segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Judo do distrito em formação em Castelo Branco; em competição em Espanha.









De acordo com o Plano de Actividades para 2015, a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco participou em Espanha numa competição juvenil e realizou uma Acção de Formação de Árbitros em Castelo Branco.

1 - No dia 21 de Fevereiro  uma Selecção de Juvenis (sub-15) participou na I Copa de Espanha Villa de Montijio, Badajoz. Os atletas foram convocados junto de clubes do Distrito, e acompanhados por dois treinadores.
Esta participação da Selecção Distrital na competição espanhola foi levada a efeito no quadro da cooperação transfronteiriça com os nossos vizinhos espanhóis com vista ao desenvolvimento do judo nestas duas regiões vizinhas.
Os resultados foram excelentes (5 medalhas e mais três lugares de topo na classificação),  visto ter sido  para muitos  a primeira participação no escalão de juvenis, e de ter sido uma prova bastante concorrida com clubes de quase todas as regiões de Espanha, e contar para o ranking juvenil desse país.
No setor masculino, Leandro Martins (-55kg), foi o 1º Classificado, vencendo todos os combates pela margem máxima: Ippon, denotando alguma superioridade face aos outros atletas; a segunda medalha foi a de 3º classificado, conseguida por Rodrigo Santos (-66kg), que realizou uma grande prestação; David Lopes (-46kg), e Pedro Alves (-38kg), foram ambos 5º classificados, tendo perdido a medalha de bronze por pouco. Por fim, Manuel Mega (-50kg), foi 7º classificado na categoria mais participada, exibindo no entanto bons pormenores técnicos para o futuro.
No sector feminino todas as atletas ficaram entre as medalhadas, pois as atletas Mariana Domingues (-52kg), Francisca Jorge (-52kg), e Ana Moura (-63kg), foram todas 3ªsclassificadas nas suas categorias.


2 - Este fim de semana foi também levado a efeito um curso de formação de árbitros, tendo sido  realizadas nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro sessões de formação com a presença de 20 formandos, sendo que destes, oito realizaram o curso pela primeira vez, e quatro foram promovidos ao escalão regional, podendo eventualmente  arbitrar provas Nacionais levadas a cabo pela Federação Portuguesa de Judo.
A formação esteve a cargo dos árbitros nacionais Manuel Pinto e Carlos Ramos, que se deslocaram propositadamente de Lisboa a Castelo branco,e foi feita com muito profissionalismo e dedicação.
Esta acção foi importante também para os treinadores presentes, pois quem faz competição ou treina atletas precisa de saber  sobre regras de arbitragem e competição.

postado adjcb

Sem comentários: