segunda-feira, 23 de junho de 2014

Associação Distrital de Judo de Casstelo Branco - grande evento nacional: 30 anos de Taça de Judo Cidade de Castelo Branco










Taça de judo soma 30 anos


Dia 21 de Junho de 2014 realizou-se nas instalações da Academia de Judo C.Branco a 30ª Taça de Judo Cidade de Castelo Branco “Memorial João Romão”.
Organização da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, esta competição, a contar para o ranking nacional de seniores, teve também como objectivo homenagear o “saudoso” João Romão, que organizou a primeira edição da prova e foi um dos fundadores do Judo albicastrense; seus familiares e amigos marcaram presença, num evento que se tornou uma das marcas do judo distrital.
A edição deste ano contou com judocas de norte a sul de Portugal a representar 22 clubes / 8 Associações Distritais, e um clube de França.
Foi vencedor por equipas a Universidade Lusófona, seguindo-se o S.C.Beira Mar e o Vitória F. Clube. A Academia de Judo Castelo Branco e a Escola de Judo Ana Hormigo, que representaram o distrito, integraram o “top 6”.
A Taça do clube com maior representatividade foi conquistada pelo clube anfitrião, Academia de Judo, a de melhor projecção foi entregue a Pedro Faustino, Academia de Judo, também 3ª classificado nos -66 kg; e a de melhor atleta a Tomás Fernandes, -90kg , E.J.N.Delgado, vencendo todos os combates pela pontuação máxima.
Participaram nesta importante competição cerca de sete dezenas de atletas juniores e seniores masculinos e femininos e nove árbitros, sendo a sua maioria nacionais. 
A representar a Academia de Judo C.Branco estiveram Maria Monteiro -48 kg, Inês Fernandes -63 kg, Cátia Silva -70 kg, Francisco Galvão -60 kg, Pedro Faustino -66 kg (3º), David Cristovão -73 kg, Marco Sanches -81 kg e Francisco Matos -100 kg (2º). Da Escola de Judo Ana Hormigo participaram João Serrasqueiro, Luís Marques -60 kg, Silvio Monteiro -66 kg (3º), Hudson Rocha -81 kg, Ricardo Louro -100 kg (1º), Nuno Belo -100 kg e Mariana Milheiro +70 kg.
A iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Castelo Branco, recebendo também a organização (ADJCB) grandes elogios acerca do número de participantes, nível da competição, logística e atenção prestada, não esquecendo também o papel da cereja da cova da beira como protagonista privilegiada.

postado ADJCB

         


 

Escola de Judo Ana Hormigo: ouro para Ricardo Louro na Taça Cidade de Castelo Branco; seus judocas arrecadam sete medalhas no open de Coimbra para cadetes e juvenis.












Ricardo Louro vence 30ª Taça Cidade de Castelo Branco

O judoca Ricardo Louro da Escola de Judo Ana Hormigo venceu no passado sábado dia 21 de Junho a 30ª edição da Taça de Castelo Branco – Memorial João Romão, na categoria -100 kg. O judoca Ricardo salvou a honra ao ser o único do distrito de Castelo Branco a vencer numa das 7 categorias masculinas. Louro esteve imparável ao vencer todos os combates pela pontuação máxima.
Sílvio Monteiro do mesmo clube subiu também ao pódio em 3º lugar na categoria -66 kg, tendo passado na poule com 1 vitória e 1 derrota e cedido na meia-final.
Da Escola de Judo Ana Hormigo participaram ainda Luís Marques e João Serrasqueiro na categoria -60 kg, Hudson Rocha na categoria -81 kg e ainda Nuno Belo na categoria -100kg.
Mariana Milheiro não participou por ter sido a única no seu peso a inscrever-se numa prova organizada pela Associação Distrital de Judo de Castelo Branco.

Juvenis e Cadetes arrecadam 7 medalhas nos Opens de Coimbra

No dia 22 de Junho foi dia de Open de Juvenis (sub 15) e Open de Cadetes (sub 18), integrados na 3ª Taça António Lopes Aleixo. Em homenagem ao ex-presidente da Federação Portuguesa de Judo, esta competição contou com 2 centenas de participantes de todo o país.
O juvenil André Gonçalves esteve em destaque ao conquistar a taça de ouro na categoria -55kg. André esteve imbatível, vencendo 4 combates, derrotando todos os adversários pela pontuação máxima.Bruno Pires conquistou a medalha de prata na categoria -66kg, tendo cedido apenas com um dos seus 4 adversários.
Rodrigo Carita e Leandro Martins estiveram também em evidência nos -42 kg e -55kg, respectivamente, ao classificarem-se em 3º lugar. Classificou-se num honroso 7º lugar, com uma vitória, o atleta David Lopes nos -38kg. Participaram ainda os juvenis Ana Catarina Moura (57kg), Nuno Carvalhinho (-60kg) e Hermenegildo Gomes (-42kg), que não conseguiram qualquer classificação.
No Open de Cadetes, Inês Ascenção brilhou na categoria -57 kg ao conquistar a medalha de prata. A judoca apenas cedeu para a campeã nacional da sua categoria de peso e atleta seleccionada para o Campeonato da Europa de cadetes.
Cadetes:
2° lugar - Inês Ascenção - 57 kg
3° lugar - David Santarém - 54 kg
3° lugar - João Madeira + 81 kg
5° lugar - Vitor Geirinhas - 66 kg
7° lugar - Ihor Kucherha - 60 Kg

Não classificados:
Marco Lobo - 60 Kg
Wilson Ferrero -60 kg
Horácio Carvalhinho - 66kg
David Santarém (-55 kg) e João Madeira (+81 kg) conquistaram a medalha de bronze nas respectivas categorias. Salienta-se ainda o facto de Madeira ser ainda cinturão branco e ter pouco tempo de prática de judo.
Vitor Geirinhas nos -66 kg iniciou da melhor forma a competição ao atingir a meia-final. Aí cedeu e foi remetido para a repescagem. Numa decisão controversa, o judoca de Alcains acabou por perder a medalha, classificando-se em 5º lugar. Em 7º lugar ficou ainda Ihor Kucherha na categoria -60kg.
Participaram ainda os cadetes Wilson Ferrero e Marco Lobo na categoria -60 kg e Horácio Carvalhinho  na categoria -66kg.

postado EJAH

segunda-feira, 16 de junho de 2014

J. Roiz e A.D.Estação estreiam-se no Nacional de Judo







Vários clubes do Distrito de Castelo Branco estiveram representados no Campeonato Nacional de Juvenis (13 e 14 anos), que se realizou no Complexo Municipal de Desportos “Cidade de Almada” dia 15/6/14.
Da Escola João Roiz C.Branco: António Vitor -50 kg, Maria Inês Gama -63 kg;  e  da Associação Desportiva da Estação, Covilhã: Afonso Loureiro -38 kg, Gonçalo Almeida -60 kg, Heloísa Cardoso +70 kg.  Estes dois clubes ouviram pela primeira vez  o seu nome na competição nacional mais importante deste escalão.

Estiveram também neste campeonato:
Academia de Judo Castelo Branco: José Marques -73 kg. Externato Cap. Santiago Carvalho, Alpedrinha: Mariana Domingues -48 kg. Escola de Judo Ana Hormigo: Tatiana Botelho -44 kg, Ana Moura -57 kg, Ermenegildo Gomes -42 kg, Rodrigo Carita -46 kg, André Gonçalves -60 kg, Nuno Carvalhinho -66 kg, e Bruno Pires -66 kg),

Mesmo sendo a grande maioria dos judocas campeões da Zona Centro Sul, titulo que lhes deu o direito de participar na “prova rainha”, a experiência competitiva neste tipo de prova é ainda reduzida, não sendo possivél alcançar resultados de grande destaque. Foi assim a participação e o “fairplay” muito valorizado, estando todos cientes que mais trabalho é necessário.

postado ADJCB



                                                                                             
                                                                                            

                                                                                 

Escola de Judo Ana Hormigo no campeonato nacional de juvenis dia 15/6; e no campeonato de equipas seniores no dia 14/6.









7 atletas da Escola de Judo Ana Hormigo fazem estreia no Campeonato Nacional de Judo Juvenis (Sub 15)
Hermenegildo em 7º lugar e Rodrigo Carita em 9º lugar



1) campeonato nacional de juvenis
 
No passado fim-de-semana, dia 15 de Junho, decorreu o Campeonato Nacional de Juvenis (sub15) no Complexo Municipal de Desportos “Cidade de Almada” com uma  participação record de cerca 300 atletas inscritos.
A Escola de Judo Ana Hormigo apresentou-se com uma equipa de 7 atletas distribuídos por diversas categorias de peso que se estrearam na competição nacional.
O peso mais leve, Hermenegildo Gomes na categoria -42kg competiu com grande determinação, classificando-se num honroso 7º lugar, numa categoria  com 23 atletas. O atleta de Alcains ficou isento na 1ª ronda e venceu pela pontuação máxima na 2ª, chegando aos quartos de final. Aí disputou com igualdade o combate, no entanto acabou por ceder  já no final com o atleta que viria a ser vice campeão nacional. Nas repescagens venceu o primeiro encontro e cedeu o segundo, atingindo assim 2 vitórias em 4 combates disputados.
Rodrigo Carita, na categoria -46 kg cedeu no primeiro combate frente ao atleta que também viria a ser vice campeão nacional e foi remetido para as repescagens. Aí venceu o primeiro encontro e cedeu o combate seguinte, classificando-se num meritório 9º lugar.
André Gonçalves, campeão zonal -55kg, teve de competir na categoria -60kg por escassas gramas a cima, mesmo assim teve uma prestação bastante positiva numa categoria com 24 atletas. Venceu o 1º combate pela pontuação máxima e no segundo cedeu não sendo posteriormente repescado.
Tatiana Botelho (-44kg), Ana Catarina Moura (-57 kg) e Nuno Carvalhinho (-66kg) realizaram 2 combates mas não conseguiram passar à fase seguinte.  Bruno Pires realizou apenas um combate na categoria -66 kg, cedendo no final do combate quando vencia por wazari (pontuação quase máxima).
Abel Louro e Ana Hormigo destacam a determinação dos judocas que competiram na prova rainha deste escalão. “Este foi o primeiro desafio nacional e sabíamos que teriam de enfrentar não só a competitividade mas essencialmente a ansiedade e o nervosismo. A esse nível foram uns campeões, combateram para ganhar independentemente do resultado e demonstraram um grande espírito de equipa e de camaradagem. Vamos continuar a trabalhar.” Refere Ana Hormigo.


2) - campeonato de equipas seniores
 
No dia anterior, 14 de junho, a equipa da Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) competiu no Campeonato Nacional de Equipas Seniores. A equipa constituída por Luís Filipe Marques (-60kg), João Serrasqueiro (-66kg), Sílvio Monteiro (-73kg), Abel Louro (-81 kg) e Ricardo Louro (+81 kg) defrontou no 1º encontro a equipa lisboeta Universidade Lusófona, vice-campeões nacionais em 2013 e 2014.  A equipa EJAH passou para a repescagem frente ao Judo Clube de Lisboa que também arrecadou a vitória. Apesar de não conseguirem melhorar o 7º lugar de 2013, a equipa foi a única representante do Distrito de Castelo Branco numa competição com 6 equipas de Lisboa, 2 de Coimbra, 1 de Almada e 1 de Aveiro.

postado EJAH