segunda-feira, 30 de março de 2009

Competição e Eleição







torneio de palmela
O Torneio de Judo do Concelho de Palmela contou com Judocas da Academia no Pódio. Esta prova, destinada a atletas juvenis, realizou-se no Pinhal Novo no dia 28 de Março/09, proporcionando mais experiência para os jovens intervenientes.
Nesta competição estiveram presentes judocas do continente e ilhas, sendo o Distrito de Castelo Branco representado pela Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB), Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA) e Clube Desportivo de Alcains (CDA).
Nesta competição estiveram presentes judocas do continente e ilhas, sendo o Distrito de Castelo Branco representado pela Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB), Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA), e Clube Desportivo de Alcains (CDA). Maria Monteiro nos –44 Kg foi 3ª classificada; nos –48 Kg Inês Fernandes foi 5ª, e ainda na mesma categoria participou Alexandra Lucas, todas da AJCB. Do mesmo clube Miguel Ramalho nos –42 foi 3º e Francisco Galvão 5º, participando também Pedro Pereira. Da AJCUA participou nos –38 Kg José Vinheiras. E nos –60 kg, do CDA, no escalão de Juvenis II, Renato Balaia.

estágio técnico
Dia 27 de Março realizou-se nas instalações da Academia de Judo de Castelo Branco, o Estágio Técnico Associativo com a presença de atletas da Academia de Judo e Atlético Clube Fundanense, sendo o objectivo principal a preparação para os exames de Cinto Negro. A acção foi orientada pelos elementos do Conselho Técnico da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco com a colaboração dos treinadores dos Clubes.

eleicões para a ADJCB
Na Assembleia Geral da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, realizada no dia 26 de Março de 2009, foi aprovado o Relatório e Contas correspondente ao ano de 2008, sendo também eleitos os Corpos Sociais para o quadriénio 2009/2012.
A Lista A, constituída na sua maioria por elementos da última gerência, foi eleita, sendo os novos Corpos Socias os seguintes:
Direcção: Presidente, Sr. Engº Luís Sarreira Tomás Monteiro; Vice-Presidente, Sr. Prof. João Carlos Lourenço Nunes; Tesoureiro, Sra. D. Sandra Margarida Soutilha Gonçalves;
Assembleia Geral: Presidente, Sr. Luís Gabriel Sabino Hormigo; Vice-Presidente, Sr. Dr. Joaquim Manuel Antunes Faustino; Secretário, Sr. Luís Alberto Pereira Dias;
Conselho Fiscal: Presidente, Sra. Dra. Helena Rute Novais Barroso; Secretário, Sr. Prof. António José Ribeiro Duarte Mesquita; Relator, Sr. Prof. Vítor Manuel Reis Silva;
Conselho Jurisdicional: Presidente, Sr. Dr. Joaquim Bartolomeu Ferreira Vicente; Vice-Presidente, Sr. Dr. Luís José Martins Rodrigues; Secretária, Sra. Dra. Andreia Maria Soutilha Gonçalves;
Conselho Técnico: Sr. António Lopes da Silva Moraes, Sr. Jorge Manuel Lourenço Martins Fernandes, Sr. José Manuel Dias de Melo, Sr. André Francisco Neves Morgado Duarte, Sr. Nuno Jorge Fonseca Lopes Mateus.
A Lista B liderada pela Dra. Olímpia Mendes, e Ana Hormigo na parte técnica, não conseguiu os seus objectivos, sendo o resultado do escrutínio de 10 votos a favor da Lista A, 4 votos a favor da Lista B, e um voto em branco.
O novo Presidente da Direcção, o Sr. Engº Luís Sarreira Tomás Monteiro agradeceu o “Fair Play” dos Clubes associados e a forma como decorreu a Assembleia, fazendo votos que o futuro seja ainda mais promissor com a ajuda e colaboração de todos. Luís Gabriel Hormigo, que deixou a Direcção, agradeceu a colaboração prestada de todos durante os seus mandatos.




postado JF(ADJCB)

sexta-feira, 27 de março de 2009

Torneio Internacional de Juniores - Estágio Internacional em Coimbra - Página e Blog do Clube 'Associação Judo Clube União Albicastrense'




9º lugar para Carolina Gonçalves no Torneio Internacional

A atleta do Judo Clube União Albicastrense, Carolina Gonçalves, foi convocada pela selecção nacional para participar no Torneio Internacional de Juniores na categoria -57 kg, que se realizou em Coimbra nos dias 21 e 22 de Março. Após o 3º lugar no Campeonato Nacional de Juniores, Carolina foi uma das apostas para representar Portugal numa prova pontuável para os Campeonatos do Mundo e da Europa de juniores.
Carolina perdeu no primeiro combate com uma atleta espanhola pela pontuação mínima (Yuko). Na repescagem defrontou uma atleta açoriana, a quem cedeu a poucos segundos do final do combate.
Mesmo assim terminou esta prova em 9º lugar, na qual participaram cerca de 20 atletas na sua categoria e onde Carolina foi a única judoca representante do Distrito de Castelo Branco.


Ana e Carolina em Estágio Internacional


As atletas da AJCUA, Ana Hormigo e Carolina Gonçalves, foram convocadas pelos respectivos escalões (seniores e juniores) para treinarem no estágio internacional de competição em Coimbra entre os dias 23 e 26 de Março. Estiveram presentes cerca de 200 atletas das selecções nacionais de Portugal, Itália e Luxemburgo.
Os treinos bidiários decorreram no Pavilhão Universitário e tiveram como objectivo preparar as equipas nacionais para as próximas competições. Carolina Gonçalves competirá no Campeonato Nacional sub 23 no dia 5 de Abril e Ana Hormigo no Campeonato da Europa de Seniores nos dias 24, 25 e 26 de Abril na Geórgia. Recorde-se que Ana Hormigo foi Medalha de bronze no Campeonato da Europa do ano passado na categoria de -48 kg e este ano irá participar pela primeira vez no Campeonato da Europa na sua nova categoria de peso -52kg.


Página e Blog do clube AJCUA já estão online


Já estão online a página e blog da Associação Judo Clube União Albicastrense – Escola de Judo Ana Hormigo. Poderá conhecer a história do Judo e do clube, informar-se sobre as actividades desenvolvidas e conhecer os horários e as instalações. Também poderá ter acesso a todas as notícias em primeira mão. Conheça-nos através da página http://www.anahormigo.combe/ e do blog ajcua.blogspot.com.

postado AL(AJCUA)

quarta-feira, 25 de março de 2009

Estágio Páscoa AJCUA 2009


A Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA) vai realizar um estágio de Páscoa, entre o dia 30 de Março e 3 de Abril, oferecendo aos seus judocas actividades de ar livre que complementam a prática específica do judo nos respectivos dojos da AJCUA e do Clube Desportivo de Alcains (CDA).
O programa é o seguinte:


Segunda -feira, 30 Março


Manhã, 10:00 às 12:30:


- pista CB, corrida
- tapete AJCUA: musculação, judo
- equipamento: fato de treino, sapatilhas e kimono


Tarde, 19:30 às 21:30:

- tapete AJCUA, Judo


Terça-feira, 31 Março


Manhã, 10:00 às 12:00:

- tapete CDA, judo


Tarde, 19:30 às 21:30:

- tapete CDA, judo


Quarta-feira, 1 Abril


Manhã, 10:00 às 12:30:

- pista CB, corrida
- tapete AJCUA, musculação, judo
- equipamento: fato de treino, sapatilhas e Kimono


Tarde, 19:30 às 21:30:

- tapete AJCUA, judo


Quinta-feira, 2 Abril


Manhã, 10:00 às 12:00:

- tapete CDA, judo


Tarde, 19:30 às 21:30:

- tapete CDA, Judo


Sexta-feira, 3 Abril


Manhã, 10:00 às 12:30,

- pista CB, corrida
- tapete AJCUA, musculação, judo
- equipamento: fato de treino, sapatilhas e kimono


Tarde, 1ª parte: 15:00 às 17:30:

- Barragem Marateca
- actividades: kayak, bicicleta, corrida
- equipamneto: fato de banho, fato de treino e sapatilhas


Tarde, 2ª parte: 19:30 às 21:30:

- tapete AJCUA, Judo

Postado AL(AJCUA)

JUDO NE WAZA

segunda-feira, 23 de março de 2009

Workshop de Judo - alunos visitam academia - Torneio internacional de juniores




Workshop de Judo integra o 3º Festival da Primavera, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova, entre 24 e 26 de Março de 2009.



Esta acção tem como principal objectivo a promoção e divulgação, dando possibilidade aos alunos daquele agrupamento experimentarem a modalidade, enriquecendo também o festival primaveril que conta com mais workshops e exposições. Para além da prática da modalidade, os intervenientes terão também acesso a um conjunto de informações, sobretudo regras e valores que a muitos surpreenderão pela positiva.A intervenção técnica será dos treinadores Jorge Fernandes e Nuno Mateus afectos à Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, com a colaboração de alguns judocas pertencentes aos Bombeiros Voluntários e Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova.





Dia 25 de Março, a Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco receberá alunos da Escola EBI do Couço.



A visita de estudo à Academia de Judo integra o projecto daquela escola: “Judo - Mente Sã em Corpo São”, que o Prof. Fernando Lopes está a desenvolver. Os objectivos principais são: premiar o empenho do grupo em prol do projecto; possibilitar o contacto com um clube e treinadores de referência a nível nacional; aplicar conhecimentos e gestos técnicos trabalhados anteriormente, etc. Para além da visita pormenorizada às instalações do ginásio albicastrense, os alunos da escola do Couço participarão ainda numa aula de judo e numa aula de fitness, obtendo a sua maioria novas vivências que de outra maneira não teriam possibilidades de serem concretizadas.

Torneio Internacional de Portugal (juniores)



O torneio realizou-se em Coimbra, nos dias 21 e 22 de Março, tendo participado, nos – 57 Kg, Carolina Gonçalves, integrada na selecção nacional. A judoca albicastrense realizou dois combates, não lhe tendo corrido de feição. A judoca permanece em Coimbra com Ana Hormigo até final da semana, integradas no Estágio Internacional, com várias equipas estrangeiras.

Postado JF(ADJCB)

sexta-feira, 20 de março de 2009

provas federativas


Torneio Nacional de Veteranos - Lisboa, 4 de Abril


De acordo com Calendário Nacional de 2009, realiza-se no próximo dia 4 de Abril, o Torneio Nacional de Veteranos, no Pavilhão n.º 1 do Estádio Universitário de Lisboa. A programação é a seguinte:
Pesagens Oficiosas: 14.30 - 15.00
Pesagens Oficiais: 15.00 - 15.30
Sorteio: 15.30
Início da Prova: 16.00
Regulamento
1 - Divisão por idades e tempos de combate
Idade: 30-34, 35-39, 40-44, 45-49, 50-54, 55-59, 60-64, 65-69, 70-74, Mais de 75
Duração do Combate: 3, 3, 3, 3, 3, 3, 2, 2, 2, 2
Código Feminino: F1F2F3F4F5F6F7F8F9F10
Código Masculino: M1M2M3M4M5M6M7M8M9M10
2 - Categorias de Peso
Femininas - 48 kg- 52 kg- 57 kg- 63 kg- 70 kg+ 70 kg
Masculinas - 60 kg- 66 kg- 73 kg- 81 kg- 90 kg+ 90 kg
3 - Regras de ParticipaçãoJudo (com excepção no tempo de duração dos combates).
1) Os participantes não podem ter participado nos últimos dois anos em competições nacionais. 2) A idade é determinada pelo ano de nascimento. 3) No caso de o número de inscrições na respectiva categoria ser inferior a 5, a organização reserva o direito de juntar dois escalões etários (10 em 10 anos) ou duas categorias de peso. 4) A Competição decorrerá de acordo com as Normas em vigor da Federação Portuguesa de Judo.

Formulário de Inscrição


Campeonato Nacional de Absolutos - Lisboa, 4 de Abril

De acordo com Calendário Nacional de 2009, realiza-se no próximo dia 4 de Abril, o Campeonato Nacional de Absolutos, no Pavilhão n.º 1 do Estádio Universitário de Lisboa. A programação é a seguinte:
Pesagens Oficiosas: 14.30 - 15.00
Pesagens Oficiais: 15.00 - 15.30
Sorteio: 15.30
Início da Prova: 16.00


Campeonato Nacional de Kata - Lisboa, 4 de Abril


De acordo com Calendário Nacional de 2009, realiza-se no próximo dia 4 de Abril, o Campeonato Nacional de Kata, no Pavilhão n.º 1 do Estádio Universitário de Lisboa. A programação é a seguinte:
Confirmação das presenças: 17.00 - 17.30
Sorteio: 17.30


Torneio Nacional de Sub 23 Masculinos e Femininos


De acordo com Calendário Nacional de 2009, realiza-se no próximo dia 5 de Abril, o Torneio Nacional de Sub 23 no Pavilhão n.º 1 do Estádio Universitário de Lisboa com o seguinte programa:
Categorias Masculinas: - 60 kg;- 66 kg; - 73 kg;
Categorias Femininas: - 63 kg; - 70 kg; + 70 kg;
Pesagens Oficiosas: 08.00 - 08.30
Pesagens Oficiais: 08.30 - 09.00
Sorteio: 09.00
Início da Prova: 10.00
Categorias Masculinas: - 81 kg; - 90 kg; + 90 kg;
Categorias Femininas: - 48 kg; - 52 kg; - 57 kg;
Pesagens Oficiosas: 10.30 - 11.00
Pesagens Oficiais: 11.00 - 11.30
Sorteio: 11.30
Início da Prova
(nunca antes das) 18.00

Formulário de Inscrição

terça-feira, 17 de março de 2009

Estágio Nacional de Controlo Mensal - Treino Mensal de Infantis, Iniciados e Juvenis



  • Estágio Nacional de Controlo Mensal
  • No dia 13 e 14 de Março de 2009 realizou-se o Estágio Nacional de Controlo Mensal no Tapete do Jamor, em Lisboa, tendo participado as judocas da Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA) Carolina Gonçalves, Ana Hormigo e Mariana Milheiro, treinadas por Filipa Serpa.
    Esta concentração mensal de Juniores onde Carolina Gonçalves foi convocada pela Selecção Nacional visto ter sido 3ª classificada no Nacional, teve como objectivo preparar o Torneio Internacional de Portugal a realizar em Coimbra nos dias 21 e 22 de Março.
    As colegas de clube Ana Hormigo e Mariana Milheiro também estiveram presentes a fim de preparar também as próximas competições internacionais.

  • Treino Mensal de Infantis, Iniciados e Juvenis
  • No dia 14 de Fevereiro de 2009, das 10h às 12h, realizou-se o Treino Mensal de Infantis, Iniciados e Juvenis, no tapete da Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA), Castelo Branco, tendo participado os seguintes clubes: AJCUA, CDA, Jardim-Escola João de Deus e Santo António da Covilhã, treinados por Abel Louro e José Melo.
    Estiveram presentes cerca de meia centena de pequenos judocas entre os 10 e os 14 anos no tapete da Escola de Judo Ana Hormigo. O objectivo do treino consistiu no aperfeiçoamento técnico-táctico e a aprendizagem de novas técnicas
    de Judo.

Postado por AL (AJCUA)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Lista B candidata às eleições para o quadriénio 2009/2012 da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco


  • Lista B candidata às eleições para o quadriénio 2009/2012 da

    Associação Distrital de Judo de Castelo Branco

    A Lista B, subscrita pelos clubes Associação Judo Clube União Albicastrense, Clube Desportivo de Alcains, Jardim Escola João de Deus e Jardim de Infância Alfredo Mota, é liderada pela Dra. Olímpia Mendes actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AJCUA. A equipa técnica é liderada pela atleta olímpica e treinadora Ana Hormigo.
    Esta lista pretende desenvolver e promover a modalidade de uma forma mais dinâmica e abrangente em todo o Distrito de Castelo Branco, formando mais atletas, treinadores, árbitros e clubes, proporcionando a todos melhores condições para a prática do Judo.
    É também objectivo principal, colmatar diversas lacunas e dificuldades sentidas pelos clubes e treinadores da região.
    É imprescindível que todos os clubes associados marquem presença nas próximas eleições para que se possa realizar uma eleição democrática e transparente.
    As eleições serão no próximo dia 26 de Março pelas 20:30 horas em sede própria, onde a lista B proposta a eleição será a seguinte:


    Assembleia Geral:

    - Presidente – Dra. Maria Teresa Ferreira Romãozinho

    - Vice-Presidente – Ricardo João Almeida Louro

    - Secretário – Filipe Alexandre Nabais Marques


    Direcção:

    - Presidente – Dra. Olímpia do Carmo Ferreira Mendes

    - Vice-Presidente – Hugo Gonçalo Fernandes Osório Almeida

    - Tesoureira – Paula Isabel Roque de Almeida Louro


    Conselho Fiscal:

    - Presidente – Nelson Miguel da Costa Canilho

    - Secretária – Dr. Ana Paula Ferro Rodrigues

    - Relator – Paulo Gil Marques Rodrigues


    Conselho Jurisdicional:

    - Dr. Bruno José Patrício Pereira

    - Dr. Raul Castel-Branco Nunes Leitão

    - Ernesto Manuel Ruivo Milheiro


    Conselho Técnico:

    - Ana Cristina Teles de Menezes Hormigo

    - Abel Filipe Carrega Pereira Ribeiro Louro

    - Rui Filipe Mendes Candeias



    O projecto proposto pela lista B para o quadriénio 2009/2012 é o seguinte:


    Lista B - Projecto 2009/2012


    Os corpos sociais da associação:
    - Pessoas disponíveis e motivadas para participarem activamente na vida da associação.
    - Revisão e alteração dos estatutos da ADJCB.
    - Criação de um regulamento interno capaz de dar resposta a vários problemas existentes.

    A equipa Técnica:
    - Extinção do cargo de Director Técnico, de forma a reduzir custos inerentes ao mesmo.
    - Criação de uma equipa técnica voluntária, formada por todos os treinadores do distrito disponíveis e interessados em promover e divulgar a modalidade.
    - Planificação de metodologias / objectivos adequados à nossa realidade, apresentados atempadamente, discutidos em sede própria pela equipa técnica e com o conhecimento de todos os clubes interessados.
    - Reuniões mensais com os membros da equipa técnica distrital sempre que se justifique de forma a elaborar relatórios e análise do trabalho desenvolvido, bem como dos objectivos alcançados.

    Administração:
    - Contratação de um funcionário remunerado, para dar apoio na parte administrativa.
    - Criação de uma página “web”, prática, capaz e simples de forma a promover e facilitar a comunicação entre todos os clubes pertencentes à associação e ou outros interessados nos seus assuntos. (ofícios, convocatórias, revalidações, divulgação de actividades, etc).

    Objectivos:
    - Criação de 2 selecções distritais:
    - Infantis / Iniciados e Juvenis
    - Esperanças / Juniores e Seniores
    - Treinos Associativos Mensais (fins-de-semana)
    - Deslocações e visita a clubes por parte da equipa técnica de forma a apoiar e promover os clubes, quer a nível técnico, quer a nível pedagógico.
    - Apoio financeiro mensal aos clubes, mediante regras e mínimos definidos para o efeito.
    - Apoio financeiro pontual a clubes que organizem:

    - Estágios - Provas - Treinos ou outros eventos:
  • - Organização de 1 ou 2 provas nacionais oficiais, de forma a colocar o distrito de Castelo Branco, como região impulsionadora e promotora do Judo e da prática desportiva em geral.
    - Melhoramento e criação de novas condições para todos os atletas do distrito.

Postado AL(AJCUA)

segunda-feira, 9 de março de 2009

concentração de juvenis - campeonato universitário - torneio internacional de zagreb (mariana milheiro 7º lugar)


  • Associação Distrital de Judo Castelo Branco, Notícias
  • I Concentração Zonal de Juvenis

Pela primeira vez realizou-se em Minde no dia 7 de Março/09 um encontro de judocas juvenis pertencentes aos clubes das Associações Distritais de Judo de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria e Coimbra. Estiveram envolvidos cerca de 120 atletas, sendo o Conselho Técnico de Santarém, com a colaboração dos outros treinadores, o responsável pela acção, nomeadamente na informação técnica e controlo do treino. Este treino foi muito proveitoso, permitindo aos atletas o contacto com muitos mais adversários fora do âmbito dos treinos do clube e da Associação. Do Distrito estiveram presentes judocas da Academia de Judo de Castelo Branco e do Atlético Clube Fundanense, tendo sido acompanhados pelos treinadores Jorge Fernandes e João Nunes.

  • Campeonato Nacional Universitário

no dia 8 de Março em Coimbra realizou-se o Campeonato Nacional Universitário, estando presente, em representação da Universidade da Beira Interior, João Nunes + 90 Kg, que se classificou entre os dez primeiros.A competição, organizada pela FADU com a colaboração da FPJ e da Associação de Coimbra, teve um nível bastante elevado, contando com a participação muito significativa de várias Associações Académicas do País.

  • Torneio Internacional de Esperanças de Zagreb

O Torneio de Esperanças, em Zagreb, na Croácia, teve a participação da albicastrense Mariana Milheiro – 70 Kg (Campeã Nacional), que se classificou-se em 7º lugar, em representação da Selecção Nacional. A judoca realizou três combates, perdendo com a judoca Húngara, vencendo depois na repescagem a adversária Croata, voltando a ceder com a judoca da Bósnia. Entre as 13 participantes da categoria, o resultado acabou por ser positivo, tendo sido a sua grande experiência a nível internacional.

Postado JF(ADJCB)

Mariana Milheiro, 7º lugar no Torneio Internacional de Esperanças na Croácia





No dia 8 de Março de 2009 realizou-se o Torneio Internacional de Esperanças (Top EJU Cadets, Croatia), em Zagreb, Croácia.

A judoca da Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA) Mariana Milheiro obteve o 7º Lugar nos -70 kg

A campeã nacional de esperanças dos -70 kg, Mariana Milheiro, alcançou hoje um excelente 7º lugar no Torneio de Zagreb na Croácia. A albicastrense participou pela primeira vez numa prova internacional e logo em representação da selecção nacional. No 1º combate perdeu frente à atleta húngara, colocando-a nas repescagens. No 2º combate venceu a atleta da casa e no final das repescagens cedeu perante a atleta da Bósnia-Herzegovina. À semelhança dos escalões junior e sénior, este ano o escalão esperança também terá um ranking europeu para os Campeonatos da Europa e do Mundo. Com este resultado a Mariana amealhou os seus primeiros 6 pontos.





postado AL(AJCUA)

quarta-feira, 4 de março de 2009

Atlético Clube Fundanense obteve um 2º lugar nos juvenis femininos menos 48 quilos



  • O Atlético Cube Fundanense (ACF) levou dois judocas ao Open de Juvenis de Lisboa, realizado no Sábado passado, dia 28 de Fevereiro: a Cristiana Mota e o Rodrigo Vicente.
  • Cristiana Mota obteve o 2º lugar nos menos de 48 quilos e Rodrigo Vicente nos menos de 60 quilos no escalão de juvenis II não conseguiu chegar ao top ten.
  • Cristiana Mota portou-se com muita garra em todos os combates, ganhando alguns deles por ipon. Rodrigo Vicente ganhou um combate por ipon; precisa contudo de ganhar experiência e gerir melhor o esforço.
  • Foi importante a presença do ACF numa prova desta importância do calendário nacional.
  • Postado JM

terça-feira, 3 de março de 2009

VITÓRIA DE SANTO ANTÓNIO - INFORMAÇÃO DA DESLOCAÇÃO AO OPEN DE JUDO DE JUVENIS - LISBOA





  • Em nome do Vitória de Santo António apraz-me informar o vosso órgão de comunicação social, de que no passado dia 28 de Fevereiro de 2009 a secção de judo desta colectividade deslocou-se a Lisboa para participar pela primeira vez num torneio de nível nacional, nomeadamente no “Open de Juvenis” de Lisboa, organizado pela Associação local, que contou com a participação de clubes de todo o país continental e ilhas, nomeadamente da Madeira e Açores.
  • O nosso clube participou com 5 judocas masculinos e 1 feminino, tendo como principal objectivo a aquisição de experiência competitiva e o convívio com judocas de clubes de outros distritos. As nossas expectativas foram em larga escala superadas com o amealhar por parte dos nossos atletas de 4 medalhas, repartidas da seguinte forma: - na categoria juvenil feminino, de menos 57 quilos, conseguimos um 2º lugar, através de Lorena Cutelo; na categoria juvenil I masculino, de menos 38 quilos, conseguimos um 2º lugar, através de Tiago Pereira; na categoria juvenil II masculino, de menos 38 quilos, conseguimos um 1º lugar, através de Henrique Almeida, e um 3º lugar através de Francisco Morais. Participaram também no escalão de juvenil I, na categoria de menos 46 quilos João Patrício, e na categoria de menos 60 quilos Guilherme Batista, que fizerem bons combates embora não se tivessem qualificado.
  • Pela primeira vez participantes em eventos desta grandeza, conseguirmos 4 pódios, será de realçar, embora e volto a frisar, não era o nosso principal objectivo. De qualquer modo, estes resultados alcançados no passado fim-de-semana, em Lisboa, vêm comprovar o excelente trabalho que esta colectividade tem vindo a desenvolver em prol desta nobre modalidade, e que nos dá mais alento e vontade em apostar na formação de novos judocas. De realçar também o contributo precioso da Associação de Judo de Castelo Branco, que patrocinou a viagem a este Open e também um muito obrigado aos pais dos nossos judocas que ajudaram e nos apoiaram no local.Uma vez mais se provou que o judo da Beira Interior goza de boa saúde e recomenda-se.
  • Em anexo envio algumas fotos do evento.
Atentamente,
  • Rui Fazendeiro, Dirigente da secção de judo do Vitória de Stº António

segunda-feira, 2 de março de 2009

Associação Distrital de Judo de Castelo Branco - open de juvenis - campeonato de juniores - taça do mundo


  • Treino associativo
Treino Associativo realizou-se no dia 27 de Fevereiro nas instalações da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco, com a participação de judocas pertencentes à maioria dos Clubes do Distrito de Castelo Branco, estando envolvidos os escalões a partir de juvenis.
Este treino teve como objectivo principal aferir o trabalho realizado anteriormente pelos atletas, bem como ultimar pormenores relativos à competição do fim de semana, cuja intervenção técnica foi feita pelo Conselho Técnico Associativo e restantes treinadores.
  • Open de juvenis
Dia 28 de Fevereiro, em Lisboa, realizou-se o Open de Juvenis com “Judocas do Distrito de Castelo Branco a conquistarem Lisboa”. Praticamente todos os atletas que participaram na prova estiveram no pódio, facto meritório e também motivador para o futuro, tratando-se de uma prova de elevado nível neste escalão e com a participação da maioria dos atletas pertencentes à grande Lisboa.
Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB), Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA), Atlético Clube Fundanense (ACF), Vitória de Santo António da Covilhã (VSAC) e Clube Desportivo de Alcains (CDA) foram os Clubes representados, tendo os seus atletas obtido as seguintes classificações:
  • Juvenis femininos:
Maria Monteiro AJCB - 44 kg, 2º lugar
Cristiana Mota ACF - 48 kg, 2º lugar
Lorena Cutelo VSAC - 57 kg, 2º lugar
Inês Fernandes AJCB - 3º lugar
Alexandra Lucas AJCB -
Jessica Carvalho AJCUA -
  • Juvenis 1º escalão:
Tiago Pereira VSAC - 38 kg, 2º lugar
João Patrício VSAC - 46 kg -
Guilherme Batista VSAC - 60 kg -
  • Juvenis 2º escalão:
Henrique Almeida VSAC - 38 kg, 1º lugar
Francisco Morais VSAC - 38 kg, 3º lugar
Renato Balaia CDA - 66 kg, 3º lugar
Rodrigo Vicente ACF - 66 kg -
  • Campeonato de juniores
Dia 1 de Março, também em Lisboa, realizou-se o Campeonato Nacional de Juniores com a seguinte participação:
Carolina Gonçalves AJCUA – 57 Kg, 3º lugar
Ricardo Louro AJCUA – 90 Kg, 7º lugar
Nuno Rosa AJCB – 60 Kg -
Daniel Serrasqueiro CDA –55 Kg -
  • Taça do Mundo de Praga - Ana Hormigo
No mesmo fim de semana ocorreu em Praga a Taça do Mundo para séniores femininos, registando-se a participação de Ana Hormigo nos –52 Kg a representar a Selecção Nacional.
Hormigo AJCUA foi 7º classificada.
Venceu as suas adversárias da China e Bielorrússia, sendo depois vencida pela representante da Alemanha.
postado por JF(ADJCB)

Ana Hormigo foi sétima em Praga - ÚNICO RESULTADO DE RELEVO PARA AS EQUIPAS NACIONAIS


  • Ana Hormigo foi a excepção a uma jornada cinzenta de resultados portugueses nas Taças do Mundo de Judo de Varsóvia (masculinos) e Praga (femininos), com 11 dos 13 judocas em competição a perderem aos primeiros combates.
  • Hormigo, em -52 kg, conseguiu realizar quatro combates, vencendo nos dois primeiros a chinesa Hongmei He e a bielorrussa Marina Zharskaya, até encontrar a alemã Romy Tarangul, com quem perdeu por yuko ainda no quadro principal. A vitória frente a Hongmei, segunda no Grande Prémio de Hamburgo, abria boas perspectivas, mas Ana Hormigo cedeu pouco depois frente a Tarangul, uma judoca que até é menos cotada do que a chinesa.
  • Na repescagem, a olímpica portuguesa, sétima em Pequim, perdeu com a mongol Mukbaatar Bundmaa, por ippon, e, assim, terminou a sua participação em Praga no sétimo lugar, o que lhe dará mais 16 pontos no 'ranking' mundial. Um resultado que foi o melhor do dia para as selecções portuguesas, embora Ana Cachola (-63 kg), ainda tenha vencido a chinesa Lan Li, por wazari, e num segundo combate perdido com a eslovena Urska Zolnir (wazari).
  • Ainda em Praga estiveram em acção Leandra Freitas (-48 kg), Joana Cesário e Joana Ramos (-57 kg) e Andreia Cavalleri (-63 kg), com todas a perderem ao primeiro despique. Joana Cesário, judoca com menos experiência nos palcos internacionais, encontrou logo a campeã olímpica da categoria, a italiana Giulia Quintavalle, com desvantagens de yuko, wazari e, por último, ippon.
  • Em Varsóvia, na Taça do Mundo de masculinos, com sete judocas em acção este sábado, nenhum conseguiu passar o primeiro combate, e cinco deles foram derrotados pela margem máxima no judo (ippon). João Santana, Nuno Carvalho e Pedro Jacinto, em -60 kg, e Digo César, Tiago Lopes, Rui Coelho e Phillipe Reis, em -66 kg, foram os judocas em competição. No domingo apenas Yahima Ramirez competirá em Praga, nos -78 kg, e Diogo Lima (-81 kg) e António Silva (-100 kg) em Varsóvia.
    Data: Sábado, 28 Fevereiro de 2009 - 17:30

    tirado do jornal "RECORD"


    Comentar
    Enviar por email
    Imprimir
    Classificados
    Alertas Rec
    Pesquisa

Clube Desportivo de Alcains - Campeonato de Juniores - Open de Juvenis de Lisboa



  • Campeonato Nacional de Juniores


    Dia 1 de Março de 2009 realizou-se o Campeonato Nacional de Juniores no Estádio Universitário, no pavilhão nº 1, em Lisboa
    O judoca do CDA Daniel Serrasqueiro, -55 kg, obteve o 9º Lugar
    Daniel Serrasqueiro realizou 2 combates, não vencendo nenhum. O atleta foi o único deste clube a alcançar o apuramento para o nacional, tendo em conta que apenas tem 1 ano e meio de prática e foi o atleta menos graduado (cinto laranja) da competição.


  • Open de Juvenis

    Dia 28 de Fevereiro de 2009 realizou-se o Open de Juvenis de Lisboa, no Estádio 1º de Maio, no pavilhão do Inatel.
    O judoca do CDA Renato Balaia, nos -66 kg, obteve o 3º lugar
    Renato Balaia venceu 2 combates e perdeu outros 2, alcançando a medalha de bronze. Renato Balaia acabou por não entrar nos -60kg por ultrapassar por pouco mais de 100gr essa categoria, tendo então de participar na categoria superior -66kg. Apesar da diferença de peso o atleta canarinho mostrou-se muito competitivo e preparado para entrar no Campeonato Nacional de Juvenis a realizar em Maio.

    postado por AL(CDA)



Associação Judo Clube União Albicastrense - Campeonato de Juniores, Open de Juvenis, Taça do Mundo



  • Campeonato Nacional de Juniores

    Dia 1 de Março de 2009, realizou-se o Campeonato Nacional de Juniores, no pavilhão nº 1 do Estádio Universitário, em Lisboa.
    A judoca Carolina Gonçalves da AJCUA obteve o 3º Lugar nos -57 kg e Ricardo Louro, também do mesmo clube, o 7º Lugar nos -9O. Os judocas são treinados por Abel Louro.
    Carolina Gonçalves passou o 1º combate. No 2º combate cedeu pela vantagem mínima (yuko) à atleta do Algarve, Marta Cachola, que viria a ser campeã nacional. Nas repescagens venceu à atleta do Sport Lisboa e Benfica pela pontuação máxima (ippon), e no combate de atribuição da medalha de bronze venceu à atleta dos Açores, também por ippon. É de salientar que Carolina ainda é 1º ano de Juniores e ainda terá mais 2 anos neste escalão.
    Ricardo Louro venceu o 1º combate por ippon, perdeu o 2º combate com o atleta do Algés que viria a ser vice campeão nesta prova. Nas repescagens cedeu ao atleta de Coimbra, conseguindo mesmo assim alcançar o 7º lugar.

    Taça do Mundo de Praga (Rep. Checa)

    Dia 28 de Fevereiro de 2009 realizou-se a Taça do Mundo de Praga, República Checa, em Praga
    A judoca da AJCUA, Ana Hormigo, obteve o 7º lugar nos -52 Kg.
    Observações:
    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367133
    http://www.record.pt/noticia.aspx?id=3fcd004d-33d3-4c37-9c5e-b34026b22fff&idCanal=00000107-0000-0000-0000-000000000107


  • Open de Juvenis

    Dia 28 de Fevereiro de 2009 realizou-se o Open de Juvenis de Lisboa no Estádio 1º de Maio, no pavilhão do Inatel, Lisboa
    Participaram os judocas da AJCUA Jéssica Carvalho nos -40 Kg e José Vinheiras nos -36Kg que obteve o 3º lugar.
    José Vinheiras venceu 2 combates e perdeu outros 2, alcançando o 3º lugar.
    Jéssica Carvalho realizou 4 combates mas não venceu nenhum. É de salientar que a Jéssica não participou nos -36kg por falta de atletas, tendo assim ido à categoria superior -40 kg, realizando sempre bons combates.
    Esta prova visa a preparação destes jovens para o Campeonato nacional a realizar em Maio.
    Têm sido treinados por Abel Louro e Ricardo Louro



  • postado por AB(AJCUA)