segunda-feira, 3 de outubro de 2011

bronze para Ana Hormigo em Roma.




Escola de Judo Ana Hormigo no Zonal de Seniores

No passado sábado dia 1 de Outubro realizou-se o Campeonato Zonal Seniores em Castelo Branco, a contar para o ranking de apuramento para o Campeonato Nacional da modalidade a realizar em Lisboa, no próximo dia 23 de Outubro.

Apesar de este campeonato da zona centro-sul se destinar também aos atletas dos distritos de Portalegre e de Évora, apenas participaram judocas do Distrito de Castelo Branco.

Em representação da Escola de Judo Ana Hormigo, participaram os atletas Ricardo Louro, Luís Filipe Marques (Associação Judo Clube União Albicastrense) e José Duarte (Associação Judo Clube Alcainense). Já apuradas para a prova rainha do judo português ficaram a olímpica Ana Hormigo e a júnior Mariana Milheiro, ambas da AJCUA.

O já experiente atleta Ricardo Louro -100 Kg (AJCUA) alcançou o título de campeão zonal, com uma vitória contra o atleta Francisco Matos pela pontuação máxima Ippon sem grandes dificuldades.

Luís Filipe Marques, a participar nos -60 Kg (AJCUA), venceu também o seu único combate pela pontuação máxima Ippon, alcançando assim o lugar mais alto do pódio.

José Duarte (AJCA) -81 Kg, não conseguiu vencer o seu combate, tendo vergado pela pontuação máxima Ippon frente ao atleta João Dias da academia.

Ana Hormigo e Mariana Milheiro, -48 Kg e -70 Kg respectivamente, não tiveram adversárias na zona para defrontar, o que as apurou automaticamente para o campeonato nacional.

Com estes resultados obtidos, a Escola de Judo Ana Hormigo terá no dia 23 deste mês uma representação de quatro atletas directos e possivelmente mais um elemento que entrará através de pontuação alcançada noutras provas. Esta equipa irá tentar trazer para a cidade albicastrense mais medalhas em provas nacionais como tem sido habitual.


Medalha de bronze para Ana Hormigo em Roma

Jogos Olímpicos cada vez mais perto

A judoca internacional Ana Hormigo alcançou este fim-de-semana mais uma importante conquista rumo a Londres 2012. A atleta albicastrense em representação da selecção nacional ganhou a medalha de bronze na categoria de -48 Kg na Taça do Mundo de Roma. Depois do ouro em Praga e em Lisboa, Hormigo conquista o 3º lugar na capital italiana, somando preciosos 40 pontos no ranking mundial.

Segunda cabeça de série nesta prova, fruto de uma grande época que está a realizar, a atleta beirã passou isenta na primeira eliminatória, venceu a segunda eliminatória frente à atleta romena, Diana Kovacs, pela pontuação máxima Ippon, e nos quartos-de-final derrubou também pela pontuação máxima a atleta francesa Aurore Climence. Nas meias-finais frente à sua habitual adversária transalpina, Valentina Moscatt, e a quem nunca tinha cedido, Hormigo saiu derrotada após o golden score (tempo extra para desempate) onde os três juízes deram a decisão beneficiando a atleta da casa. Ana Hormigo foi assim remetida para a discussão da medalha de bronze frente à sua colega de equipa, Leandra Freitas. Apesar de ambas se conhecerem bem, a albicastrense derrotou a sua compatriota pela pontuação máxima, garantindo um lugar no pódio.

Apesar dos pontos obtidos, este resultado soube a pouco, pois o objectivo era alcançar mais uma vitória em taças do mundo. A Ana está num excelente momento e a sua participação nesta prova passava por alcançar o máximo de pontuação (100 pontos), no entanto o trabalho está a ser reconhecido, refere Abel Louro.

Ana Hormigo participará brevemente no Grand Prix de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (15 a 18 de Outubro) e onde a vitória irá pontuar 200 pontos. Nessa competição Ana Hormigo contará também com o seu colega de clube, Ricardo Louro, que participará a expensas próprias. Para o judoca de Castelo Branco, esta estreia numa competição de alto nível, passa por realizar um bom combate e ganhar essencialmente experiência internacional, recorda Abel Louro.

postado AL(AJECUA)

Sem comentários: