domingo, 13 de julho de 2008

Boa sorte para Pequim, Ana!


Ontem, 12/07/2008, amigos de Ana Hormigo quiseram despedir-se e desejar-lhe bons auspícios para os Jogos Olímpicos de Pequim - que irão começar já no principio do próximo mês de Agosto, 09/08/2008 - com um jantar, também apoiado pela livraria/editora Alma Azul, no restaurante das piscinas de Alcains. Foi um bom momento de convívio. Que alcance os seus objectivos!

I Torneio Ana Hormigo



Realizou-se ontem, 12/07/2008, no dojo do Atlético Cube Fundanense, um torneio por equipas, que englobou vários escalões etários, constituídas com judocas da Universidade Lusófona, União Albicastrense, Clube Desportivo de Alcains, Atlético Cube Fundanense, Academia de Judo de Castelo Branco e Escola EB 2/3 do Paul. Ao torneio foi dado o nome de Ana Hormigo, que também esteve presente, embora não tendo competido.
Foi um acontecimento que se desenrolou num espírito desportivo e de amizade, que se espera sirva de modelo, alargado a todos os clubes, e que seja realizado várias vezes, com regularidade, ao longo do ano desportivo, com o objectivo evidente de melhorar a performance dos nossos judocas, que, na verdade, têm necessidade fundamental do elemento competitivo na sua formação. Verificou-se também que foi possível simplificar processos e realizar um evento destes sem grandes gastos financeiros.
Esteve presente o Mestre António Morais, 6º Dan, que deu todo o apoio à iniciativa, e que foi de facto o elemento de união fundamental ao evento.
Foram atribuídas medalhas aos atletas e troféus relativos aos lugares das equipas. Foi concedido um prémio ao melhor ipon executado durante a prova ao judoca Tiago Mota, e outro, aquele que mais se distinguiu, de revelação, ao judoca João Martins.
O Atlético Clube Fundanense, clube anfitrião, no final da prova, pela mão de Sérgio Carvalho, homenageou André Duarte, António Morais, Abel e Ana Hormigo, com a entrega de quadros relativos à modalidade.
PS - No evento esteve também presente o professor e faixa preta de Jiu-Jitsu Brasileiro, Alex Machado, aluno de Judo de António Morais.

sábado, 5 de julho de 2008

quarta-feira, 2 de julho de 2008

terça-feira, 1 de julho de 2008

Estágio JudoAventura, 20º Aniversário da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco


O Estágio de Verão JudoAventura 2008 realizou-se no Fundão nos dias 28 e 29 de Junho, destinado aos judocas dos Clubes do Distrito de Castelo Branco nascidos em 1996, 97 e 98.
Esta acção contou com mais de meia centena de judocas pertencentes à Academia de Judo de Castelo Branco; Centro Social Padres Redentoristas; Externato Cap. Santiago de Carvalho, de Alpedrinha; Vitória de Sto António, da Covilhã; Casa do Benfica, de Penamacor; Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova; e ao clube anfitrião, Atlético Clube Fundanense.
Foi objectivo deste evento proporcionar aos pequenos judocas várias actividades: algumas relacionadas com o desporto / aventura; outras de cariz cultural, como por exemplo a visita ao Museu Arqueológico Municipal José Monteiro e passeios pela Cidade; outras ainda desenvolvidas nas piscinas municipais; e em concreto as actividades pedagógicas, as aulas de Judo.
O estágio serviu também para criar e desenvolver a autonomia das crianças, visto ter sido, em alguns casos, a sua primeira noite fora dos pais. A sala de Judo do Atlético Clube Fundanense serviu também para os judocas pernoitarem, sendo a maioria das actividades realizadas no Pavilhão.
A responsabilidade técnica do estágio foi dos Treinadores Jorge Fernandes e José Melo - um dos fundadores do Judo Fundanense - com a colaboração de Bruno Torres, Luis Aragonez, Tiago Mota e Nuno Rosa.
A comemoração do 20º Aniversário da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco integrou o estágio JudoAventura, realizando-se no seu encerramento um Torneio/Convívio, por equipas.
Este Torneio foi de elevada importância, não só pela participação e empenho de todos, mas sobretudo pelo conhecimento que adquiriram das regras e de todo o envolvimento que caracteriza a competição adaptada a este escalão etário.
O código moral da modalidade foi ainda transmitido e explicado através das palavras: Educação, Coragem, Sinceridade, Auto-Controle, Honra, Modéstia, Amizade e Respeito”, palavras bem referenciadas nos certificados que todos receberam.
A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco agradece ao Município do Fundão e ao Atlético Clube Fundanense pela colaboração prestada.


postado por JF (ADJCB)