terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Novas normas de arbitragem


Novas normas de arbitragem 

Entram em vigor, no próximo dia 1 de Janeiro de 2013, as novas normas de arbitragem para o Judo, o que vem alterar um pouco as já existentes.
- As pesagens passam para o dia anterior à prova. No dia da prova, aquando do controlo do judogi, vai haver nova pesagem, já com o judogi vestido, mas unicamente para que seja feito um estudo à posteriori.
- As equipas nacionais podem levar a cada competição no máximo de 9 competidores por sexo, e no máximo 2 por categoria de peso.
- O tempo de combate passa a ser de 4 minutos, e o ponto de ouro passa a não ter limite de tempo, acabando assim a decisão por “bandeirinhas”. Quando os atletas chegam ao final do combate empatados, por exemplo por yuko, mas o atleta A tem yuko por projeção e o atleta B por castigo, ganha o combate o atleta A.
 - Desaparece o primeiro shido de aviso, passando as sanções a corresponderem:
1 shido = Yuko
2 Shido= Wazari
3 Shido = Hansoku-Make
- Passa a ser totalmente proibido qualquer ataque ás pernas, seja ele:
· Direto
· Quando o adversário faz pega cruzada
· Com combinação
· Em contra-ataque (exemplo: são proibidas técnicas como o Su-Kuinage)
- Kumikata:
· Cada atleta terá cerca de 10 segundos para fazer a pega com as duas mãos, sempre que seja uma pega válida. Se não o fizer será sancionado com shido.
· Qualquer pega cruzada impõe um ataque imediato. Se não o fizer será sancionado com shido.
· No caso de se “desfazer” a pega utilizando as duas mãos, tem que se atacar imediatamente, ou será sancionado com shido.
- O-Sae-Komi: 
· Mudam os tempos de imobilização:
- 10 segundos : Yuko
- 15 segundos : Wazari
- 20 segundos : Ippon
· Se o O-Sae-Komi começar dentro da área de competição, e os competidores saírem da área, continua a contar a imobilização.
· Se uma projeção começar dentro, e logo de seguida passarem para O-Sae-Komi, mesmo estando os dois já fora da área de competição, continua a ser válida a imobilização.
 - Em cada área de competição haverá unicamente um árbitro, apoiado de fora por uma “comissário” e um outro árbitro, que podem mudar a decisão do árbitro central, quando seja notório que este se enganou.
- Pode haver uma “comissão” de 3 ou 4 “comissários” para ações muito complicadas.
- Haverá mais severidade nas saídas do tatami, dando-se shido quando necessário.
- As quedas em “ponte”, que se note que o Uke caiu em ponte para evitar a queda de costas, serão pontuadas com ippon, incluindo quando caem em cima do Tori, para se evitar possíveis lesões.
- O “abraço” (também conhecido por abraço de urso) será sancionado da mesma maneira. Primeiro um aviso e depois shido.
- O Kansetsu-Waza será permitido a partir dos cadetes, passando estes a ser sub-18.

 (Fonte: www.judodreams.com)

Sem comentários: