segunda-feira, 6 de junho de 2011

A “Velha Guarda” do Judo Nacional em Castelo Branco


O Judo Clube de Portugal, “berço do judo português”, esteve com os seus judocas veteranos num treino/convívio com atletas da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco e treinadores do distrito.

Esta acção, “JUDOTOUR – Cidades Portuguesas”, ocorreu no passado dia 4 de Junho, tendo a academia o previlégio de juntar no tapete um total de trinta e cinco cintos negros, cuja prática da modalidade corresponde a 30, 40 e 50 anos, tendo o Mestre Pinto Farias, o judoca mais velho, 79 anos; pratica a modalidade desde 1958, um ano depois da fundação do Judo Clube de Portugal. Pinto Farias, várias vezes campeão nacional, foi o primeiro judoca português a ser apurado para os Jogos Olímpicos, integrando o palmarés do clube de doze atletas olímpicos.

Estes “antigos atletas” demonstraram ainda grande fibra e entusiasmo e um salutar espírito de convívio e camaradagem, cultivando valores que noutros tempos eram bem mais apreciados; privaram e receberam muitos ensinamentos de grandes treinadores que passaram pelo JCP que foi clube fundador da Federação Portuguesa de Judo, nomeadamente Mestre Kobayashi, Vasco de Sousa, Henrique Nunes, José Manuel Bastos Nunes, Costa Matos, Luís Monteiro. O actual treinador do JCP, Carlos Ramos, que acompanhou o grupo, é também colaborador da FPJ e comentador da RTP e Eurosport. Outro nome também ligado ao Judo Clube de Portugal é o de António Moraes (fundador da modalidade no nosso distrito), onde iniciou a sua prática e o representou durante muitos anos como competidor.

Jorge Fernandes e António Moraes foram os anfitriões deste importante evento que demonstra que a prática desportiva é possível em qualquer idade, exemplificada por estes homens com H grande e que serão sempre fonte de inspiração para as próximas gerações.

Estes senhores do judo nacional cumprimentaram a direcção da academia e apreciaram as suas excelentes instalações e gostaram sobretudo da forma como foram recebidos.

O grupo, depois do treino, passeou pela zona histórica da cidade, visitou o jardim do paço episcopal (ou de S. João Baptista) de estilo barroco, mandado construir pelo bispo da Guarda, cerca de 1720, e visitou o castelo erguido pelos Templários.

Postado JF(AJCB)

Sem comentários: