quarta-feira, 30 de abril de 2008

Escola de Judo Ana Hormigo inaugurada - nome de sala: António Matias


Foi inaugurada no dia 26 a sala de judo da Escola de Judo Ana Hormigo - Associação Judo Clube União Albicastrense, com a presença do presidente da Câmara de Castelo Branco, Sr. Joaquim Morão. A ocasião foi aproveitada para fazer também uma pequena homenagem ao falecido treinador de Ana Hormigo na Selecção Nacional, o Prof. António Matias, considerado por ela como um pai, tendo sido descerrada placa alusiva que dá ao dojo o seu nome. Presente esteve a viúva e o filho. Palavras comoventes foram proferidas. Igualmente presente a colega de Hormigo na selecção, Yahima Ramirez, juntamente com o marido e filhos; bem como o Prof. António Morais, fundador do judo no Distrito.

terça-feira, 29 de abril de 2008

I encontro distrital de judo (1)


Realizou-se no passado dia 25 de Abril de 2008, no Pavilhão Gimnodesportivo do INATEL, na cidade da Covilhã, englobado nas comemorações do 34º aniversário do 25 de Abril, e em parceria com a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, o I Encontro Distrital de Judo, promovido pelo C.C.D. Grupo Recreativo Vitória de Santo António. De salientar que o Encontro foi abrilhantado na sua abertura pela classe de danças de salão do C.C.D. Grupo Recreativo Vitória de Santo António, em actividade apenas há três meses. Estiveram presentes cerca de 75 judocas, entre alunos e professores, dirigidos pelo Prof. Morais, assistido pelo Director Técnico Distrital, o Prof. Jorge Fernandes.
Contributo essencial para o sucesso, que foi o I Encontro Distrital de Judo, na Covilhã, foi a presença de Ana Hormigo, medalha de bronze nos últimos europeus de judo, realizados no nosso país, motivo de orgulho para todos os Portugueses e em particular para as gentes do nosso Distrito, visto tratar-se de uma atleta Beirã.Só por isto seria motivo, mais que suficiente, para merecer a atenção e respeito da Comunicação Social e entidades oficiais do nosso Distrito e Concelho. Mas, para tristeza nossa, apenas um órgão de comunicação social esteve representado, a Rádio Cova da Beira, pelo seu jornalista, o Sr. Miguel Malaca, ao qual agradecemos carinhosamente.
Das entidades oficiais convidadas, estiveram representadas: o Instituto Português da Juventude, pelo seu Director da Região Centro, Dr. Miguel Nascimento; o INATEL, pelo seu Delegado Distrital, Prof. Bernardino Gata da Silva; e a Junta de Freguesia de S. Martinho, pelo seu Presidente, Sr. Vítor Tomás Ferreira. A estas entidades, na pessoa dos seus representantes, o nosso muito obrigado pelo empenho e dedicação com que marcaram presença e nos ajudaram no reconhecimento público; a Ana Hormigo, pela brilhante representação das cores nacionais; e a António Lopes Silva Morais, fundador da modalidade no nosso Distrito e em particular na cidade da Covilhã.
Este foi o primeiro de muitos encontros a promover por esta colectividade, assim possamos continuar a contar com o apoio precioso dos parceiros deste I Encontro, na certeza de que outros se terão motivado para nos ajudarem a promover a modalidade na cidade da Covilhã.Por último, e não menos importante, um carinhoso agradecimento ao técnico da Escola de Judo do C.C.D. Grupo Recreativo Vitória de Santo António, o Prof. José Melo, pelo empenho e dedicação ao nosso clube e em particular à modalidade.Também devemos agradecer à nossa classe de danças de salão, pelo brilhantismo e cor que ofereceram na abertura do I Encontro Distrital de Judo, da Cidade da Covilhã.



Covilhã, 29 de Abril de 2008.

Grupo Recreativo Vitória de Santo António.



(1) Postado por Rui Fazendeiro (GRVSA)





segunda-feira, 28 de abril de 2008

judo na Covilhã (1)


O Grupo Recreativo Vitória de Santo António, da Covilhã, promoveu dia 25 de Abril um Encontro de Judo, envolvendo atletas e treinadores pertencentes a Clubes do Distrito de Castelo Branco. Este encontro decorreu na cidade da Covilhã, no pavilhão do INATEL, o qual foi palco de uma demonstração de Judo, que contou com a presença do Mestre António Morais (6º DAN), a atleta olímpica Ana Hormigo, e atletas do Distrito.

(1) tirado do blogue ARTE SUAVE
Postado por Bruno Torres às 11:31 0 comentários
Marcadores: ,

sexta-feira, 25 de abril de 2008

actividades associativas

Actividades Associativas


Dia 19 de Abril realizou-se nas instalações da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco mais um Estágio Técnico Associativo. Nesta acção estiveram presentes treinadores e atletas do Clube anfitrião, do Atlético Clube Fundanense e do Vitória de Santo António da Covilhã. A responsabilidade do evento esteve a cargo do Conselho Técnico da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco. Foi recapitulada toda a informação prestada na última acção, bem como o estudo dos “Katas / Gokyo” e progressão técnica, muito importante na preparação para os exames de graduação.


Carolina em Estágio e Competição Internacional

Carolina Gonçalves (União Albicastrense), integrou Estágio da Selecção Nacional de Esperanças realizado em Miranda do Corvo entre 21 e 23 de Abril/08. Este estágio foi realizado após o Torneio Internacional de Esperanças que ocorreu no mesmo local nos dias 19 e 20, reunindo atletas de alguns países da Europa. A judoca classificou-se em 7º lugar, competindo na categoria de –57 Kg, saindo vitoriosa sobre duas judocas portuguesas e perdendo com duas atletas espanholas.


Demonstração de Judo na Covilhã integra Comemorações do 25 de Abril

O Grupo Recreativo Vitória de Santo António da Covilhã promove um encontro de Judo envolvendo atletas e treinadores pertencentes à maioria dos Clubes do Distrito de Castelo Branco. Muitas dezenas de crianças e jovens estão envolvidos no evento, procurando o mesmo divulgar e dinamizar a modalidade, sobretudo na Cidade da Covilhã. O Pavilhão do Inatel é o palco da iniciativa, tornando-se o tapete pequeno para o desenvolvimento da actividade. A Escola EB 2/3 do Paúl, a Escola Nuno Delgado/Morangos, e a UBI, disponibilizaram tapetes para a realização do encontro. Apoiaram também a iniciativa a Câmara Municipal de Covilhã, Junta de Freguesia de S. Martinho, Inatel e Associação Distrital de Judo de Castelo Branco.
O Judo encontra-se em funcionamento no Vitória de Santo António da Covilhã acerca de 3 anos com a responsabilidade Técnica do Treinador José Melo com a colaboração de Bruno Torres. Aguarda-se com certeza a inscrição de novos praticantes oriundos de toda a Cidade, o Bairro de Santo António é para já o principal privilegiado. O Grupo Covilhanense espera que a Autarquia dê uma pequena ajuda, permitindo a prática no Vitória com um tapete digno e de acordo com o empenhamento dos atletas e Direcção.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Kyoto University


Demonstração de Judo.

Clique em: YouTube - Judo

segunda-feira, 21 de abril de 2008

treino de katas




Ontem, dia 19 de Abril, decorreu, na Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco, na parte da manhã, um Estágio técnico de Katas. No evento estiveram presentes, como técnicos, os treinadores José Melo, Jorge Fernandes, Sérgio Carvalho e André Duarte.

O objectivo principal foi treinar o Nage-no-Kata(Kata de quinze projecções, executado tanto à direita como à esquerda), e o Katame-no-Kata.


Postado por Bruno Torres às 04:28 0 comentários
Marcadores: JUDO, NOTICÍAS (tirado do Blogue: ARTE SUAVE)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Europeu de Judo / Congresso Internacional Científico Europeu de Judo

Camp. Europa / Congresso Internacional Científico Europeu


Hormigo é bronze e garante presença nos Jogos Olímpicos de Pequim; O Campeonato da Europa de Seniores ocorreu entre 11 e 13 de Abril em Lisboa, sendo o Pavilhão Atlântico o palco deste importante evento internacional.

O Europeu de Lisboa foi a última prova para o apuramento olímpico, participando na competição mais de 50 países, cujas selecções integraram os mais credenciados judocas da actualidade.

Ana Hormigo, na categoria de – 48Kg, ultrapassou a representante da Alemanha, perdendo de seguida com a Francesa. Nas repescagens Hormigo eliminou a Italiana que podia por em risco a sua participação nos J. O., visto no ranking europeu estar posicionada atrás da internacional albicastrense. Foi um combate decisivo para a qualificação, acabando por ditar o resultado final a vitória sobre a Russa, nomeadamente a conquista da medalha de bronze. A medalha e a qualificação olímpica foi com certeza mais um feito inédito na carreira da judoca, contribuindo para a dignificação do judo nacional e consequentemente do Distrito de Castelo Branco.

De parabéns está a atleta Ana Cristina Teles Menezes Hormigo e todos aqueles que ao longo de muitos anos a têm acompanhado.

Jorge Fernandes – Director Técnico Distrital, participou no Congresso Internacional Científico Europeu de Judo. O Congresso realizou-se no dia 10 de Abril na Universidade Lusófona de Lisboa com oradores de vários pontos da Europa, tendo sido abordados vários temas que muito enriqueceram a formação da plateia nacional e internacional.

Foram apresentados e discutidos assuntos de elevada importância para o desenvolvimento da modalidade, tais como: Percepção do Ensino e Motivos de Abandono do Judo; Estudo da análise dos sentimentos e expectativas dos pais em relação à prática do Judo; O desempenho desportivo, o que medir e o papel dos factores psicológicos; Jigoro Kano e a Institucionalização de valores humanos; Motivações e Entendimentos dos praticantes dos desportos de combate dual: Um olhar exploratório; Investigação dos efeitos do Judo em estudantes invisuais; Perfil técnico das Judocas Juvenis de nível nacional; Análise temporal e técnica do combate de Judo – possíveis implicações para o treino; Diferenças de grupos de técnicas de projecções usadas nos Masculinos e Femininos em diferentes categorias de peso durante o Campeonato da Europa de Juniores de 2005; Como conciliar o sistema moderno do Judo. O Processo de aprendizagem e de compreensão do Judo, baseado na sua lógica intrínseca; Uma exploração qualitativa do planeamento da pré-reforma e vocação para a situação laboral dos judocas de elite; Evolução electrolítica num período competitivo em judocas de elite; Efeito do estado de hidratação sobre o rendimento dos judocas; Análise da percepção subjectiva do esforço à resposta metabólica e cardiovascular a diferentes intensidades do exercício em judocas universitários; A importância da força explosiva, da potência e da resistência de força explosiva durante um combate de judo de alta performance; Propostas para a avaliação da resistência específica no Judo – Teste Blasco; Influência de uma metodologia do trabalho de força e resistência no rendimento do judoca avaliado pelo SJFT; Determinação das zonas de treino e controlo da intensidade dos treinos de resistência em judocas universitários; Características fisiológicas específicas dos judocas – Idade e Género.


A referência também para a integração na organização do Europeu do Treinador Jorge Fernandes e do atleta João Nunes, que com o seu trabalho também dignificaram o grande sucesso do Campeonato Europeu.


postado por JF(ADJCB)

Hormigo e Neto levam Beira ao pódio(1)





Das quatro medalhas conquistadas por Portugal, duas têm a marca da Beira Interior. Castelo Branco e Seia vibraram
Filipe Sanches - JF
Ficha
Quatro medalhas
"Para além do ouro de João Neto e
do bronze de Ana Hormigo, Portugal
conseguiu ainda mais duas medalhas
de bronze, conquistadas por Pedro Dias
(-66 Kg) e Yashima Ramirez (-78 Kg).
Foi a melhor participação de sempre."

FOI muito positiva a participação portuguesa no Campeonato da Europa de Judo, que se realizou em Lisboa (Pavilhão Atlântico) no último fim-de-semana. E melhor ainda foi a prestação dos dois atletas beirões presentes, pois Ana Hormigo (Castelo Branco) conseguiu uma medalha de bronze e João Neto (Seia) atingiu mesmo o ouro.

O Eurojudo 2008 arrancou na sexta-feira e a albicastrense Ana Hormigo, a competir na categoria de -48 Kg, sabia que tinha de estar ao seu melhor nível para segurar o quinto lugar do ranking europeu e garantir a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A atleta da Associação de Judo Albicastrense começou a prova determinada e bateu logo na abertura a alemã Severine Pesh. A seguir perdeu com a francesa Frederique Jossinet e ficou arredada da final, mas foi ainda repescada e teve a possibilidade de defender o seu ranking. A presença em Pequim foi então discutida “mano a mano” com a italiana Valentina Moscatt, judoca que nunca tinha defrontado. Hormigo levou a melhor e a partir daí ficou mais descontraída. “O principal objectivo, que era a qualificação olímpica, estava conseguido. A vitória sobre a italiana desfez todas as dúvidas”, explica Ana Hormigo.

A partir daí, só tinha mais um confronto e se o vencesse chegava ao bronze. Pela frente encontrou a russa Liudmila Bogdanova. Foi um combate duro e equilibrado, mas Hormigo ganhou por “yuko” (projecção do adversário de lado ou imobilização do mesmo no solo entre 15 e 19 segundos).

Os adeptos portugueses “explodiram” de imediato. Entre eles, muitos albicastrenses (amigos e familiares) que se deslocaram a Lisboa. “Deram-me um apoio fantástico. Uns faltaram à escola e outros não foram trabalhar. Agradeço-lhes por isso”, adianta Hormigo, que completou domingo 27 anos: “O bronze foi uma boa prenda. Sinto que já merecia um resultado deste nível.”

Ana Hormigo, que se dedica ao judo há mais de uma década, tem agora o prémio de uma vida, a presença nos Jogos Olímpicos.

João Neto não deu hipóteses

A maior estrela deste Europeu foi mesmo João Neto (26 anos), judoca natural de Seia que agora vive em Lisboa. No sábado, na categoria de -81 Kg, o atleta da ACM Coimbra/Torres Novas não deu hipóteses, vencendo todos os combates. O romeno Marian Halas, o macedónio Srdjan Mrvaljevic, o georgiano Giorgi Baindurashvili e o letão Konstantins Ovcinnikovs foram os primeiros a “tombar”.

Na final, tinha pela frente o holandês Guillaume Elmont, judoca bastante cotado. Mas João Neto, “empurrado” pelo público (na bancada destacou-se uma claque especial de Seia), levou a melhor, pois o adversário foi punido pelo árbitro com um “shido” (falta de combatividade). “A penalização foi justa. Ele esteve sempre à minha espera. É muito cauteloso, muito calculista”, explica Neto, sublinhando a importância de “jogar” em casa: “Estava um ambiente magnífico, senti o pavilhão sempre a puxar.”

Em Pequim (já estava apurado há algum tempo), João Neto promete lutar mais uma vez pelas medalhas e espera que esteja num dia “sim”.

(1) tirado do Jornal do Fundão

terça-feira, 15 de abril de 2008

Encontro/Demonstração de Judo - 25 de Abril - Covilhã

O Grupo Recreativo Desportivo Vitória de Santo António, da Covilhã, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, pretende levar a efeito um Encontro/Demonstração envolvendo judocas a partir de infantis, a realizar no dia 25 de Abril, no Pavilhão do INATEL, às 15H00.



Postado porJF(ADJCB)

Estágio Técnico Associativo - 19de Abril - Castelo Branco

Dando continuidade ao Estágio Técnico Associativo realizado no mês de Fevereiro, vai a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco levar a efeito no dia 19 de Abril, Sábado entre as 10H00 e as 13H00, mais um estágio técnico destinado a judocas com a graduação mínima de 1º Kyu, monitores e treinadores.
postado JF(ADJCB)

sábado, 12 de abril de 2008

Parabéns Ana Hormigo!


Ana Hormigo ganhou medalha de bronze no Europeu de Judo a decorrer em Lisboa. Obteve também assim o seu lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim. É mais uma alegria que Ana Hormigo dá a Castelo Branco, a sua cidade. Lutou com garra e esperamos que nos próximos Jogos nos traga mais alegrias.

terça-feira, 1 de abril de 2008

KAZUZO KUDO- O Objectivo da Disciplina Judo






"De acordo com Jigoro Kano, o fundador do Judo Kodokan:"

(O Judo é o modo de uso mais eficaz, tanto da energia física como espiritual. Treinando-te em ataques e defesas ele aperfeiçoa-te o corpo e a alma e ajuda-te a fazer da sua essência espiritual uma parte da tua verdadeira natureza. Desta forma tu és capaz de aperfeiçoar-te a ti próprio e contribuir com alguma coisa de valor para o mundo. Esta é a meta final da disciplina judo).
"Aquele que tencione seguir a via do judo deve acima de tudo insuflar este preceito no seu coração."
Kazuzo Kudo, 9º Dan

(Este texto está na primeira página do livro Judo in Action, Trowing Techniques, by Kazuzo Kudo, publicado pela Japan Publications Trading Company, 1967)