sábado, 27 de fevereiro de 2010

Escola de Judo Do Vitória de Santo António

Na primeira fila de cima: João Salvado, Diogo Neves, Vasco Neves, Romeu Curto, Lorena Cutelo, Henrique Almeida, Francisco Morais e Guilherme Baptista. Na fila do meio: Maria Pinto Neves, Carlos Pereira, André Rosa, Gonçalo Almeida. Sentados: João Torrão, Maria João Neves, David Nunes, Vasco Eusébio, José Melo, Gonçalo Francisco e Rodrigo Baptista.


O Vitória de Santo António tem estado a desenvolver o Judo na Covilhã. A modalidade está integrada no calendário associativo, mas luta com dificuldades, decorrentes da natureza das circunstâncias em que está inserida. Falta vestiários, balneários, algum material de musculação que ajude a melhorar a condição física, etc... e uma maior divulgação das suas actividades. Tirou-se esta fotografia dos elementos da escola de judo, mas faltam cinco elementos, que não puderam lá estar por diversos motivos: o Tiago Pereira, o Simão Pereira, o Vasco Fazendeiro, o Bruno Oliveira e o Miguel Garcia.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Campeonato Nacional de Juniores




Realizou-se no dia 21 de Fevereiro de 2010 no pavilhão 1 do Estádio Universitário de Lisboa, o Campeonato Nacional de Juniores.

Perante os resultados bastante positivos já alcançados esta época, e a colocar no pódio nacional vários atletas do Distrito, desta vez os resultados não foram os melhores.

Participaram neste Campeonato Carolina Gonçalves –57 Kg, Filipa Bento –70, Mariana Milheiro -70 e Luís Marques –60, da Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA).


postado JF(ADJCB)

AJCUA no campeonato nacional de juniores. Treino mensal. Desporto nas mini-férias de Carnaval


Maré de azar com muitas lesões no Campeonato Nacional de Juniores

No passado Domingo dia 21 realizou-se em Lisboa, no pavilhão n.º1 do Estádio Universitário, o Campeonato Nacional de Judo do escalão juniores (sub 19). A AJCUA esteve presente com 4 atletas num dia negro e de azar, com muitas lesões e desistências para os atletas da AJCUA que não conseguiram alcançar os objectivos delineados e ambicionados.

As judocas da Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA), Carolina Gonçalves, na categoria -57kg, Filipa Bento e Mariana Milheiro ambas na categoria -70kg e o judoca Luís Filipe Marques, foram os únicos representantes do distrito de Castelo Branco a participar neste campeonato.Apesar de serem fortes candidatos às medalhas, os jovens judocas acabaram por ter uma prestação aquém das expectativas.

A judoca Carolina Gonçalves, 3ª classificada em 2009 nos juniores e nos seniores, tinha a ambição de superar o resultado do ano anterior, mas uma lesão no ombro, logo no primeiro combate frente a atleta do Sporting Clube de Portugal (SCP), fê-la desistir da competição.Mariana Milheiro, vice-campeã nacional de esperanças não conseguiu superar as suas três adversárias do grupo. No primeiro combate esteve sempre a vencer a actual campeã nacional de esperanças, mas saiu vencida a poucos segundos do fim por uma pequena desconcentração. No segundo combate perdeu frente à atleta Lina Antunes do SCP que viria a sagrar-se campeã nacional e no terceiro combate perdeu frente à campeã nacional do ano anterior.Filipa Bento, também medalha de bronze nos seniores, apesar de ter disputado muito bem os seus combates, não conseguiu vencer as suas duas adversárias do grupo, saindo lesionada de um joelho no último encontro.O judoca Luís Filipe Marques da AJCUA ressentiu-se da lesão no ombro durante o aquecimento, esta lesão já vinha a afectar o atleta desde o zonal de apuramento, não participando assim neste campeonato.

O treinador Abel Louro reconhece todo o esforço e dedicação dos seus atletas que abandonaram com tristeza a prova e sem a recompensa merecida. “Acredito no potencial destes atletas que treinam todos os dias e abdicam de muita coisa. Agora é tempo de descansar e de recuperar para voltar ao trabalho com o objectivo de vencer as próximas competições”.

Estágio de Carnaval AJCUA 2010

Entre os dias 15 e 17 de Fevereiro a AJCUA realizou o seu estágio de Carnaval previsto no seu calendário para atletas a partir dos 10 anos. Participaram cerca de 30 atletas da AJCUA e do Judo Clube Alcainense, os atletas iniciavam os seus dias às 8:30 da manhã e só terminavam os mesmos às 20:30 horas, momento em que se deslocavam a suas casas para o descanso merecido.Os judocas treinaram duas vezes por dia nas instalações da AJCUA na Avenida da Carapalha com treinos bidiários de judo com 2 horas de duração, onde tiveram oportunidade de aprender novas técnicas de competição e aperfeiçoar o seu judo. Esteve presente também o treino de preparação física todos os dias de manhã para aperfeiçoar o desempenho de cada atleta. No final do estágio a piscina, a sauna e o banho turco serviram para um período de descontracção e convívio. Houve ainda tempo para visitar locais de lazer e divertimento da nossa cidade, onde os jovens puderam passar algum do seu tempo livre e descanso entre os treinos.No final todos os participantes estavam satisfeitos pela boa organização do estágio e os momentos vividos no mesmo, a organização e os treinadores Abel Louro e Ricardo Louro ficaram também bastante satisfeitos pela dedicação e empenho dos jovens atletas participantes.

Treino Mensal de Judo

No dia 20 de Fevereiro de 2010 realizou-se mais um estágio mensal para os judoquinhas dos 6 aos 10 anos na sala de judo da AJCUA.Estiveram presentes 25 atletas, representando os clubes AJCUA, Judo Clube Alcainense e Jardim Escola João de Deus de Castelo Branco.Este treino com a duração dacte 2 horas, teve como objectivo principal o aperfeiçoamento e aprendizagem de novas técnicas de judo no chão “Ne-Waza” e as formas de saída das mesmas, o treino foi orientado pelos treinadores Abel Louro e Ricardo Louro, que ficaram satisfeitos pela participação desta crianças e jovens que vem e vivem o judo com grande paixão e dedicação.

postado AL(AJCUA)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

judocas com boas notas em Coimbra


O treinador José Melo, com Lorena Cutelo e Henrique Almeida, judocas do VSA

O Pavilhão Multidesportos de Coimbra foi palco nos dias 13 e 14 de Fevereiro de duas grandes manifestações desportivas, nomeadamente o Campeonato Nacional de Esperanças e o Torneio Nacional Federação Portuguesa de Judo para séniores.
Entre várias centenas de atletas, o Distrito de Castelo Branco apresentou-se com duas dezenas de competidores em representação da Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB), Clube União Albicastrense (CUA), Clube Alcainense (CA) e Vitória de Sto António da Covilhã (VSAC).
Na generalidade, os resultados foram aceitáveis, atingindo os mais experientes o “Top 5” e os menos experientes a vitória em alguns combates, facto que em alguns casos passou pelo atingir dos objectivos.
No Nacional de Esperanças e no feminino, Mariana Milheiro –70 Kg (CUA) não consegui revalidar o titulo nacional ficando apenas atrás da sua adversária pertencente à Assoc. de Setúbal.
Alexandra Lucas –48 (AJCB) ficou na 5ª posição e
Lorena Cutelo –57 (VSAC) foi 7ª. Maria Duarte -63 (CA) a menos experiente das referidas atletas não passou da primeira ronda.
No masculino, o registo também de grande competitividade, sendo Henrique Almeida -46 Kg (VSAC) 5º classificado; José Águas -55 (AJCB), Luís Marques –60 (CUA) e Renato Balaia –66 (CA) apesar de estarem também muito empenhados, não conseguiram atingir a “nota excelente”.

O Torneio Nacional Federação Portuguesa de Judo para o escalão sénior,

levou ao pódio dois albicastrenses, nomeadamente Rui Candeias –81 Kg (AJCB) e Carolina Gonçalves –57 Kg (CUA) que se classificaram em 3º lugar, entre os 24 e os 6 atletas das correspondentes categorias de peso.
Nuno Rosa –60 e João Nunes +90 Kg foram 7º ambos da Academia de Judo de Castelo Branco, participando também e sem atingir classificação Filipe Carvalho – 60 (AJCB), David Cristóvão –66 (AJCB), Micael Gonçalves e Guilherme Siqueira –73 (AJCB), Ricardo Louro e Filipe Marques –90 (CUA), Tiago Fareleiro –90 (CA) e Filipa Bento –70 (CUA).
A nota final foi positiva, conseguindo um grande número de judocas pontuação para o ranking de séniores, integrando para já o lote dos melhores atletas nacionais.

postado JF (ADJCB)

bons resultados da AJCUA nos campeonatos nacionais do passado fim de semana




Mariana Milheiro vice-campeã nacional de Judo

O Campeonato Nacional de Judo do escalão esperanças (14 e 15 anos) decorreu no passado dia 13 de Fevereiro no pavilhão Multidesportos de Coimbra.

A judoca Mariana Milheiro da Associação Judo Clube União Albicastrense sagrou-se vice-campeã nacional na categoria -70 kg. A atleta, campeã nacional nos dois anos consecutivos anteriores, venceu 2 combates no grupo, incluindo a atleta Andreia Zeferino que veio mais tarde a conquistar o ouro. Na meia-final venceu pela pontuação máxima a atleta do Pragal e na final acabou por ceder à sua adversária da Sociedade Filarmónica União Agrícola, arrecadando desta vez a medalha de prata. Apesar da atleta ter como objectivo mais um título nacional, esta medalha de prata continua a mostrar a sua qualidade, trazendo para o distrito de Castelo Branco a única medalha neste escalão.

Participaram ainda Luís Filipe Marques da AJCUA na categoria -60 kg e Renato Balaia da Associação Judo Clube Alcainense (AJCA) na categoria -66 kg. Estes dois judocas realizaram um combate bastante disputado mas não conseguiram vencer para continuar na competição.

A judoca Maria Maura Duarte da AJCA acabou por não participar na competição na categoria -63 kg devido a uma lesão contraída na mão durante o aquecimento da prova, impossibilitando-a de competir.

Medalha de bronze para Carolina Gonçalves

No domingo dia 14 de Fevereiro decorreu no mesmo local em Coimbra o Torneio Federação Portuguesa de Judo. Esta prova contou com a presença de 163 judocas portugueses e espanhóis.

Nesta competição de seniores a júnior Carolina Gonçalves conquistou a medalha de bronze na categoria -57kg. A jovem atleta venceu no seu grupo a atleta do Sabugal e perdeu com um atleta espanhola pela pontuação mínima. Na meia-final foi afastada pela actual campeã nacional de seniores, Joana Cesário, subindo assim ao pódio na terceira posição.

Do mesmo clube também participou a júnior Filipa Bento da AJCUA que competiu na categoria -70kg. A judoca apesar de não conseguir vencer as suas adversárias, realizou sempre bons.

Esta prova serviu de preparação a estas duas judocas que estão a preparar o Campeonato Nacional do seu escalão juniores (sub19) a realizar já no próximo fim-de-semana em Lisboa.

Da AJCUA estiveram também em prova Ricardo Louro e Filipe Marques ambos na categoria -90kg. Ricardo esteve sempre a vencer no primeiro combate, mas acabou por ceder a poucos segundos do final. Filipe competiu pela primeira vez numa prova nacional não tendo conseguido passar o seu combate.

Da Associação Judo Clube Alcainense participou Tiago Fareleiro também na categoria -90 kg, não conseguindo ultrapassar o seu adversário do Sport Algés e Dafundo mais experiente.

postado AL(AJCUA)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Actividades - Associação Distrital de Judo de Castelo Branco




Judocas Juniores em Coimbra; Juvenis em Lisboa



1)

O Campeonato Zonal de Juniores realizou-se em Ceira / Coimbra no dia 6 de Fevereiro, envolvendo judocas da Zona Centro. Esta prova, ao contrário dosEsperanças que tem apuramento directo para o Nacional, contou para o ranking cujos pontos obtidos entre várias provas determinará a participação dos atletas no Campeonato Nacional. Do Distrito de Castelo Branco participaram judocas da Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB), Clube União Albicastrense (CUA) e Clube Alcainense (CA), tendo a sua maioria pontuado e atingido todos lugares do pódio, nomeadamente Guilherme Siqueira e Micael Gonçalves (AJCB); Carolina Gonçalves, Filipa Bento, Mariana Milheiro e Luís Marques (CUA). Não obtendo pontuação face a um sorteio complicado e a alguma falta de experiência neste escalão, os judocas José Águas, Pedro Faustino (AJCB); José Duarte e Tiago Fareleiro (CA) participaram também com grande entusiasmo.


2)


Em Lisboa, no dia 7 integrando a Feira Sport Show 2010 que se realizou na
FIL, a Associação Distrital de Judo de Lisboa organizou o Torneio Open de Juvenis. Estiveram neste Torneio a um bom nível os judocas Beatriz Milheiro, Jéssica Carvalho, Luís Diogo e José Vinheiras (CUA); Vítor Geirinhas, Fábio Salavessa, Tiago Manteigas e Ália Duarte (CA). O apelo à participação de judocas jovens foi atingido pela organização, sendo a grande maioria pertencente à grande Lisboa.

postado JF(ADJCB)

Clubes do Distrito com resultados excelentes.




Carolina Gonçalves e Mariana Milheiro

Campeãs Zonais de Juniores

Carolina Gonçalves e Mariana Milheiro da Associação Judo Clube União Albicastrense, sagraram-se no passado dia 6 de Fevereiro, campeãs zonais de juniores da zona centro, em Ceira.

Carolina Gonçalves venceu, na categoria -57kg, os 4 combates sem dar qualquer hipótese às adversárias. Também Mariana Milheiro tornou a mostrar a sua qualidade vencendo a categoria de -70kg, desta vez no escalão superior ao seu, sendo esta atleta ainda do escalão de esperanças.

Ainda no -70kg participou Filipa Bento da AJCUA, conquistando a medalha de bronze. Esta atleta mostrou o excelente trabalho que está a ser desenvolvido no clube e conquistou assim mais uma medalha para a AJCUA.

No sector masculino da AJCUA, esteve em grande destaque Luís Filipe Marques ainda do escalão de esperanças. Este atleta da categoria -60 kg apenas cedeu na meia-final, tendo vencido anteriormente 2 combates pela pontuação máxima. No combate de atribuição dos 3ºs lugares, Luís Marques não compareceu por motivo de lesão e por opção dos seus treinadores dado que no dia 13 de Fevereiro irá disputar o Campeonato Nacional de Esperanças o seu grande objectivo da época. No entanto o atleta garantiu a qualificação para o Campeonato Nacional de Juniores a realizar já no dia 20 de Fevereiro.

Do Judo Clube União Alcainense participaram José Paulo Duarte e Tiago Fareleiro, ambos na categoria -81kg. Apesar de acusarem alguma falta de experiência competitiva, ambos realizaram combates bastante disputados. José Duarte conseguiu ganhar um combate no seu grupo que provavelmente lhe dará acesso ao Campeonato Nacional de Juniores.

Muitas Medalhas Open de Juvenis em Lisboa

Continuando a aposta à iniciação e formação dos jovens judocas, a Associação Judo Clube União Albicastrense e Associação Judo Clube Alcainense, participaram no domingo no Open de Juvenis de Lisboa com 8 jovens atletas dos 13 aos 14 anos de idade.

Esta prova esteve inserida no programa do Sport Show realizado no pavilhão da FIL na capital.

Participaram nesta prova os atletas Jéssica Carvalho, Beatriz Milheiro, Luís Diogo e José Vinheiras da AJCUA. Do AJCA participaram os atletas, Ália Duarte, Vítor Geirinhas, Fábio Salavessa e Tiago Manteigas.

Naquele que é o torneio do escalão de juvenis mais forte do nosso país, os jovens atletas Albicastrenses e Alcainenses, conseguiram realizar bons combates nas suas categorias de peso e resultados de relevo para os seus respectivos clubes.

Da AJCUA, Jéssica Carvalho nos -36 KG, venceu os seus combates do seu grupo e alcançou o 1º lugar; Beatriz Milheiro, venceu os seus dois combates no seu grupo, na meia-final continuou imparável só sendo derrotada na final ficando num excelente 2º lugar; José Vinheiras e Luís Diogo participaram na categoria de -34 kg, tendo José Vinheiras ganhou um combate e assegurado o 2º lugar. O Luís não conseguiu vencer nenhum combate e assim não consegui qualquer qualificação.

DA AJCA, Vítor Geirinhas na categoria -36 Kg arrebatou o 1º lugar com 5 vitórias, 3 no seu grupo, um na meia-final e na final esteve imparável vencendo pela pontuação máxima “Ippon”.

Ália Duarte nos -52 Kg venceu um combate no seu grupo de quatro atletas e conseguiu um brilhante 3º lugar do pódio.

Na categoria de -46 Kg, Tiago Manteigas venceu dois excelentes combates atingindo as meias-finais onde foi vencido. Na luta pelos 3ºs lugares, mais uma vez não conseguiu ultrapassar as muitas dificuldades que apresentou no final da prova e perdeu, somente tendo conseguido alcançar o respectivo 5º lugar.

Fábio Salavessa disputou bastante bem os dois combates que realizou, mas infelizmente só consegui alcançar o 7º lugar nesta prova.

Assim a AJCUA e a AJCA demonstraram estar na linha da frente na promoção, divulgação da prática do Judo no distrito de Castelo Branco, tendo sempre representação e resultados em todas as provas do calendário nacional.

AJCUA na Assembleia-geral da FPJ

Realizou-se no dia 7 de Fevereiro de 2010 em Lisboa, no auditório do complexo desportivo das Piscinas do Jamor, a Assembleia-geral da FPJ para apresentação, discussão e votação do orçamento para o ano 2010.

A representar a AJCUA esteve presente o presidente da direcção Abel Louro. Esta representação deveu-se ao facto dos excelentes resultados obtidos no ano de 2009, ultrapassando assim outros clubes no distrito como o melhor de todos os clubes que promovem e divulgam esta actividade.

O orçamento para 2010 da FPJ foi aprovado por maioria após discussão e esclarecimento do mesmo. O representante da AJCUA interveio e não deixou de declarar o seu apoio aos atletas de alta competição, que ao longo dos anos tem vindo a ser prejudicados com verbas inicialmente previstas e posteriormente direccionadas para outras actividades e prioridades da FPJ, como as associações distritais de judo. Outros dos apoios formalizados pela AJCUA foi para com os funcionários administrativos da FPJ no respectivo aumento salarial, o qual esteve contemplado no orçamento anterior e não ter sido respeitado no decorrer de 2009.

postado AL(AJCUA)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Carolina Gonçalves e Filipa Bento convocadas para a Selecção Nacional


Carolina em baixo à esquerda, e Filipa à sua direita


As duas judocas juniores da Associação Judo Clube União Albicastrense, Carolina Gonçalves e Filipa Bento, após o brilhante resultado no Campeonato Nacional de Seniores em Novembro, onde obtiveram a medalha de bronze, integraram-se nos treinos da Selecção de Judo de Seniores nos passados dias 29, 30 e 31 de Janeiro.

As judocas albicastrenses tiveram a oportunidade de treinar com os melhores atletas a nível nacional, realizando treinos bidiários direccionados para a competição. Também assistiram a uma palestra dirigida pelo árbitro internacional Eduardo Garcia, onde as novas regras de arbitragem foram explicadas e esclarecidas.

Os treinos decorreram no Estádio do Jamor, em Lisboa, e foram orientados pelos treinadores Rui Rosa e Michel Almeida. Após vários meses sem treinador nacional feminino, a Federação Portuguesa de Judo conta novamente com Rui Rosa, que orientou a equipa feminina na época passada, e acompanhou a judoca albicastrense Ana Hormigo e Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

postado AL (AJCUA)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

clubes - LORENA CUTELO do VSAC ficou em 1º lugar no Apuramento Zonal de Esperanças


Lorena Cutelo, de pé, segunda a contar da esquerda, juntamente com os seus amigos do VSAC e da AJCB.

LORENA CUTELO CAMPEÃ REGIONAL

O Vitória de Santo António, da Covilhã, esteve presente no Zonal de Apuramento de Esperanças. Todos os seus judocas classificaram-se para o campeonato nacional que se vai realizar no dia 13 de Fevereiro, no Pavilhão Desportivo, junto ao shoping Dolce Vita, em Coimbra. Lorena Cutelo venceu todos os combates, ficando em 1º lugar. O Henrique ficou em 3º, o Francisco em 4º, e o Bruno em 6º.




Postado JM(VSAC)

Clubes - MARIANA MILHEIRO da AJECUA alcançou 1º lugar no Zonal de Esperanças



Mariana Milheiro Campeã Zonal de Esperanças

Decorreu no passado sábado dia 30 de Janeiro de 2010, o Campeonato Zonal de Esperanças 2010 realizado no Pavilhão Desportivo da Casa do Povo de Ceira, organizado pela Associação Distrital de Judo de Coimbra.

Pelo terceiro ano consecutivo a atleta Mariana Milheiro sagrou-se campeã zonal.

A atleta da AJCUA esteve irrepreensível ao vencer todos os seus combates da sua categoria -70 Kg, não dando qualquer hipótese à restante concorrência.

Mariana Milheiro, demonstrou desta forma que está totalmente preparada para atacar o título de campeã nacional, prova que irá ter lugar em Coimbra no próximo dia 13 de Fevereiro.

Da AJCUA participou ainda Luís Filipe Marques que se classificou num honroso 5º lugar. O atleta albicastrense entrou muito bem em prova ao vencer os dois primeiros combates das eliminatórias pela pontuação máxima “Ippon”, na meia-final perdeu com o atleta da Académica de Coimbra que o afastou da final, na discussão dos terceiros lugares, o atleta da AJCUA foi mais uma vez infeliz ao não conseguir derrotar o atleta do ACM – Torres Novas, ficando assim fora dos lugares do pódio.

Entretanto neste campeonato zonal de esperanças, também participou mais um clube orientado pela atleta olímpica Ana Hormigo e seu treinador Abel Louro, o Judo Clube Alcainense. Este jovem clube fez-se representar pela atleta Maria Maura Duarte e Renato Balaia, ambos esperanças de primeiro ano.

Maria Maura participou na categoria de -63 Kg, realizando dois bons combates. Apesar de sair derrotada neste segundo por castigo máximo Hansokumake em virtude das novas regras aplicadas, ainda conseguiu classificar-se em terceiro lugar. Este resultado é um grande incentivo e uma motivação de forma a dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver, pela sua dedicação e empenho.

Renato Balaia esteve também bastante bem na categoria de -66 Kg, conseguindo vencer o primeiro combate das eliminatórias. O atleta alcainense viria a perder na meia-final num combate bastante disputado. No combate decisivo de atribuição dos terceiros lugares também não conseguiu vencer, classificando-se assim num honroso e meritório 5º lugar.

Treino mensal de Iniciados a Juvenis

Realizou-se dia 31 de Janeiro mais uma actividade do calendário da Associação Judo Clube Albicastrense. O treino mensal de Iniciados a Juvenis realizou-se no tapete da sede da AJCUA e contou com a presença de duas dezenas e meia de atletas da AJCUA, do Judo Clube Alcainense e do Clube de Judo do Jardim-escola João de Deus de Castelo Branco.

Estes atletas ainda bastante jovens realizaram um treino de duas horas orientado pelos treinadores Abel Louro e Ricardo Louro. Este tipo de actividade tem como objectivo principal, melhorar as capacidades individuais e pessoais de cada criança e jovem, fomentar o espírito de grupo, promover e divulgar a prática de vida saudável, e melhorar as capacidades físicas e psicológicas das crianças.

Foram abordados aspectos técnico-tácticos relacionados com a luta no solo “Newaza”, e desenvolvidos ainda vários exercícios de competição.

A AJCUA, tem agendado no seu calendário a realização de treinos mensais durante todo o ano de 2010 para todos os escalões etários, onde para além da componente física e de prática da modalidade de Judo a AJCUA promove o convívio e fornece alimentação no final dos treinos a todos os participantes.

postado por AL(AJCUA)



. Judocas Esperanças apurados para Nacional
. Estágio Nacional para Séniores

O Apuramento de Esperanças da Zona Centro (Distritos de Castelo Branco,
Portalegre, Santarém Coimbra e Leiria) realizou-se no dia 30 de Janeiro no Pavilhão
da Casa do Povo de Ceira / Coimbra.
A quota de participação da Zona Centro para o Nacional de Esperanças
corresponde a seis atletas por categoria de peso, facto que perante as classificações
obtidas permite uma grande participação distrital na prova rainha para judocas entre
os 15 e os 16 anos.

Os atletas que representaram os Clubes do Distritos, nomeadamente a
Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB), Associação judo Clube União Albicastrense (AJCUA), Clube Alcainense (CA) e o Vitória de Sto António da Covilhã (VSAC) tiveram uma
prestação muito positiva.

Nos masculinos, alcançaram o apuramento para o Campeonato Nacional os seguintes atletas, ficando nas seguintes posições:
  • 2º - 55 Kg José Maria Águas (AJCB);,
  • 3º - 46 Kg, Henrique Almeida (VSAC);
  • 4º - 46 kg Francisco Morais, (VSAC);
  • 5º - 60 Kg,Luís Marques (AJCUA);
  • 5º- 66 kg, Renato Balaia, (CA);
  • 6º -55 kg Bruno Oliveira (VSAC) ;
  • 7º -66 kg Nuno Pais (AJCB).
José Maria Águas da Academia de Judo de Castelo Branco destacou-se
face à vitória de quatro combates pela pontuação máxima, cedendo
apenas na final perante o adversário da Marinha Grande.

No sector feminino, as judocas estiveram também num bom nível,
sendo as seguintes classificações:
  • 1º - 57 Kg Lorena Cutelo (VSAC);
  • 1º - 70 kg Mariana Milheiro (AJCUA)
  • 3º - 63 Kg Maria Duarte (CA);
  • 4º - 48 Kg Alexandra Lucas (AJCB);
No mesmo fim de semana, de 29 a 31 de Janeiro, realizou-se em Lisboa umEstágio Nacional de Controlo Mensal, destinado às Selecções de Séniores integrando as Judocas Albicastrenses Carolina Gonçalves e Filipa Bento (AJCUA). Esta acção foi organizada pela Federação Portuguesa de Judo reunindo as atletas classificadas no último Campeonato Nacional.

Postado JF(ADJCB)