quinta-feira, 17 de abril de 2008

Europeu de Judo / Congresso Internacional Científico Europeu de Judo

Camp. Europa / Congresso Internacional Científico Europeu


Hormigo é bronze e garante presença nos Jogos Olímpicos de Pequim; O Campeonato da Europa de Seniores ocorreu entre 11 e 13 de Abril em Lisboa, sendo o Pavilhão Atlântico o palco deste importante evento internacional.

O Europeu de Lisboa foi a última prova para o apuramento olímpico, participando na competição mais de 50 países, cujas selecções integraram os mais credenciados judocas da actualidade.

Ana Hormigo, na categoria de – 48Kg, ultrapassou a representante da Alemanha, perdendo de seguida com a Francesa. Nas repescagens Hormigo eliminou a Italiana que podia por em risco a sua participação nos J. O., visto no ranking europeu estar posicionada atrás da internacional albicastrense. Foi um combate decisivo para a qualificação, acabando por ditar o resultado final a vitória sobre a Russa, nomeadamente a conquista da medalha de bronze. A medalha e a qualificação olímpica foi com certeza mais um feito inédito na carreira da judoca, contribuindo para a dignificação do judo nacional e consequentemente do Distrito de Castelo Branco.

De parabéns está a atleta Ana Cristina Teles Menezes Hormigo e todos aqueles que ao longo de muitos anos a têm acompanhado.

Jorge Fernandes – Director Técnico Distrital, participou no Congresso Internacional Científico Europeu de Judo. O Congresso realizou-se no dia 10 de Abril na Universidade Lusófona de Lisboa com oradores de vários pontos da Europa, tendo sido abordados vários temas que muito enriqueceram a formação da plateia nacional e internacional.

Foram apresentados e discutidos assuntos de elevada importância para o desenvolvimento da modalidade, tais como: Percepção do Ensino e Motivos de Abandono do Judo; Estudo da análise dos sentimentos e expectativas dos pais em relação à prática do Judo; O desempenho desportivo, o que medir e o papel dos factores psicológicos; Jigoro Kano e a Institucionalização de valores humanos; Motivações e Entendimentos dos praticantes dos desportos de combate dual: Um olhar exploratório; Investigação dos efeitos do Judo em estudantes invisuais; Perfil técnico das Judocas Juvenis de nível nacional; Análise temporal e técnica do combate de Judo – possíveis implicações para o treino; Diferenças de grupos de técnicas de projecções usadas nos Masculinos e Femininos em diferentes categorias de peso durante o Campeonato da Europa de Juniores de 2005; Como conciliar o sistema moderno do Judo. O Processo de aprendizagem e de compreensão do Judo, baseado na sua lógica intrínseca; Uma exploração qualitativa do planeamento da pré-reforma e vocação para a situação laboral dos judocas de elite; Evolução electrolítica num período competitivo em judocas de elite; Efeito do estado de hidratação sobre o rendimento dos judocas; Análise da percepção subjectiva do esforço à resposta metabólica e cardiovascular a diferentes intensidades do exercício em judocas universitários; A importância da força explosiva, da potência e da resistência de força explosiva durante um combate de judo de alta performance; Propostas para a avaliação da resistência específica no Judo – Teste Blasco; Influência de uma metodologia do trabalho de força e resistência no rendimento do judoca avaliado pelo SJFT; Determinação das zonas de treino e controlo da intensidade dos treinos de resistência em judocas universitários; Características fisiológicas específicas dos judocas – Idade e Género.


A referência também para a integração na organização do Europeu do Treinador Jorge Fernandes e do atleta João Nunes, que com o seu trabalho também dignificaram o grande sucesso do Campeonato Europeu.


postado por JF(ADJCB)

Sem comentários: