segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

histórias - apontamento (#)




O blogue é uma ferramenta para juntar pessoas que têm interesses comuns. Depois também para se ir arrumando a casa, guardando a memória, naturalmente com os contributos de todos os que têm vivido a modalidade nos últimos anos. Para isso pede-se que façam parte deste blogue como autores.
Hoje porém escreverei um pequeno episódio da história do Judo em Castelo Branco.
Em primeiro lugar devemos lembrar o nome daquele que foi o fundador do Judo no Distrito, António Morais, 6º DAN. O processo do nascimento da modalidade foi mais ou menos assim: parece que pela iniciativa da Direcção Geral de Desportos, que queria então fazer expandir o Desporto, foram criados Núcleos da DGD por todo o país. Por acção do professor Hélder Pontes, destacado na DGD, o Judo conheceu um crescimento importante na chamada "província". Morais veio assim primeiro à Covilhã, onde deu aulas em dois clubes; no Desportivo da Mata e na Associação Desportiva da Estação. (a) Penso que também no Tortosendo. Depois, após várias peripécias, abriu na Rua da Granja a Academia de Judo de Castelo Branco, juntamente com João Romão e José Manuel Barroso (Julgo que também o professor Piçarra da DGD/CB fazia parte do projecto).
Morais, entretanto, ainda que dando aulas na Covilhã e em Castelo Branco arranjava tempo para competir, indo aos campeonatos nacionais e internacionais. Por esse tempo começava o Judo no Fundão, no Agrupamento 120 dos escuteiros. Por iniciativa conjunta de José Melo e do chefe do Agrupamento à data, António Rocha, ambos colegas de trabalho, tinha sido feito um pedido à Federação Portuguesa de Judo (FPJ) para haver aulas de Judo no Fundão. O problema era que não havia treinador. E só foi possível o Judo no Fundão por causa de Morais, que tendo em conta os condicionalismos existentes do nosso interior, onde havia e há falta de quadros, não deixou contudo passar a oportunidade de criar mais um clube de judo no Distrito, e com esse objectivo em mente responsabilizou e confiou em José Melo, cinto verde, que pouco sabendo de Judo (b) passaria a dar aulas no Fundão sob sua supervisão, indo treinar a Castelo Branco, recebendo como aluno dele o treino técnico e os ensinamentos pedagógicos. Em dado momento estavam portanto a decorrer regularmente aulas na Academia de Judo de Castelo Branco e na Escola de Judo do Fundão/AGR.120.
No Fundão o grande problema eram as instalações. Finalmente os BVF garantiam instalações suficientes e o Judo passou a ser feito no seu Salão de Festas, deixando por isso de se fazer Judo no AGR.120.
Penso que foi por essa altura que o Judo começou na ADA. Havendo três clubes: Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB), Bombeiros Voluntários do Fundão (BVF), e Associação Desportiva Albicastrense (ADA), o mínimo então para se criar uma Associação, foi constituída a nova com o nome de Associação Distrital de Judo de Castelo Branco. (c)

(a) Estou a escrever de memória segundo o que tenho ouvido do Morais. Espero que ele escreva "como foi", aqui para o blogue.
(b) A ideia era que alguém de fora pudesse vir dar Judo no Agr. 120.
(c) Aqui começa outro capítulo. Nesta altura, Jorge Fernandes, penso que começava a destinguir-se na competição, nos - 60 K, tomou parte da Associação, não sei já em que Orgão. O presidente foi José Manuel Barroso.
(#) O e-mail do blogue: jose.manuel.dmelo@gmail.com





Sem comentários: