia 29 e 30 de Janeiro de 2011. Esta foi a sua primeira prova do circuito mundial, no retorno à categoria de peso -48 Kg.
Ana Hormigo derrotou no primeiro combate Mariia Novikova, da Ucrânia; passou para os oitavos-de-final, onde lutou com Gayane Arutiunyan da Arménia, e acabou por perder.
Ana já está a preparar a sua próxima competição do circuito a decorrer já no próximo dia 12 de Fevereiro, na cidade de Oberwart, na Áustria.

3 - Treino Mensal de Fevereiro

Realizou-se no passado dia 5 de Fevereiro o treino mensal da Escola de Judo Ana Hormigo, que decorreu da parte da manhã no Agrupamento José Sanches de Alcains. Os judocas mais jovens (dos 6 aos 10 anos) puseram em prática as suas técnicas preferidas de judo e conviveram com colegas de outros clubes.
Os judocas a partir dos 11 anos treinaram de forma a complementar os treinos semanais visando a preparação para as competições que se avizinham.
No final foi oferecido um pequeno lanche a todos os participantes.

postado AL(EJAH)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011