terça-feira, 31 de maio de 2011

ana hormigo no "moscow judo grand slam"




Grand Slam FIJ de Moscovo
Moscovo - Rússia, 28 e 29 de Maio

A Selecção Nacional de Judo voltou a brilhar este fim-de-semana com a conquista de uma medalha no Grand Slam de Moscovo 2011, uma das mais importantes provas do circuito mundial.

Joana Ramos conquistou a medalha de bronze nos - 52 kg após ter vencido a mongol Solongo Baatarsaikhan, Majlinda Kelmendi (IJF), a espanhol Ana Carrascosa e antes de ser afastada da final pela nipónica Yuka Nishida.
Telma Monteiro teve uma competição menos conseguida, tendo sido derrotada pela russa Irina Zabludina, depois de vencer a britânica de Gemma Howell, classificando-se em 9º.
Ana Hormigo não passou do primeiro combate frente à holandesa Birgit Ente.
No sector masculino, João Pina venceu o atleta do Quirguistão Azat Kubakaev e o austríaco Peter Scharinger, mas foi derrotado pelo russo Murat Kodzokov, terminando num honroso 5º lugar.
Ainda na primeira jornada deste Grand Slam competiram Nuno Carvalho e Sergiu Oleinic, nos - 60 kg e - 66 kg, respectivamente, que acabariam por ser eliminados precocemente ao primeiro combate.
No segundo dia competiram Diogo Lima nos - 81 kg e Yahima Ramirez nos - 78 kg.

Diogo Lima bateu o atleta do Quirguistão Ylia Velikorodny, o húngaro Laszlo Csoknyai, mas acabou vencido no combate com o russo Ivan Nifontov, terminando a prova em 9º lugar.
Yahima Ramirez obteve igual classificação, mas com menos combates realizados: venceu a venezuelana Keivi Pinto, mas foi batida pela húngara Abigel Joo.

tirado do site da FPJ

Johnny Cash - San Quentin (Live from Prison)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

actividades adjcb - RICARDO LOURO CAMPEÃO NACIONAL SUB 23 - taça de portugal sub 23 - campeonato nacional sub 23 - calendário associativo



Equipa da Academia de Judo de Castelo Branco na Taça de Portugal


- taça de portugal sub 23

A Taça de Portugal de Judo destinada a equipas Sub 23 realizou-se no Palácio de Desportos de Torres Novas no dia 22 de Maio de 2011. Participou na prova a Academia de Judo de Castelo Branco com uma equipa constituida por José Maria Águas -60kg; João Rafael e Pedro Gonçalves -66kg; Pedro Faustino -73kg; Micael Gonçalves -81kg; e João Dias +81Kg; todos a participar na categoria acima do habitual, saiu vitoriosa nas categorias de -60 e +81 Kg, não sendo suficiente para ultrapassar a equipa do Judo Clube de Coimbra.

- campeonato nacional sub 23

No dia anterior realizou-se no mesmo local o Campeonato Nacional de Sub.23 no qual participou a Academia de Judo de Castelo Branco com Duarte Dias -60 kg, João Rafael -66kg, Micael Gonçalves -73kg, e João Dias -81 Kg; e a Escola de Judo Ana Hormigo com Luis Marques -60kg, Mariana Milheiro -70kg, e Ricardo Louro -100Kg. Ricardo Louro alcançou o 1º lugar, sendo campeão nacional na categoria.

- taça cidade castelo branco - judoaventura

Estas provas fecham assim o primeiro semestre de provas nacionais organizadas pela Federação Portuguesa de Judo. Por cá a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco tem em mãos a 27ª Taça Cidade de Castelo Branco para Séniores que se realiza a 18 de Junho e o 11º Estágio de Verão “Judoaventura” (8 aos 12 anos) a 25 e 26 de Junho.

postado JF(ADJCB)


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gracie Covilhã em Seminário orientado por Robin Gracie



Decorreu em Lisboa no dia 21 de Maio um seminário organizado pela escola Gracie Jiu Jiutsu Lisboa, orientado por Robin Gracie, que tem escola em Barcelona. Robin é uma importante referência no panorama do estilo BJJ.


Da Covilhã estiveram presentes praticantes da modalidade organizados na Gracie Covilhã.

fotografia BT(GC)

Ricardo Louro, Campeão Nacional Sub 23





O judoca Ricardo Louro da Escola de Judo Ana Hormigo, Vice-Campeão Nacional de Seniores, conquistou no passado sábado (dia 21 de Maio), no Palácio dos Desportos de Torres Novas, o título de Campeão Nacional Sub 23 na categoria -100 kg. Poderá vir a ser uma aposta para o Campeonato da Europa de Sub 23 a realizar em Novembro, no Azerbaijão.

Ricardo Louro entra para a história do judo distrital por ser o primeiro campeão nacional de judo neste escalão.

Do mesmo clube também participaram Luís Filipe Marques (-60 kg) e Mariana Milheiro (-70 kg). Os dois judocas ainda juniores de 1º ano não conseguiram passar o primeiro combate, nesta prova que requer um pouco mais de experiência competitiva. A judoca Carolina Gonçalves, apurada para esta prova e uma forte candidata às medalhas não participou por estar a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo.



Ana Hormigo preparada para atacar no circuito mundial



Depois do Campeonato da Europa em Abril, a judoca internacional Ana Hormigo está preparada para entrar em acção nas competições de apuramento olímpico.

Já no próximo fim-de-semana compete no Grand Slam de Moscovo (28 de Maio) na Rússia. Quinze dias depois participará na Taça do Mundo de Lisboa (11 Junho), na semana seguinte no Grand Slam do Rio de Janeiro (18 de Junho) e na Taça do Mundo de São Paulo (25 de Junho). Estas competições integram o circuito mundial, pontuáveis para o ranking de acesso aos Jogos Olímpicos Londres 2012.

postado AL(EJAH)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Escola de Judo Ana Hormigo - IV TORNEIO FINAL DE AULAS - 19 de Junho de 2011



A Escola de Judo Ana Hormigo realizará uma pequena competição saudável onde o lema será “Um pódio para todos!”. Irá proporcionar aos atletas e familiares um momento de lazer, harmonia e felicidade através da actividade física; oferecer experiências ricas em bem estar; desenvolver o espírito competitivo com o uso das regras de competição de forma a ser criada uma ligação do futuro da modalidade com a sua cultura.

A prova será no dia 19 de Junho de 2011 no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, Rua de S. Miguel das Palmeiras - Bairro Ribeiro de Perdizes, em Castelo Branco. Aberta a todos os clubes abrange os escalões femininos/masculinos mais baixos, desde benjamins, nascidos a 2005, até Juvenis de último ano com 14 anos.

Inscrição: Até ao dia 13 de Junho de 2011, às 18 horas, ao cuidado do Prof. Abel Louro pelo seguinte contacto: 961163839

Horários:
13:30 às 14:00 horas – Pesagem de todos os atletas.
14:00 às 14:30 horas – Sorteio e aquecimento dos atletas.
14:30 às 18:00 horas – Actividade de competição (organizados em grupos de 4 atletas, todos fazem 3 combates).

Mais informações:
Prof. Abel Louro - 961 163 839;
Prof. Ana Hormigo – 933532232;
Prof. Ricardo Louro – 968 587 179
Prof. José Duarte – 966 595 373

Escola de Judo Ana Hormigo, Rua Médico Costa Leitão, nº 30 1º Andar – 6005-079 Alcains Email: escoladejudoanahormigo@gmail.com – Blog: http://www.escoladejudoanahormigo.blogspot.com

postado AL(EJAH)

Mandela Day 2011/Maior Aula de Judo do Mundo - 1 de Junho, Terreiro do Paço, Lisboa





CONVITE


Vimos por este meio convidar os vossos alunos/associados a participar no Mandela Day 2011/Maior Aula de Judo do Mundo, um evento com cobertura televisiva nacional e internacional que se realizará no próximo dia 1 de Junho, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
O QUÊ
Designado pela Fundação Nelson Mandela como um dos eventos de abertura da iniciativa global Mandela Day 2011, esta é a iniciativa de maior visibilidade do movimento de solidariedade social Achieve, Collect & Give Back, promovido pela Escola de Judo Nuno Delgado, e que se destina a proporcionar formação desportiva e cívica a crianças e jovens em situação de risco.
QUEM
Judocas ou não, 7.000 crianças e jovens (a partir dos 6 anos), oriundos de todo o país e de comunidades lusófonas, vestindo um kimono (que receberão à chegada) irão interpretar uma coreografia criada a partir dos conceitos fundamentais do judo (superação, auto-conhecimento e solidariedade) e, simultaneamente, concretizar a Maior Aula de Judo do Mundo e criar o Maior Arco-Íris Humano (o símbolo da esperança, união dos contrários e integração social, conceito defendido por Nelson Mandela), dois dos recordes com que, nesse dia, Portugal se inscreverá no Guinness World of Records.
QUANDO
No próximo dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança e data do lançamento mundial dos Mandela Day, efeméride criada pela Fundação responsável pelo legado de Madiba (www.nelsonmandela.org). Hora de chegada: entre as 10h e as 11h, dando-se início, ao meio-dia em ponto, da Maior Aula de Judo do Mundo, com uma duração estimada de 15 minutos.
ONDE
O Terreiro do Paço, a “sala de visitas” da capital e uma das maiores praças do mundo, volta a receber um evento mediático com repercussão nacional e internacional, depois da visita do Papa. E, à semelhança do Logótipo Humano do EURO 2004, volta a mostrar ao mundo a capacidade de mobilização dos portugueses quando motivados por valores universais.
COMO
De forma individual ou colectiva, basta inscrever-se em qualquer das 49 lojas Ponto Já do Instituto Português da Juventude ou no site www.maiorauladejudo.com. No entanto, salvaguarda-se que será dada prioridade às inscrições de grupo, com transporte organizado, apesar do IPJ estar disponível para colaborar com as escolas e associações no sentido de encontrar transporte adequado para todos os interessados. E esgotadas as 7.000 inscrições, todas as pessoas serão bem vindas, para assistir à Maior Aula de Judo do Mundo. Após a inscrição ser confirmada, serão enviadas informações referentes ao itinerário e pontos de chegada, localizados em instalações da Marinha, que juntamente com o Exército e a Força Aérea participam nesta organização, disponibilizando efectivos que em colaboração com os acompanhantes (professores e monitores) procederão à recepção, entrega dos kimonos e encaminhamento dos participantes para as respectivas filas do arco-íris desenhado no Terreiro do Paço, como constante na maqueta em anexo. Os telefones 707 20 30 30 (IPJ) e 91 171 83 73 (Escola de Judo Nuno Delgado) estão disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
PORQUÊ
No final do evento, todos os participantes irão devolver os kimonos utilizados, e assim doá-los para a iniciativa de cariz social “Formar Campeões para a Vida”. A génese de todo este movimento é um acto de responsabilidade social, justificativo do cinto (rainbow belt) com que todos os participantes serão graduados. E que, juntamente com o respectivo boné guardarão como recordação desta sua participação na Maior Aula de Judo do Mundo. Uma apresentação massiva, ritmada e ao som de música (o hino Achieve, Collect & Give Back), com uma coreografia que será ensinada no local (e que dispensa conhecimentos prévios de judo), promovendo a prática saudável de uma actividade de cariz educativo.
ANEXOS
Maqueta do Terreiro do Paço e folheto explicativo do movimento. Será disponibilizado online o despacho escolar do Ministério da Educação, entidade que, juntamente com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto (através do IPJ e IDP), Secretaria de Estado da Defesa (com os três ramos das Forças Armadas) e Câmara Municipal de Lisboa, co-organizador deste evento, têm possibilitado a materialização deste sonho que, como canta a música, comanda a vida.



Saudações desportivas e solidárias
Nuno Delgado



RESERVE JÁ O SEU KIMONO. VAMOS FAZER HISTÓRIA

quinta-feira, 19 de maio de 2011

terça-feira, 17 de maio de 2011

Felipe Nave, atleta do Gracie Covilha (da associação Gracie Lisboa), 1º lugar





A Gracie Lisboa participou este domingo no Warrior Challenge VII, em Corroios, com uma equipa de 6 competidores, tendo conseguido os seguintes resultados:


Maximus - 1º lugar
António Silva - 1º lugar
Lud - 1º lugar
Nave - 1º lugar
Marreiros - 3º lugar

Na classificação geral a equipa ficou em segundo lugar. Nave, da Gracie Covilhã (da associação Gracie Lisboa), foi 1º na sua categoria.

Obrigado a todos os que lutaram e aos que apoiaram a equipa.

postado BT(GC)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

XVI Gala dos Globos de Ouro da SIC 2011, 29 de Maio, Coliseu dos Recreios - Lisboa


Rui Rosa



Telma Monteiro



João Pina


XVI Gala dos Globos de Ouro da SIC 2011
29 de Maio, Coliseu dos Recreios - Lisboa




"O Judo nacional está em grande destaque com as nomeações, aos Globos de Ouro da SIC, de dois atletas e um treinador, na categoria de Desporto:

Telma Monteiro - nomeada para Melhor Desportista Feminina do Ano 2010
João Pina - nomeado para Melhor Desportista Masculino do Ano 2010
Rui Rosa - nomeado para Melhor Treinador do Ano 2010

A judoca Telma Monteiro (SLB) é detentora de um currículo desportivo extraordinário e foi vencedora do Globo de Ouro de Melhor Desportista Feminino 2009, estando este ano mais uma vez nomeada devido aos seus excelentes resultados em 2010, dos quais destacamos o título de Vice-Campeã do Mundo conquistado no Mundial de Tóquio 2010 e a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Viena 2010. Na mesma categoria estão nomeadas Jessica Augusto e Naide Gomes (Atletismo) e Teresa Portela (Canoagem).

João Pina (SCP) é o atual Bi-Campeão da Europa de Judo, na categoria de - 73 Kg, e é também detentor de um excelente currículo desportivo destacando-se, nos seus resultados em 2010, a conquista da medalha de ouro no Campeonato da Europa de Seniores de Viena 2010 e a medalha de ouro no Grand Prix FIJ de Roterdão - Holanda 2010. Na mesma categoria estão nomeados Armindo Araújo (Automobilismo), Cristiano Ronaldo e Fábio Coentrão (Futebol).

Rui Rosa está nomeado na categoria de Melhor Treinador do Ano 2010 na qualidade de treinador da atleta olímpica Telma Monteiro. Possui um excelente curriculo quer como atleta - foi várias vezes Campeão Nacional de Juniores e de Seniores, atleta olímpico e participou em vários Campeonatos do Mundo e da Europa), quer como treinador - tem sido treinador de vários atletas olímpicos, medalhados em Campeonatos da Europa e do Mundo. Atualmente, é treinador da Seleção Nacional de Seniores Femininos e treinador do clube Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Na mesma categoria estão nomeados Domingos Paciência, Jorge Jesus e José Mourinho (Futebol).

Foi uma "Comissão de Notáveis" composta por 73 personalidades de mérito reconhecido nas suas áreas específicas, que escolheu quem mais se destacou em 2010 nas categorias de Cinema, Desporto, Moda, Música e Teatro e que decidirá os vencedores desta edição dos Globos de Ouro da SIC.

A Gala dos Globos de Ouro vai realizar-se no dia 29 de Maio (Domingo), no Coliseu dos Recreios, e será transmitida em directo na SIC a partir das 22h00.

Visite o site http://aeiou.caras.pt/globosdeouro e deixe um comentário de apoio a Telma Monteiro, João Pina e Rui Rosa."

postado fpj

domingo, 8 de maio de 2011

Maior Aula de Judo - Beirões aderem com entusiasmo ao desafio de Nuno Delgado




No âmbito da iniciativa global Mandela Day, o Campo Mártires da Pátria acolheu esta tarde a «Maior aula de Judo de Castelo Branco» integrada no movimento social Achieve, Collect & Give Back, projecto da Escola de Judo Nuno Delgado que está a percorrer o país num “tour” de cariz solidário

Este evento registou uma forte adesão de centenas de pessoas que participaram de forma entusiástica neste modelo inovador de aula de judo, adaptado a ritmos e sons musicais, e desenvolvido de forma lúdica.

Nuno Delgado foi homenageado pela Associação Distrital de Judo com entrega de medalha e de placa comemorativa. Seguiu-se a apresentação da coreografia que motivou o muito público a acompanhar. O grupo de “Bombos da Lardosa” iniciou e encerrou o evento. Em ambiente de festa houve ainda lugar para demonstrações de judo com judocas da Academia e da Escola de Judo Ana Hormigo.

postado adjcb/ejah

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Comunidade Escolar recebe Maior Aula de Judo de Castelo Branco



A Maior Aula de Judo de Castelo Branco arrancou no dia 4 de Maio de 2011 no pavilhão da Escola Afonso de Paiva.
Cerca de mil alunos, provenientes dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Paiva e João Roiz, bem como do Centro Social Padres Redentoristas e de Clubes de Judo da Associação de Castelo Branco, receberam efusiva e entusiasticamente Nuno Delgado, mentor do projecto social, e a judoca olímpica Ana Hormigo.
Nuno Delgado enalteceu a disponibilidade de professores e alunos e explicou os princípios fundamentais do judo na formação de cada um de nós. A adesão dos pequenos grandes campeões foi imediata assim que se iniciou esta aula inovadora em ambiente de festa, com coreografia apresentada por Olga Bizarro.
Houve ainda lugar no final para demonstrações de judo executadas por atletas da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco.

postado JF(ADJCB)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sala de Judo Prof. António Matias em Festa



Na passada semana a Associação Judo Clube União Albicastrense festejou o III aniversário da Sala de Judo Prof. António Matias, inaugurada no dia 26 de Abril de 2008.

Os seus sócios, atletas e encarregados de educação cantaram os parabéns ao jovem clube da cidade, que já é uma referência da modalidade a nível nacional.

Todos os presentes festejaram o momento, seguido de um treino em conjunto entre os vários escalões etários, de forma a marcar mais um ano da vida do clube.

postado AL(EJAH)

Academia de Judo de Castelo Branco em provas nacionais




1)

A Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco esteve representada no Campeonato Nacional de Equipas Séniores, no qual participaram 14 equipas, sendo a da Academia constituída por Duarte Dias, – 60Kg; Nuno Rosa, –66 kg; Micael Gonçalves, -73kg; João Dias, -81kg; Rui Candeias, -90kg; e João Nunes, +90kg.
Ficou em primeiro lugar a equipa do Sporting Clube de Portugal, seguida da Universidade Lusófona, Associação Académica de Coimbra, e Oficinas São José, Lisboa.

2)
O Nacional de Juvenis realizou-se no dia seguinte, 1 de Maio, também no Pavilhão Multiusos de Odivelas, tendo participado João Pedro Lopes, -55kg; e Guilherme S. Pedro, -73kg. Andreia Mesquita, -63 Kg, representou o Externato de Alpedrinha.

3)
Realizou-se ainda no mesmo dia o Campeonato Nacional Absoluto, sendo Francisco Matos o representante da Academia de Judo de Castelo Branco. Verificou-se a vitória nesta prova de Diogo Lima -81 Kg, com raízes no distrito.Francisco Matos perdeu na eliminatória perante o vencedor da prova, não conseguindo ultrapassar na repescagem

postado JF(Academia)

Beatriz Milheiro Campeã Nacional de Juvenis



1)
Cinco atletas da Escola de Judo Ana Hormigo marcaram presença no Campeonato Nacional de Juvenis, 13 e 14 anos, realizado no Pavilhão Multiusos, em Odivelas: Diana Vinheiras, -40 Kg; Beatriz Milheiro, +63 Kg; Vítor Geirinhas, -46 Kg; Fábio Salavessa, -50 Kg; e Tiago Manteigas -55 Kg.
Beatriz Milheiro sagrou-se campeã nacional de juvenis na categoria de +63 Kg; competiu numa poule de 4 atletas, vencendo pela pontuação máxima, Ippon; realizou uma prova excelente, superando assim o resultado do ano anterior de vice-campeã nacional.
Esteve também em destaque Vítor Geirinhas na categoria -46 Kg; conseguiu alcançar um honroso 5º lugar na classificação final. Diana Vinheiras realizou bons combates na sua poule.Fábio Salavessa e Tiago Manteigas realizaram cada um apenas um combate.

2)
No mesmo dia, para competir no Campeonato Nacional de Absolutos, prova aberta a qualquer atleta, independentemente da sua categoria de peso, apresentaram-se 32 atletas, entre os quais Ricardo Louro e José Duarte, da EJAH. Ricardo Louro venceu o primeiro combate e perdeu o segundo, e acabou por não ser repescado. José Duarte realizou dois bons combates.

postado AL(EJAH)