sexta-feira, 9 de julho de 2010



"SETE PRINCÍPIOS"

"O Bushido, o caminho do samurai, expandiu-se a partir da fusão do Budismo e Shintoismo. Este caminho pode ser resumido em sete princípios essenciais:

1.
Gi: a decisão correcta, tomada com equidade, a atitude correcta, a verdade. Quando tivermos que morrer, morremos. Rectidão.
2. Yu: coragem impregnada de heroísmo.
3. Jin: amor universal, caridade para com a humanidade, compaixão.
4. Rei: acção correcta - a qualidade mais importante, cortesia.
5. Makoto: sinceridade absoluta, honestidade.
6. Melyo: respeito e honra.
7. Chugo: dedicação, lealdade.

Estes são os sete principios fundamentais da alma do Bushido, Bu --- artes marciais; shi --- guerreiro; do --- o caminho.

O caminho do samurai é imperativo e absoluto. O treino do corpo através do subconsciente é fundamental para isso, deste modo a enorme importância ligada à aprendizagem da acção correta ou comportamento.

O Bushido influenciou o Budismo, e o Budismo influenciou o Bushido; os elementos do Budismo encontrados no Bushido são cinco:
. apaziguamento das emoções;
. tranquilidade face ao inevitável;
. presença de espírito face a qualquer evento;
. uma exploração mais intima da morte do que da vida;
. pura pobreza.

Antes da Segunda Guerra Mundial o Mestre Zen Kodo Sawaki costumava fazer conferências aos maiores mestres de artes marciais, às mais altas autoridades do Budo. Em Inglaterra "artes marciais" são confundidas com "artes de guerra," mas no Japão é somente: o caminho. No Ocidente as "artes marciais" são uma moda, tornaram-se num desporto urbano, uma técnica, sem qualquer espírito do caminho.

Nas suas conferências Kodo Sawaki gostava de dizer que o Zen e as artes marciais tinham o mesmo sabor e eram a mesma coisa. E tanto no Zen como nas artes marciais, o treino tem um valor enorme.

Quanto tempo precisas para treinar? Muitas pessoas perguntaram-me, "Quantos anos devo praticar Zazen?" E eu respondi, "até morreres." Eles não ficaram muito felizes com esta resposta. No Ocidente as pessoas querem aprender depressa: algumas pessoas pensam que uma vez é suficiente: "Vim uma vez e percebi," dizem eles.

Mas o dojo não é como a Universidade.

No Budo, também, tu deves praticar até morreres.
"



Taisen Deshimaru, THE ZEN WAY TO THE MARTIAL ARTS (traduzido do Inglês)

Sem comentários: