quinta-feira, 24 de junho de 2010

Matsuo Bashô.




"As cigarras cantam
sem saberem que é a morte
que as escuta

Ervas do estio
Eis o que resta
do sonho dos guerreiros

Em animada conversa
dois vagabundos
e um lírio

Chuva de verão:
Até os grous se queixam
de terem as pernas curtas"

Matsuo Bashô,
"O Gosto Solitário do Orvalho"

Judo Atemi

terça-feira, 22 de junho de 2010

26ª TAÇA DE JUDO CIDADE CASTELO BRANCO


Judocas do clube anfitrião - Academia de judo de C.Branco, vencedores dos troféus em disputa.





26ª TAÇA DE JUDO CIDADE CASTELO BRANCO


Realizou-se no dia 19 de Junho, nas instalações da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco, a 26ª edição da Taça Cidade Castelo Branco “ Memorial João Romão”.

Este Open de seniores serviu também para homenagear
o saudoso João Romão, um dos fundadores da Academia que é hoje no panorama desportivo do Distrito uma das principais instituições

A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco
contou com a participação de judocas dos principais clubes portugueses, oriundos de todo o país, elevando o nível da competição.

Do Distrito de Castelo Branco marcaram pontos para 0 ranking:
  • Ricardo Louro, 1º nos -90Kg, da Associação Judo Clube União Albicastrense;
  • e da Academia de Judo de Castelo Branco, Manuel Almeida 2º classificado nos -90Kg, Luís Neves 3º classificado nos -90kg, e Francisco Matos 3º classificado nos +90Kg.
Embora sem pontuarem, competiram os judocas da Academia: Nuno Rosa nos -60Kg, Manuel Dias nos -66 kg, e Micael Gonçalves nos -73 kg; e da AJCUA, Carolina Gonçalves nos -57 kg, e Filipe Marques nos -81Kg.

A classificação por equipas ficou assim ordenada: o 1º lugar para a Universidade
Lusófona de Lisboa; 2º lugar Sporting Clube de Portugal; 3º lugar Clube Naval do Funchal; 4º lugar Academia de Judo de Castelo Branco; 5º lugar Clube de Judo Construções Norte Sul, registando-se ainda a participação de mais 15 Clubes.

Venceram o troféu da melhor projecção Francisco Matos; o de melhor atleta
Manuel Almeida; e de maior representatividade do Distrito de Castelo Branco a Academia de Judo Castelo Branco.

A organização da prova, a cargo da ADJCB,
elogiada pelos participantes, teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Junta de Freguesia. Uma das marcas desta competição, a cereja da Cova de Beira, oferecida aos participantes no fim, foi a chave de ouro que encerrou esta importante prova.

POSTADO JF(ADJCB)

II TORNEIO FINAL DE AULAS / CONVÍVIO 2010. RICARDO LOURO VENCE EM - 90KL







1) II Torneio / Convívio de Judo “Final de Aulas”

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA) – “Escola de Judo Ana Hormigo”organizou para os judocas a partir dos 3 anos, o II Torneio / Convívio de Judo “Final de aulas” no passado dia 20 de Junho.
Cerca de 140 judocas dos 3 aos 14 anos puderam desfrutar de uma tarde de festa no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas da Cidade de Castelo Branco.
Os mais pequenos abriram a festa com um treino em conjunto com os “papás” e as “mamãs”, ensinando-lhes algumas brincadeiras e aprendizagens das suas aulas de judo realizadas ao longo do ano.
Mais tarde os judocas a partir dos 6 anos de idade realizaram um torneio onde todos puderam realizar no mínimo 3 combates, de forma a colocarem em prática todos os ensinamentos adquiridos ao longo de mais uma época desportiva.
No final todos subiram ao pódio para receber não só uma medalha mas também um lanche e diversos brindes e surpresas. Estiveram presentes neste grande evento, judocas do clube organizador (AJCUA), da Associação Judo Clube União Alcainense, Núcleo de Judo do Jardim-Escola João de Deus, Núcleo de Judo do Jardim de infância Alfredo Mota, Núcleo de Judo do Centro Infantil do Centro Regional da Segurança Social de Alcains, Núcleo de Judo do Infantário do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains, e os clubes convidados, o Clube de Judo de Marvão e a Associação dos Covões (Portalegre).
Durante toda a tarde foi possível ver ao vivo os pequenos judocas em acção, não faltando os seus pais e familiares que estiveram incansáveis no apoio e no grande preenchimento do pavilhão brindando assim e transformando esta tarde num momento inesquecível de fair-play, amizade e boa disposição.

Ainda de referir que durante o fecho deste ano lectivo, a Associação Judo Clube União Albicastrense e a Associação Judo Clube Alcainense estiveram envolvidas nas comemorações e festividades do final do ano lectivo e respectivas festas desportivas e culturais dos Núcleo de Judo do Jardim de infância Alfredo Mota, Núcleo de Judo do Centro Infantil do Centro Regional da Segurança Social de Alcains, Núcleo de Judo do Infantário do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains.
Ao longo destas três actividades estiveram envolvidas cerca de 130 crianças das várias instituições dos 3 aos 5 anos de idade.

2)
Ricardo Louro vence Taça de Castelo Branco

O judoca da AJCUA, Ricardo Louro, foi imbatível ao derrotar todos os seus adversários na categoria – 90 Kg na Taça Cidade de Castelo Branco.
Do mesmo clube, Carolina Gonçalves na categoria -57kg defrontou apenas um combate frente à experiente Teresa Mirrado, atleta da Universidade Lusófona, enquanto Filipe Marques na categoria -81 kg, apesar de passar o primeiro encontro, não conseguiu superar os seus adversários do Sporting Clube de Portugal e do Judo Clube de Beja.

POSTADO AL(AJCUA)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A morte dum homem da grande e complexa família que segue o caminho da tolerância, da flexibilidade, da suavidade, Felippe Porto


Felippe Porto, terceiro a contar da esquerda

A equipe CheckMat amanheceu de luto neste sábado. Um dos faixas-pretas e professores do time, Felippe Porto faleceu nesta sexta-feira, para a tristeza de todos.

“Foi em torno das 21h, em São Paulo. O Felippe estava voltando da academia e teve um acidente fatal de moto. O ‘Lingüiça’ tinha 29 anos e era faixa preta 1 grau do Leozinho Vieira. Dava aulas na nossa filial em São Paulo. Não tenho nem palavras para me expressar mais, de coração”, fala o professor Chico Mendes.

Toda a equipe do GRACIEMAG.com deseja força a todos os amigos, companheiros de treino e familiares de Felippe Porto.

Retirado de http://www.graciemag.com/pt/2010/06/checkmat-de-luto/

É com muita tristeza que partilho esta notícia com vocês. Felippe Porto foi o faixa preta que me graduou em cinto roxo no inicio do ano 2008.

Felippe Porto, um individuo cheio de ambições e projectos em torno da nossa preciosa Arte, mas a vida é mesmo assim, tudo tem um princípio e um fim.

Descansa em paz, Felippe Porto, que Deus esteja contigo!

retirado do blogue, ARTE SUAVE, editado por Bruno Torres

PS

Filipe Porto praticava jiu-jitsu brasileiro com muita dedicação, e tinha tirado o Curso Superior de Educação Física no Brasil. Esteve em Portugal de visita a familiares na Covilhã, e fez treinos na Academia de Judo de Castelo Branco. Era uma pessoa jovial. Estou chocado. Lamento muito.

"SMALL JUDO, BIG JUDO - Small judo is envolved with judo techniques and skills. Big judo is concerned with the elevation of life. It means taking the lessons we learn while practicing judo and applying their principles to improve our everyday lives."

Hayward Nishioka, "JUDO, HEART AND SOUL"

III TORNEIO JUDO ANA HORMIGO - 10 de Julho de 2010


Pavilhão Gimnodesportivo da EB 3 José Sanches de Alcains


Tipo de Prova: Open de Equipas
Escalões Etários: Juvenis/Esperanças/Juniores/Seniores

Categorias de peso:

  • Masculinos: Juvenis: -50 Kg / -55kg / +55kg
  • Outros: -66 Kg / -81kg / +81kg
  • Femininos: Juvenis: -48 Kg / -52kg / +52kg
  • Outros: -57 Kg / -63kg / +63kg
Inscrições: AJCUA, até ao dia 2 de Julho de 2010
  • ajcuainfo@gmail.com;
  • AJCUA, Avenida da Carapalha, nº11, Loja dt - 6000 - 320 Castelo Branco

Informações: - Abel Louro – 933 351 063 – 961 163 839
- Ana Hormigo – 933 532 232 – 961 163 917

Horários:
Pesagens: 9h00; Sorteio: 9h30; Início da Prova: 10h00

Documentação: Bilhete de Identidade
Arbitragem: Árbitros dos clubes presentes
Prémios: Troféus para as equipas e medalhas para todos os participantes.
Responsabilidade: A organização não se responsabiliza por qualquer tipo de
acidentes inerentes à prova.

postado AL(AJCUA)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

19/06/2010 - Taça Cidade de Castelo Branco "Memorial João Romão"


Vai realizar-se no próximo dia 19 de Junho, Sábado, no dojo da Academia de Judo de Castelo Branco, a 26ª Taça Cidade de Castelo Branco "Memorial João Romão", para seniores masculinos e femininos, prova individual e por categorias de peso, segundo as normas da FPJ.

As pesagens oficiosas serão das 8h30 às 9h00 e as oficiais das 9h00 às 9h30. O sorteio é às 9h30 e o início da competição às 10h00.


Para qualquer informação poderão contactar a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco (ADJCB) através dos seguintes meios:

  • E.mail: adjcb@sapo.pt ;
  • Fax: 272344686
  • Correio: ADJCB - Urb. S. Tiago - Edificio Jardim Infância, nº 2, C/v - 6000 - 348 C. Branco
  • Telefone: 964029894 , 272347o27 , Jorge Fernandes, Director Técnico Distrital.

Os judocas terão de trazer a licença federativa ou bilhete de identidade. Solicita-se que as associações e clubes participantes colaborem com um árbitro condignamente equipado.

Haverá medalhas para os classificados e troféus para os clubes com melhor classificação. A organização não se responsabiliza por qualquer tipo de acidente inerente à prova, ainda que providencie todos os meios de apoio necessário.



terça-feira, 15 de junho de 2010

Taça do Mundo de Judo Masc. 2010 - Combate de João Pina (Ouro)

Taça do Mundo de Lisboa (Masculina)




Taça do Mundo de Lisboa (Masculina)

Lisboa, 12 e 13 de Junho

A Selecção Nacional Masculina esteve presente na Taça do Mundo de Lisboa, realizada no Campo Pequeno.
No primeiro dia, os doze atletas nacionais obtiveram duas medalhas:
- João Pina obteve a medalha de ouro nos - 73 kg;
- Pedro Jacinto alcançou a prata nos - 66 kg.
Sérgio Oleinic e Diogo César estiveram também em destaque ao classificarem-se nos 5º e 7º lugares na categoria de - 66 kg.

retirado do site da fpj

Judoca Beirã, Carolina Gonçalves, em estágio na Selecção Nacional



A judoca Carolina Gonçalves, da Associação Judo Clube União Albicastrense (AJCUA), foi chamada à Selecção para treinar em Lisboa, entre os dias 10 e 13 de Junho. Mais uma vez a albicastrense mereceu a confiança dos seleccionadores nacionais, sendo a única atleta convocada na sua categoria de peso, -57kg.

Os treinos decorreram no tapete da Universidade Lusófona e nas piscinas do Jamor na parte da manhã, e na Praça de Touros do Campo Pequeno na parte da tarde. Este estágio teve como objectivo preparar as próximas competições internacionais, nomeadamente o Campeonato da Europa de Esperanças.

Carolina Gonçalves teve ainda a oportunidade de apoiar a selecção sénior masculina que competiu nesse fim-de-semana na Taça do Mundo Masculina. Esta prova de apuramento olímpico 2012 contou com a presença de mais de 230 atletas de 45 países, tendo Portugal conquistado 2 medalhas, uma de ouro, por João Pina, campeão da Europa em título, na categira -73 kg; e outra de prata, por Pedro Jacinto, na categoria -66kg.

postado AL(AJCUA)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Workshop, Judo para invisuais. Treino / concentração zonal






Academia de Judo de Castelo Branco, judo para invisuais

  • A parceria entre a Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco e alunos da turma de Desporto e Actividade Física – Minor de Desporto para Deficientes, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no âmbito da unidade curricular de Desportos Adaptados, tornou possível a realização deste importante workshop: “JUDO PARA INVISUAIS”. A organização contou com o apoio imprescindível do Judo Clube de Sintra, que é no momento a única instituição em Portugal com classes de Judo para invisuais.
  • A acção realizou-se no dia 6 de Junho nas instalações da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco e no auditório da ESE, tendo sido a manhã reservada para a prática, e a tarde para a teoria.
  • Os objectivos foram sobretudo promover o judo para invisuais; perceber a proporção desta vertente desportiva no Mundo; contribuir para a formação, no desporto adaptado, de todos os agentes desportivos, directa ou indirectamente; dar a conhecer as regras, que diferem do judo para normovisuais; perceber os métodos mais adequados para o ensino da modalidade nesta população especial.
  • Este workshop envolveu cerca de 60 participantes, nomeadamente alunos da ESECB, judocas normovisuais da Academia de Judo de Castelo Branco; e invisuais do Judo Clube de Sintra; e ainda outros elementos doutros clubes que pretenderam passar por esta importante e enriquecedora experiência.
  • Os Prelectores/ treinadores/ professores envolvidos foram Jorge Fernandes - Academia Judo Ginásio de Castelo Branco; Fernando Seabra e Manuel Costa Oliveira - Judo Clube de Sintra, Judokai; Nuno Barata - Escola Superior de Educação de Castelo Branco.

Treino / Concentração Zonal no Atlético Clube Fundamense

  • No dia 5 de Junho, Sábado, a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco promoveu um TREINO / CONCENTRAÇÃO ZONAL, PARA JUVENIS E ESPERANÇAS, realizado nas instalações do Atlético Clube Fundanense,
  • Do Distrito de Castelo Branco participaram atletas do Externato Cap. Santiago de Carvalho, Alpedrinha; Academia de Judo de Castelo Branco; Vitória de Stº. António, Covilhã; Bombeiros V. de Idanha-a-Nova; Escola João Roiz, Castelo Branco; e clube anfitrião, A.C. Fundanense.
  • Da Associação Distrital de Judo de Portalegre estiveram judocas do Clube de Campo Maior; e do Clube de Ponte de Sôr.
  • O treino foi dirigido pelo Conselho Técnico da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, e pelo treinador do A.C. Fundanense, Sérgio Carvalho.
postado JF(ADJCB/AJCB)

O UCHI GARI COMPILATION

domingo, 6 de junho de 2010

Gleeson, "Blue to Red add Pain"



Gleeson

'Blue to Red add Pain'

Taça do Mundo Masculina de Lisboa - Campo Pequeno, 12 e 13 de Junho


Taça do Mundo Masculina de Lisboa 2010


"A União Europeia de Judo decidiu atribuir a Portugal mais um grande evento de nível mundial.
A Federação Portuguesa de Judo vai organizar em 12 e 13 Junho (Sábado e Domingo), no Campo Pequeno, em Lisboa, a Taça do Mundo Masculina Lisboa 2010 (Lisbon 2010 World Cup Men Judo).
As Taças do Mundo, onde se incluem os Grand Prix e Grand Slam, são as competições de judo mais importantes do calendário internacional, a seguir aos Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e da Europa.
Esta prova do calendário da União Europeia de Judo, pontua para o Ranking Mundial e para o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Prevê-se participação de vinte a vinte e cinco países, com duzentos atletas, trinta treinadores e vinte árbitros, sendo apenas permitida a participação a Selecções Nacionais. Prevê-se igualmente um total de 4.000 espectadores.
Cerca de cem pessoas, em sectores tão diversos como transporte, alojamento, acreditação, cronometragem, protocolo desportivo, segurança e alimentação, garantem a componente organizativa."

retirado do site da FPJ

Para informações adicionais, contacte p.f. relacoes.publicas@fpj.pt ou 213 931 630.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010

20 de Junho, II torneio final de aulas / convívio 2010



Estas duas primeiras fotos são do torneio do ano passado. Então montámos somente duas áreas. Este ano vamos montar quatro, e o torneio vai realizar-se no pavilhão onde fizemos o torneio de Natal. Deixo uma foto deste local...


II Torneio Final de Aulas / Convívio 2010


O torneio tem como objectivos:
  1. proporcionar a todos, atletas e familiares, momentos de lazer e harmonia, dentro do espírito do Judo, através da actividade física, oferecendo experiências de bem estar e alegria;
  2. desenvolver o espírito competitivo, tendo em atenção que ganhar por si só não é contudo o mais importante, por isso esta pequena competição saudável, onde o lema será: “Um pódio para todos!”;
  3. aprendizagem e interiorização de pequenas regras de competição, de forma a ser criada uma ligação próxima com o futuro da modalidade e sua cultura.

A organização estará a cargo da Associação Judo Clube União Albicastrense, com o apoio da Escola de Judo “Ana Hormigo”; Clube Desportivo de Alcains; Clube de Judo Jardim de Infância Alfredo Mota; e Clube de Judo Jardim Escola João de Deus, de Castelo Branco. O evento será realizado a 20 de Junho de 2010 no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, na Rua de S. Miguel das Palmeiras - Bairro Ribeiro de Perdizes, Castelo Branco. Destina-se a alunos(as) de vários clubes de Judo, desde Benjamins (3 anos de idade), até Juvenis de último ano (14 anos). As inscrições deverão ser feitas até ao dia 14 de Junho de 2010, às 14 horas, entregando-as ao Prof. Abel Louro; ou pelo seguinte contacto: Tel. – 933 351 063 – Fax. 272 326 005 – Email. abel.louro@hotmail.com.

Escalões Etários: Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis.

Para participarem todos os atletas têm de estar devidamente inscritos na FPJ e com seguro desportivo actualizado, sendo obrigatório o uso de Judogui (kimono) a partir dos 6 anos de idade - os que tenham menos de 6 anos deverão utilizar fato de treino completo, e sem fechos de metal ou outros acessórios que possam magoar. Mediante os inscritos os atletas serão organizados e divididos por pesos e idades, constituindo assim poules de quatro, de forma a que cada um realize três combates efectivos. A arbitragem será da responsabilidade dos treinadores dos vários clubes presentes. A prova tem por principio Um Pódio Para Todos, sendo entregues certificados, medalhas, brindes e lanches a cada um. A organização declina qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes e lesões que possam acontecer durante a prova, no entanto será assegurada a presença de um enfermeiro no seu decorrer.

Horários:
  1. Até aos 5 anos de idade, 14:00 às 15:00 horas; entrega de certificado, brinde e lanche, 15:00 às 15:30 horas;
  2. Dos 6 aos 14 anos de idade, 15:00 às 18:00 horas; entrega de certificado, medalha, brinde e lanche, logo após o término de cada grupo.
(Poderão existir alterações a estes horários devido ao número de inscritos por escalão etário e por motivos de força maior alheios à organização).

Programa:
  1. 14:00 Horas – Aula em conjunto (Aquecimento, jogos, Judo, outros), alunos dos 3 aos 5 anos de idade e respectivos encarregados de educação que queiram participar, devidamente equipados com fato de treino;
  2. 15:00 Horas – Entrega de certificado, brinde e lanche aos participantes;
  3. 15:00 Horas – Aquecimento dos restantes atletas;
  4. 15:30 Horas – Actividade de competição (organizados em grupos de 4 atletas, todos fazem 3 combates, duração dos combates 1,30´ com paragens), alunos dos 6 a 11 anos de idade (aproximação às condições e regras da competição). Alunos dos 12 a 14 anos, duração dos combates 3´ com paragens (aproximação às condições e regras da competição).

Associação Judo Clube União Albicastrense
Av. Da Carapalha, n.º 11 Lj. Drt – 6000 Castelo Branco
e-mail: a jcuainfo@gmail.com

AL(AJCUA)

treino mensal e caminhada





Treino mensal e Caminhada

No dia 30 de Maio a Associação Judo Clube União Albicastrense organizou, pela segunda vez, a Caminhada ao monte de São Martinho.

Pelas 9 horas da manhã os 50 participantes, dos quais judocas, pais e amigos, partiram do clube de judo sito na Avenida da Carapalha, em direcção ao monte de São Martinho, num passeio de aproximadamente 10 km.

Após a caminhada, realizou-se um almoço de convívio, com grelhados e sardinhada, na Associação de Caçadores de Castelo Branco, que cedeu amavelmente o seu espaço para a realização deste almoço, onde todos desfrutaram de um dia saudável com muita animação.

No dia anterior realizou-se na sala de judo do mesmo clube, o treino mensal de Maio, contando com a presença de judocas a partir dos 6 anos. Das 9 às 11 horas o treino foi direccionado para os mais jovens (6 aos 11 anos) e das 11 às 13 horas foi direccionado aos judocas a partir dos 12 anos.

Os treinadores aperfeiçoaram gestos técnicos dos mais novos e realizaram um treino táctico para os mais velhos.

Participaram judocas do clube organizador, da Associação Judo Clube Alcainense, do Clube Jardim-Escola João de Deus de Castelo Branco e do Núcleo de Judo do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco.

Este último núcleo faz parte da AJCUA, através de um protocolo realizado com a referida escola desde o início do corrente ano lectivo. Estes judocas realizaram, no dia 28 de Maio, uma demonstração de judo na festa de final de ano - Café Concerto, onde oito judocas realizaram a demonstração de vários exercícios e movimentos assimilados ao longo deste ano.

postado AL(AJCUA)

Open Seniores de Coimbra



A Academia de Judo de Castelo Branco esteve no dia 29 de Maio no Torneio Open de Seniores de Coimbra, realizado em Anadia.
Esta prova, a contar para o ranking nacional, foi organizada pela Associação Distrital de Judo de Coimbra, tendo participado nela judocas oriundos de todo o país.
Nuno Rosa, -60Kg, após a vitória de vários combates, perdeu com o judoca do Sporting, tendo sido depois repescado, classificando-se em 5º lugar, o que lhe permite estar bem posicionado para uma participação no Nacional. David Cristóvão, nos -66kg, não consegui ultrapassar a primeira ronda, face a um adversário muito difícil. Micael Gonçalves e Guilherme Siqueira, nos -73Kg, tiveram como objectivo adquirir experiência competitiva.

postado JF(AJCB)