terça-feira, 27 de agosto de 2013

Anton Geesink - The ‘secret’ is to train every day in the basics




Anton Geesink the great Dutch judo champion was once interviewed about the training with which he defeated the previously “undefeatable” Japanese. He said, “The Japanese have devoted themselves to the study of judo for competition. They have gone to extraordinary lengths to develop winning contestants and fine champions. I, on the other hand, have never trained for competition in my life. All I have ever done is trained in judo as a way of life, exactly as Dr. Kano taught. While the Japanese were devising competitive strategies, I was in the dojo, practicing basics and kata. I defeated the Japanese because I know judo better than the Japanese. The ‘secret’ is to train every day in the basics. This will make you unbeatable.” 


postado: Bushido-kai: Traditional Martial Arts

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"Conscientização no ensino do judô".



Conscientização no ensino do judô.

É comum ouvir que o judô é uma atividade educativa notável. Mas não é sempre que isto é observado nas aulas, já que existe uma divergência, entre o que os professores falam e o que os alunos entendem. Em alguns momentos os professores são incoerentes e contraditórios com seus discursos, e o que é mais grave, existe o desrespeito ético e moral que muitas vezes é explicitamente passado para o aluno sem nenhum escrúpulo do professor.
As aulas de judô só serão educativas se houver coerência entre o discurso do professor e suas ações práticas. O judô não deve ser visto apenas como uma luta corporal, mas sim como uma prática que tem implícita vários elementos, entre os quais, as concepções educacionais e sociais.
(Chuno Mesquita)

Abaixo Jigoro Kano jogando GONARABI.



postado no facebook por Chuno Mesquita, Memória do Judo

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

VAMOS ENTENDER MAIS UM POUCO DA FILOSOFIA DO JUDO KODOKAN. (texto de Chuno Mesquita)




VAMOS ENTENDER MAIS UM POUCO DA FILOSOFIA DO JUDÔ KODOKAN. (texto de Chuno Mesquita)

Jigoro Kano procurou conciliar o judô com as tradições culturais japonesas. Sendo assim, os “princípios filosóficos” dos antigos Samurais e das artes marciais japonesas, tiveram uma forte influência em seus estudos.
 Jigoro Kano definiu o judô como um princípio de vida em que a aplicação dos combates esportivos era apenas uma das muitas possibilidades para seus estudos, além de propiciar aos seus alunos a possibilidade de superar suas próprias limitações.
Jigoro Kano defendia o “espírito do Samurai” na sociedade japonesa, pois a honra e a integridade eram os princípios mais valorizados por estes guerreiros. Com o passar dos tempos Jigoro Kano foi tornando claro que o judô poderia ser aplicado como uma prática esportiva, como um treinamento intelectual e disciplinar e ao desenvolvimento da cidadania.
“POR ESTA RAZÃO, O JUDÔ NÃO PODE SER TRATADO APENAS COMO UMA ARTE MARCIAL, MAS SIM UM PRINCÍPIO BÁSICO DO COMPORTAMENTO HUMANO”.

postado facebook

domingo, 11 de agosto de 2013

momento de de inspiração única.


Foto de Bruno Torres, Covilhã


A beleza da arte revela-se em poucos momentos. Este foi um deles. Como o Judo, também arte que se revela em momentos excepcionais.






sexta-feira, 9 de agosto de 2013

V Estágio de Verão da Escola de Judo Ana Hormigo







V Estágio de Verão da Escola de Judo Ana Hormigo

Vila Velha de Ródão foi o local onde se realizou o V Estágio de Verão da Escola de Judo Ana Hormigo entre o dia 31 de Julho e 4 de Agosto 2013. Esta actividade encerrou a época desportiva da Escola da atleta olímpica albicastrense, e foi uma oportunidade para juntar os seus alunos dos seus diversos núcleos: Castelo Branco, Alcains e Vila Velha de Ródão.
Este ano o Estágio de Verão contou com a presença de cerca de quarenta atletas, a partir dos 8 anos, que ficaram instalados no Parque de Campismo da vila, junto ao Tejo.
Durante cinco dias os judocas participantes desfrutaram de excelentes instalações e condições proporcionadas pela autarquia de Vila Velha de Ródão e Centro Desportivo Recreativo e Cultural.
Para além dos treinos de judo orientados pela anfitriã da Escola, realizaram-se várias actividades de lazer e entretenimento, tais como: escalada, passeios matinais, visita ao Castelo e ao Lagar das Varas, canoagem, piscina e ainda jogos colectivos.
O grande objectivo deste estágio foi a aprendizagem de algumas situações técnicas da modalidade, o desenvolvimento do espírito de equipa e o companheirismo.
No encerramento do estágio realizou-se um almoço convívio com todos os participantes e respectivos encarregados de educação e amigos.
A equipa técnica realçou o entusiasmo dos judocas e promete repetir o evento na próxima temporada dada a excelente hospitalidade e a grande oferta de actividades lúdicas do concelho de Vila Velha de Ródão.

EJAH