segunda-feira, 24 de março de 2014

Escola de Judo Ana Hormigo: treino mensal e presença na liga internacional de clubes Luso-Galega








Treino mensal de Março reúne 60 judocas

O treino mensal de Março, organizado pela Escola de Judo Ana Hormigo, decorreu no passado dia 22 de Março no Fórum Castelo Branco.
Esta actividade mensal contou com a participação de 60 atletas a partir dos 6 anos de todos os núcleos de judo da olímpica Ana Hormigo. De Castelo Branco participaram, para além dos judocas do núcleo do Fórum, os pequenos judocas do Jardim-Escola João de Deus. Do Agrupamento de Escola José Sanches de Alcains participaram os habituais judocas do núcleo alcainense, e ainda o recente núcleo criado em São Vicente da Beira. De Vila Velha de Ródão participaram também judocas do Agrupamento de escolas de Vila Velha de Ródão, o qual está em funcionamento desde o início de Janeiro.
O treino mensal foi dividido em 3 sessões, por idades: Turma 1, das 9:00h às 10:30h (Formação e Competição); Turma 2, das 10:30 às 11:30h (Formação e Iniciação); e Turma 3, (Iniciação). Todos os participantes puderam conviver e treinar com companheiros de outros núcleos, aproveitando para aperfeiçoar algumas técnicas específicas. Neste encontro contámos ainda com a participação dos atletas do Sporting Clube do Sabugal, que aproveitaram para treinar na turma de competição.


Escola de Judo Ana Hormigo na 1ª Etapa da Liga Luso Galega pelo 2º ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo a Escola de Judo Ana Hormigo está a participar na Liga Internacional de clubes Luso-Galega. A primeira jornada decorreu no dia 22 de Março no pavilhão desportivo de Valença no Minho. A equipa foi composta pelo judoca alcainense João Serrasqueiro (-66 kg), pelo albicastrense Ricardo Louro (+81kg), e pelo atleta nabantino Francisco Mourão (-73kg), do clube convidado: Operários Cem-Soldos, de Tomar.   
Apesar do clube se apresentar com ausência de um elemento nos -81 kg, os três judocas tiveram um desempenho excelente ao vencer 3 dos 6 encontros. Venceram  frente aos clubes Juvalença, Sport Clube Vianense e Associação Académica da Universidade de Aveiro, tendo sofrido derrota frente à Escola de Judo de Pombal, ao Judo Clube Shiai (Espanha) e ao Judo Clube de Barcelos. 
Esta competição, com 16 equipas masculinas, é organizada pelo Judo Clube de Barcelos, Judo Clube Valença e Clube de Judo do Porto. Dia 19 de Abril irá ser realizada em Coimbra a 2ª jornada masculina e a 1ª jornada feminina, onde este ano a Escola de Judo Ana Hormigo fará a sua estreia com uma equipa feminina.

postado EJAH


quinta-feira, 20 de março de 2014

Judo na ADE ,Associação Desportiva da Estração, Covilhã






A Associação Desportiva da Estação, Covilhã, tem em funcionamento aulas de judo destinadas a crianças, jovens e adultos nas terças e quintas-feiras.
O início de mais uma modalidade naquela associação serrana ocorreu no principio deste ano, tendo sido efectuado um Treino/ Convívio no dia 15/3/2014. Esta acção teve como principal objectivo a promoção e divulgação da modalidade, juntando mais de meia centena de judocas pertencentes ao clube anfitrião, Vitória de Stº. António, Associação Desportiva e Cultural de Orjais, Academia de Judo de Castelo Branco, Sporting Clube do Sabugal e Judo Clube da Guarda.
O Treino/ Convívio dividiu-se em duas sessões, sendo a parte da manhã destinada mais ao convívio e interacção entre as crianças e os adultos, e a da tarde às técnicas de competição e ao “randori“ (treino com resistência).
José Manuel Dias de Melo, 4º Dan, treinador responsável pelas classes da ADE, organizou o evento, ficando satisfeito com a receptividade e envolvimento de todos, agradecendo também o apoio da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco e da Associação Desportiva da Estação.
O técnico aguarda agora também uma grande resposta dos covilhanenses, e sobretudo do grande número de associados da ADE, de forma a que o número de judocas do clube venha a aumentar cada vez mais, engrandecendo assim aquela instituição desportiva.
A oferta do Judo na cidade da Covilhã ficou assim mais acentuada e em locais bem distantes, tornando o desenvolvimento da modalidade mais consistente, contribuindo também entre outras situações inerentes para a estatística do Judo Distrital e Nacional.


postado JF (ADJCB)

sábado, 8 de março de 2014

Irmães Milheiro, judocas da Beira Interior, brilham no Nacional de Juniores: Mariana, medalha de prata; Betariz, bronze.







Manas Milheiro brilham no Nacional de judo:
Mariana é vice-Campeã Nacional e Beatriz é medalha de bronze

O Campeonato Nacional de judo para o escalão juniores (sub 20) decorreu no passado sábado (1 de março)  no Pavilhão desportivo do Pinhal Novo.
Mariana Milheiro sagrou-se vice-campeã nacional na categoria -70 kg onde venceu 3 combates sempre pela pontuação máxima, frente à adversária do Pragal, do Judo Clube de Coimbra e à sua irmã Beatriz. Frente à atleta da Sociedade Filarmónica União Agrícola e a defender o título do ano anterior, acabou por ceder na luta no solo pela pontuação máxima.
Por sua vez, Beatriz Milheiro também demonstrou estar em grande nível ao vencer 2 dos 4 combates disputados, arrebatando o 3º lugar da categoria. A jovem atleta, vice-campeã nacional de cadetes (sub 17) repetiu o resultado do ano 2013 no escalão superior.
Em evidência esteve também Inês Ascenção na categoria -52kg. Nos quartos-de-final cedeu frente à atleta da Académica de Coimbra, a qual a remeteu para as repescagens, vencendo a atleta da Charneca da Caparica. Na disputa para 3º lugar, a albicastrense não conseguiu vencer outra atleta da Académica de Coimbra, no entanto disputou um combate equilibrado, alcançando um honroso 5º lugar. Esta atleta também cadete, participou pela primeira vez neste escalão conseguindo igualar o resultado do Campeonato Nacional de cadetes realizado o mês passado.
A estas 3 atletas da Escola de Judo Ana Hormigo juntaram-se ainda Ihor Kucherha (1 vitória) e David Santarém ambos na categoria -55 kg; Wilson Ferrero, João Serrasqueiro e Luís Marques na categoria -60 kg, Sílvio Monteiro e Vítor Geirinhas  na categoria -66 kg e Diana Vinheiras  na categoria -48 kg. Esta foi a maior comitiva em representação da Escola de judo albicastrense num campeonato nacional, sendo a maioria destes atletas ainda do escalão inferior demonstrando assim um bom arranque para outras provas nacionais e internacionais.

postado EJAH


sábado, 1 de março de 2014