terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Beatriz Milheiro 3ª no Nacional de Cadetes - Ana Hormogo 7ª em Paris, 5ª em Budapeste


Beatriz Milheiro de Bronze no Campeonato Nacional de Cadetes

Ana Hormigo 7ª em Paris e 5ª em Budapeste


A judoca Beatriz Milheiro era uma das grandes promessas da Escola de Judo Ana Hormigo para o Campeonato Nacional de Cadetes (14 e 15 anos) que se realizou no passado sábado, dia 11 de fevereiro.

A albicastrense campeã nacional de juvenis 2011 participou na categoria -70 kg e foi mesmo a atleta em destaque. Beatriz venceu dois combates pela pontuação máxima (ippon) frente a adversárias do Judo Clube Ramo Grande e do Atlético Clube Marinho, e foi derrotada em outros dois frente a judocas mais experientes, sagrando-se assim em 3º lugar nesta competição.

Do mesmo clube, Luís Diogo, a participar pela 2ª vez neste escalão e na categoria mais leve (-42kg), não conseguiu superar o seu único adversário do Sport Algés e Dafundo.

Do núcleo de Alcains participaram Vitor Geirinhas (-50 kg) e Tiago Manteigas (-55kg), ambos campeões zonais e vencedores da prova de Góis no mês anterior. Apesar de serem estreantes neste escalão, recaía sobre eles a esperança de alcançarem um bom resultado. Vítor acabou por ser surpreendido pelo primeiro oponente do Ginásio Clube Português tendo sofrido uma lesão na mão esquerda, o que o levou a abandonar na fase de repescagens. Tiago realizou um bom combate frente ao atleta do Judo Clube de Sintra mas não foi suficiente para obter a vitória, tendo sido eliminado logo nesta fase da competição.

Apesar dos atletas da Escola de Judo Ana Hormigo igualarem o resultado do ano anterior, uma medalha de bronze, para os técnicos da Escola de Judo Ana Hormigo as expetativas eram maiores, pois todos os atletas se encontravam numa boa forma física. No entanto salienta-se o bom resultado da judoca Beatriz Milheiro que já conta no seu currículo desportivo com 3 medalhas nos campeonatos nacionais de judo.


A atleta olímpica Ana Hormigo viajou no passado dia 3 de Fevereiro para Paris para iniciar uma jornada de duas competições e um estágio com o objectivo de alcançar mais pontos para a tão desejada qualificação olímpica.

No dia 4 de Fevereiro a judoca entrou em ação no Grand Slam de Paris, competição considerada como a mais forte e competitiva do ranking mundial.

Na primeira ronda Ana Hormigo ficou isenta, sendo que no seu primeiro combate viria a vencer uma atleta da casa pela pontuação máxima (ippon). Nos oitavos-de-final encontrou atleta brasileira sarah Menezes, 3º do ranking mundial e cabeça de série nesta prova. A atleta da AJCUA, 22ª do ranking mundial, bem se esforçou mas acabaria por ser derrotada pela pontuação mínima (yuko) alcançando um honroso 7º lugar, o que mesmo assim não lhe conferiu qualquer pontuação para o ranking já que a albicastrense necessitava de, pelo menos, um 5º lugar.

Depois da competição Ana Hormigo participou com a seleção nacional no estágio realizado no Institut du Judo em Paris, com mais de 1000 atletas de diversas selecções de todo o mundo, com vista a preparar as próximas competições.

No final da semana a judoca albicastrense viajou para Budapeste, para na capital húngara disputar mais uma taça do mundo. Nesta prova, onde só pontua para o ranking mundial se chegar às finais, a atleta beirã entrou determinada vencendo no primeiro combate a romena Diana Kovacs por ippon, no segundo a alemã Michaela Baschin também pela pontuação máxima e nos quartos-de-final a inglesa Kimberly Renicks que derrotou pela decisão dos juízes com três bandeiras a seu favor. Na meia-final Ana entrou determinada frente à coreana Bo Kyeong Jeong mas logo no primeiro ataque Ana Hormigo ressentiu-se de uma lesão e acabou por ser forçada a abandonar a luta e a restante competição. A sua adversária da Coreia viria a vencer a competição e Ana Hormigo acabou por quedar-se com o 5º lugar.

A atleta de Castelo Branco regressou a Portugal com o objetivo de ser reavaliada pelo médico, sendo certo que não estará presente no seu próximo compromisso no Grand Prix da Alemanha.

Restam assim 2 provas para obter mínimos para os Jogos Olímpicos, Taça do Mundo da Polónia ainda em Fevereiro e Campeonato da Europa em Abril na Rússia.

postado AL(EJAH)

Sem comentários: