sábado, 29 de outubro de 2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

bronze para Ricardo Louro no Nacional de Seniores - treino mensal da EJAH - Ana Hormigo e Ricardo Louro em Abu Dhabi







Ricardo Louro de bronze no Campeonato Nacional de Seniores

A Escola de Judo Ana Hormigo deslocou-se no passado dia 23 de Outubro até ao Pavilhão Multiusos de Odivelas para participar com 4 atletas no Campeonato Nacional de Seniores.

O vice-campeão nacional de seniores da edição 2010, Ricardo Louro, forte candidato à medalha de ouro na categoria -100 kg, começou bem o dia ao ficar isento na primeira ronda e, na segunda, derrotar o atleta da Associação Académica de Coimbra pela pontuação máxima (ippon).

Na meia-final, Ricardo Louro acabou por defrontar o seu colega de selecção Jorge Fonseca do Sporting Clube Portugal. Num combate de grande espectáculo e sempre equilibrado, Ricardo Louro acabou por cometer um pequeno erro a 10 segundos do fim permitindo o seu adversário levar vantagem quase máxima (wazari).

Na disputa da medalha de bronze, Ricardo Louro defrontou outro atleta da Associação Académica de Coimbra, a quem nunca tinha vencido. Nesse combate Ricardo pontuou com duas grandes vantagens, wazari e ippon, o que lhe garantiu o 3º lugar no pódio.

A júnior Mariana Milheiro na categoria -70 kg venceu 2 dos 4 combates disputados no grupo, acabando no final por ficar com igual número de vitórias entre as judocas que viriam a conquistar o 2º e o 3º lugar, no entanto a albicastrense ficou afastada do pódio pela diferença de pontos das suas adversárias conquistando assim o 4º lugar.

Participaram ainda Luís Filipe Marques na categoria -60 kg e o alcainense José Paulo Duarte na categoria -81 kg. Ambos judocas juniores não conseguiram passar a primeira ronda e seguir em frente na competição. É de salientar que o judoca de Alcains participou pela primeira vez nesta prova, tendo conseguido vaga na lista final de atletas efectivos.

Ana Hormigo e Ricardo Louro no Grand Prix de Abu Dhabi

Os judocas albicastrenses Ana Hormigo e Ricardo Louro participaram entre os dias 16 e 18 de Outubro no Grand Prix de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A olímpica Ana Hormigo, a participar pela Selecção Nacional, tinha como objectivo pontuar para o ranking olímpico. Na primeira ronda a albicastrense ficou isenta e na segunda defrontou a sua habitual adversária espanhola. A albicastrense começou cedo a perder pela vantagem mínima (Yuko) acabando por não conseguir superar este combate que lhe daria acesso aos quartos de final.

Já Ricardo Louro a participar a expensas próprias, defrontou no primeiro combate o francês 22º classificado no ranking Mundial. Apesar de ter disputado um bom combate, a experiência do atleta francês dominou, projectando-o pela pontuação wazari. Esta prova serviu apenas para o Ricardo Louro ganhar rodagem competitiva, quanto à Ana, esperávamos conseguir ganhar aqui alguns pontos que a colocassem melhor no ranking, já que o sorteio até estava favorável, salienta Abel Louro que também acompanhou os seus atletas nesta prova.


Treino Mensal de Outubro

Oitenta judocas da Escola de Judo Ana Hormigo juntaram-se no passado dia 23 de Outubro no Dojo (sala) de Alcains para realizar mais um treino mensal.

Das 8 h às 10 h decorreu o treino para os judocas a partir dos 10 anos e das 10.30 h às 12 h para os judocas a partir dos 6 anos até aos 9 anos.

Foi possível ao longo destes treinos melhorar o nível competitivo dos atletas mais velhos com treino específico de luta, os mais novos para além de desenvolverem as suas capacidades técnicas e físicas, desenvolverem o espírito de camaradagem e companheirismo, associados a valores de entre ajuda e auto estima.

Durante este treino mensal, foram também realizados exames de graduação a vários atletas, sendo que os mesmos demonstraram imensas capacidades e bons conhecimentos teóricos e práticos, para os que passaram neste exigente teste os nossos parabéns por mais esta etapa alcançada.

postado AL(EJAH)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

judoca de Belmonte no Nacional de Seniores do próximo dia 23


Foi no dia 1 de Outubro passado que se realizou o campeonato zonal de apuramento para o campeonato nacional de seniores a realizar-se em Lisboa no próximo dia 23 de Outubro. Filipe Nave competiu pelo seu clube AUBI na categoria de - 90 kg e ganhou a categoria tendo ficado automáticamente apurado para a prova nacional do dia 23.

Torneio Sabugal 2011 e Ana Hormigo na Selecção Nacional



Escola de Judo Ana Hormigo invade Sabugal

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola de Judo Ana Hormigo participou no Torneio do Sabugal que decorreu no passado sábado, dia 8 de Outubro.

Dos 100 participantes neste torneio, 45 judocas pertenciam à escola da olímpica albicastrense, estando representados os núcleos da Associação Judo Clube União Albicastrense, Associação Judo Clube Alcainense e Jardim-escola João de Deus de Castelo Branco.

Os pequenos judocas a partir dos 6 anos demonstraram as suas habilidades na modalidade, realizando vários encontros.

Ao longo desta actividade prevaleceu principalmente o convívio e o companheirismo entre as crianças dos diversos clubes dos distritos de Castelo Branco, Aveiro, Viseu e Guarda.

No final, o clube com maior representatividade (Escola de Judo Ana Hormigo) arrecadou 12 medalhas de ouro, 11 de prata e 22 de bronze.

Ana Hormigo, Mariana Milheiro e José Paulo Duarte na Selecção Nacional

No mesmo dia três judocas da Escola de Judo Ana Hormigo estiveram a estagiar no complexo desportivo do Jamor, em Lisboa com as selecções nacionais júnior e sénior.

O objectivo foi a preparação para o campeonato do mundo de juniores e as competições internacionais para os seniores.

As duas judocas albicastrenses, já habituais na selecção, não faltaram à concentração para treinar com as respectivas equipas, enquanto o judoca júnior alcainense, José Paulo Duarte, estreou-se na capital a fim de conhecer a realidade da alta competição.

Os treinos decorreram em dois períodos (das 10.00h às 12.00h e das 17.00h às 19.00h)) e foram orientados pelos selecionadores nacionais, Rui Rosa e João Neves.

postado AL(EJAH)

domingo, 9 de outubro de 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

bronze para Ana Hormigo em Roma.




Escola de Judo Ana Hormigo no Zonal de Seniores

No passado sábado dia 1 de Outubro realizou-se o Campeonato Zonal Seniores em Castelo Branco, a contar para o ranking de apuramento para o Campeonato Nacional da modalidade a realizar em Lisboa, no próximo dia 23 de Outubro.

Apesar de este campeonato da zona centro-sul se destinar também aos atletas dos distritos de Portalegre e de Évora, apenas participaram judocas do Distrito de Castelo Branco.

Em representação da Escola de Judo Ana Hormigo, participaram os atletas Ricardo Louro, Luís Filipe Marques (Associação Judo Clube União Albicastrense) e José Duarte (Associação Judo Clube Alcainense). Já apuradas para a prova rainha do judo português ficaram a olímpica Ana Hormigo e a júnior Mariana Milheiro, ambas da AJCUA.

O já experiente atleta Ricardo Louro -100 Kg (AJCUA) alcançou o título de campeão zonal, com uma vitória contra o atleta Francisco Matos pela pontuação máxima Ippon sem grandes dificuldades.

Luís Filipe Marques, a participar nos -60 Kg (AJCUA), venceu também o seu único combate pela pontuação máxima Ippon, alcançando assim o lugar mais alto do pódio.

José Duarte (AJCA) -81 Kg, não conseguiu vencer o seu combate, tendo vergado pela pontuação máxima Ippon frente ao atleta João Dias da academia.

Ana Hormigo e Mariana Milheiro, -48 Kg e -70 Kg respectivamente, não tiveram adversárias na zona para defrontar, o que as apurou automaticamente para o campeonato nacional.

Com estes resultados obtidos, a Escola de Judo Ana Hormigo terá no dia 23 deste mês uma representação de quatro atletas directos e possivelmente mais um elemento que entrará através de pontuação alcançada noutras provas. Esta equipa irá tentar trazer para a cidade albicastrense mais medalhas em provas nacionais como tem sido habitual.


Medalha de bronze para Ana Hormigo em Roma

Jogos Olímpicos cada vez mais perto

A judoca internacional Ana Hormigo alcançou este fim-de-semana mais uma importante conquista rumo a Londres 2012. A atleta albicastrense em representação da selecção nacional ganhou a medalha de bronze na categoria de -48 Kg na Taça do Mundo de Roma. Depois do ouro em Praga e em Lisboa, Hormigo conquista o 3º lugar na capital italiana, somando preciosos 40 pontos no ranking mundial.

Segunda cabeça de série nesta prova, fruto de uma grande época que está a realizar, a atleta beirã passou isenta na primeira eliminatória, venceu a segunda eliminatória frente à atleta romena, Diana Kovacs, pela pontuação máxima Ippon, e nos quartos-de-final derrubou também pela pontuação máxima a atleta francesa Aurore Climence. Nas meias-finais frente à sua habitual adversária transalpina, Valentina Moscatt, e a quem nunca tinha cedido, Hormigo saiu derrotada após o golden score (tempo extra para desempate) onde os três juízes deram a decisão beneficiando a atleta da casa. Ana Hormigo foi assim remetida para a discussão da medalha de bronze frente à sua colega de equipa, Leandra Freitas. Apesar de ambas se conhecerem bem, a albicastrense derrotou a sua compatriota pela pontuação máxima, garantindo um lugar no pódio.

Apesar dos pontos obtidos, este resultado soube a pouco, pois o objectivo era alcançar mais uma vitória em taças do mundo. A Ana está num excelente momento e a sua participação nesta prova passava por alcançar o máximo de pontuação (100 pontos), no entanto o trabalho está a ser reconhecido, refere Abel Louro.

Ana Hormigo participará brevemente no Grand Prix de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (15 a 18 de Outubro) e onde a vitória irá pontuar 200 pontos. Nessa competição Ana Hormigo contará também com o seu colega de clube, Ricardo Louro, que participará a expensas próprias. Para o judoca de Castelo Branco, esta estreia numa competição de alto nível, passa por realizar um bom combate e ganhar essencialmente experiência internacional, recorda Abel Louro.

postado AL(AJECUA)