sexta-feira, 27 de abril de 2012

Telma Monteiro campeã da Europa pela quarta vez
estágio técnico associativo - treino associativo - estágio nacional de katas




1 - estágio técnico

Atletas e treinadores participaram em formação tendo em vista o desenvolvimento técnico. O Estágio Técnico Associativo realizou-se nas instalações da Academia de Judo de Castelo Branco nos dias 20 e 21 de Abril de 2012, com a participação de judocas oriundos da maioria dos clubes do Distrito. Esta acção foi dirigida sobretudo a judocas a partir de cinto castanho (1º Kyu), candidatos a exame de graduação.

2 - treino associativo

No dia 27/04/2012 também como previsto no calendário de actividades da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, o Treino Associativo no Atlético Clube Fundanense tem como principal objectivo reunir judocas competidores a partir de Juvenis 2 dos vários clubes. O trabalho incide sobretudo no aspecto competitivo, realizando os atletas vários “randoris” (treino com resistência) com adversários pouco habituais. Este tipo de treino tem vindo a realizar-se várias vezes por ano em várias localidades do Distrito.

3 - estágio nacional de katas

Entre 28 de Abril e 1 de Maio a PPJ (Federação Portuguesa de Judo) é responsável pela organização do Estágio Nacional de Katas na Lousã. Esta acção de formação engloba sobretudo treinadores que integram os Conselhos Técnicos Associativos e Comissões de Graduações. As matérias apresentadas pela Comissão Nacional de Graduações da Federação vão ao encontro das necessidades dos participantes em função do respectivo regulamento. Do distrito de Castelo Branco estão nas acções atrás referidas os treinadores António Moraes, Jorge Fernandes, José Melo, Ségio Carvalho, Fernando Lopes, Nuno Mateus, André Duarte, João Nunes e Nuno Rosa.


POSTADO JF(ADJCB)

domingo, 22 de abril de 2012

Dô/michi




Dô/ michi

"Término usado para simbolizar el principio fundamental de un sistema de pensamiento, creencia, un arte o una habilidad. En este sentido en Japón se emplea como parte del nombre de un número de habilidades tradicionales o código de comportamiento tales como sado(el camino de té) o el bushido(el camino de guerrero).

"En la Antigua China, dao o tao, en el sentido de una norma social, era un concepto importante en el confucionismo: en un concepto importante en el confucionismo; en un sentido más místico de su nombre a la filosofía conocida como taoísmo.

"En el Japón del periodo Edo, el término pronunciado michi, se convirtió en uno de los conceptos centrales de la escuela del confucionismo japonés, conocida como Kogaku (Sabiduría Antigua), con un significado más cercano a día de hoy con la palabra shinri (verdad). Pensadores de esta escuela como Itô Jinsai afirmaron que michi era un camino o regla ética que los seres humanos deben seguir."

Tirado do facebook, postado por Shu Taira ( japonês radicado em Espanha, 9º dan judo) 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ana Hormigo, Ricardo Louro e Beatriz Milheiro em alta.



Beatriz Milheiro chamada à seleção

A judoca Beatriz Milheiro do escalão cadete (sub 17) foi a única atleta do Distrito convocada para integrar a seleção nacional e participar na Taça da Europa de Portugal 2012 realizada nos dias 14 e 15 de Abril em Miranda do Corvo.
Numa categoria de peso com oito participantes (-70 kg), Beatriz defrontou na primeira ronda a espanhola Sara Rodriguez a qual não conseguiu vencer e que viria a vencer a categoria.
No combate das repescagens a judoca da Escola de Judo Ana Hormigo lutou frente a atleta da Croácia Matea Borozan. Num combate bastante equilibrado, a albicastrense acabou também por ceder pela margem mínima no ponto de ouro.
É de salientar que a albicastrense, primeiro ano neste escalão, estreou-se numa prova do circuito europeu com a participação de 206 atletas, de um total de 18 países: Portugal, Alemanha, Bielorrússia, Bulgária, Bósnia, Chipre, Dinamarca, Grã-Bretanha, Luxemburgo, Noruega, Suíça, Espanha, Itália, Roménia, República Checa, Geórgia, Polónia e Croácia.
A competição será seguida por um Estágio Internacional, que decorre de 16 a 18 de abril no Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo.

Estágio de preparação para o Campeonato da Europa de Judo

Os judocas albicastrenses Ana Hormigo e Ricardo Louro estiveram mais um fim-de-semana (13 a 15 de Abril) integrados num estágio nacional de competição que decorreu no Complexo Desportivo do Jamor em Lisboa.

Neste estágio as seleções júnior e sénior realizaram os últimos treinos com intuito de preparar o Campeonato da Europa em Chelyabinsk na Rússia. Os treinos foram bidiários e com duração de 2 horas de forma a afinar alguns pormenores técnico-táticos específicos da modalidade.

Dos 7 judocas convocados para o Campeonato da Europa, Ana Hormigo participará na sua habitual categoria de peso (-48 kg) e tentará os mínimos para os Jogos Olímpicos, sendo que esta é a última prova de qualificação olímpica.

Na semana anterior Ricardo Louro aproveitou para participar num estágio em Espanha no Club Judo Formentera, a convite dos treinadores do clube anfitrião, realizando também uma competição internacional na sua categoria de -100 kg. Ricardo Louro realizou dois combates tendo vencido um e saindo derrotado no seguinte, alcançando assim o 2º lugar do pódio.

postado AL(EJAH)

sábado, 14 de abril de 2012

terça-feira, 3 de abril de 2012

JUDO NA BEIRA INTERIOR EM TEMPO DE PÁSCOA - TELMA MONTEIRO NO ESTÁGIO DE PÁSCOA DA ESCOLA DE JUDO ANA HORMIGO






1 - Judoca Ricardo Louro na Suíça com a seleção nacional

O judoca Ricardo Louro, campeão nacional sub 23 e campeão universitário, mereceu a confiança do selecionador nacional para representar Portugal no Swiss Judo Open 2012. A prova decorreu nos dias 24 e 25 de Março no Centre Sportif du Bois-des-Frères em Genebra e contou com a participação de 15 nações e mais de 400 atletas.

O judoca albicastrense na categoria -100kg defrontou no primeiro combate o atleta da Costa do Marfim, Amadou Kanate, a quem viria a ceder pela pontuação máxima. Apesar de ficar afastado da competição, Ricardo Louro ganhou pela experiência numa categoria de peso onde participaram 30 atletas.

Este atleta irá integrar novamente a seleção nacional na participação em estágios nacionais e competições internacionais de forma a conseguir alcançar os mínimos para o Campeonato da Europa de Sub 23.

Em representação do seu clube Escola de Judo Ana Hormigo estão também agendados alguns estágios e competições internacionais.


2 - Escola de Judo Ana Hormigo realiza Treino Mensal de Março


Realizou-se no dia 24 de Março de 2012 mais um treino mensal da Escola de Judo Ana Hormigo, agendado no seu calendário de atividades. Participaram neste treino 60 atletas dos 6 anos à idade sénior divididos por três sessões: das 8:00 h às 10:00 h para iniciados (10 anos) aos seniores, das 10:30 h às 11:30 h para benjamins dos 3º e 4º anos e finalmente das 11:30 h às 12:30 h para benjamins dos 1º e 2º anos.

Participaram os núcleos do Judo Clube União Albicastrense, Judo Clube Alcainense, Jardim-Escola João de Deus de Castelo Branco e Projeto+ do Agrupamento Cidade de Castelo Branco.

Este treino mensal serviu para aperfeiçoar técnicas e movimentos já conhecidos, bem como aperfeiçoar o treino de luta (randori). Durante o treino, vários atletas realizaram exames de graduação os quais demonstraram muito empenho e dedicação.


3 - Idanha-a-Nova acolhe Estágio de Judo com atletas olímpicas

Pelo terceiro ano consecutivo a Escola de Judo Ana Hormigo escolheu a zona raiana para organizar a III Edição do Estágio de Judo da Páscoa. Todos os anos, na primeira semana de férias escolares, a equipa técnica da escola de judo organiza uma concentração de judo para preparar as competições que se avizinham. Assim, entre os dias 26 e 29 de Março 50 judocas estiveram concentrados em Idanha-a-Nova para treinar intensivamente com diferentes colegas da modalidade.

Para além dos atletas dos núcleos de Alcains e Castelo Branco da Escola de Judo Ana Hormigo, também participaram atletas da Associação Desportiva Judo Clube Portalegre, Clube de Judo de Torres Novas, Sport Clube Operário Cem Soldos de Tomar, Universidade Lusófona e Sport Lisboa e Benfica.

Deste último clube a grande presença foi a olímpica Telma Monteiro que voltou a terras beirãs para treinar com a sua colega de seleção Ana Hormigo a fim de prepararem o Campeonato da Europa de Seniores que se realiza já no próximo mês de Abril.

Houve ainda tempo para conhecer a zona raiana e realizar um passeio por Penha Garcia que muito encantou os judocas dos clubes convidados.

Os judocas ficaram hospedados e treinaram numa unidade hoteleira da vila e as refeições ficaram ao encargo do típico restaurante idanhense Helana.

Este estágio teve o apoio incondicional da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova que tem demonstrado um grande interesse em desenvolver ações desta modalidade no seu concelho.

postado AL(EJAH)