sábado, 30 de março de 2013

EJAH - Fundão acolheu 90 judocas no Estágio da Páscoa 2013




Fundão acolheu 90 judocas no Estágio da Páscoa 2013

O Fundão foi a cidade eleita para acolher a IVª edição do Estágio de Judo Páscoa 2013 entre os dias 23 e 25 de Março. Este ano a entidade organizadora, Escola de Judo Ana Hormigo, contou uma participação record de 90 judocas oriundos de diversas partes do país de forma a estagiar num ambiente de tranquilidade proporcionado pela excelência da cova da beira. O Hotel Príncipe da Beira foi o local de estadia e também o centro de treino dos participantes.
Atletas com idades a partir dos 12 anos puderam realizar duas sessões de treino por dia onde aprenderam não só novas técnicas específicas da modalidade mas também táticas de competição. Os treinos foram divididos em dois grupos de trabalho, onde o objetivo do primeiro grupo - escalões de formação foi “aprender a treinar” e o segundo grupo – escalões de competição foi “aprender a competir”.
Os treinos ficaram ao encargo dos treinadores dos clubes e também de ilustres figuras do judo nacional nomeadamente Ana Catarina Cachola (Bicampeã da Europa Sub 23 e Campeã da Europa de juniores), Tiago Lopes (Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Juniores) e a beirã Ana Hormigo atual selecionadora nacional sénior feminina, os quais ofereceram o seu prestigiado contributo aos jovens atletas.
Esta edição que contou com um número extraordinário de clubes e atletas juntou representantes de Castelo Branco (Escola de Judo Ana Hormigo e Associação Judo Clube União Albicastrense), Alcains (Associação Judo Clube Alcainense), Fundão (Atlético Clube Fundanense), Lisboa (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Colégio Moderno e Sporting Clube de Portugal), Setúbal (secção de judo Vitória Futebol Clube), Torres Novas (Judo Clube Torres Novas) e ainda Tomar (Sport Clube Operário Cem Soldos).

postado EJAH

quarta-feira, 27 de março de 2013

Mariana Milheiro em 7º lugar na Taça da Europa de Coimbra


 Mariana Milheiro


Mariana Milheiro em 7º lugar na Taça da Europa de Coimbra

As judocas Mariana Milheiro e Beatriz Milheiro da Escola de Judo Ana Hormigo foram recentemente convocadas pelos selecionadores nacionais de juniores para integrarem a equipa nacional na categoria de – 70 kg e representarem Portugal na Taça da Europa de Judo realizada em Coimbra nos dias 16 e 17 de Março de 2013. A Taça da Europa de Coimbra de grande referência internacional contou nesta edição com a participação de mais de 400 atletas de 16 nações.
Mariana Milheiro foi a portuguesa que mais se destacou na sua categoria de peso alcançando um brilhante 7º lugar. Na primeira ronda Mariana venceu a atleta do Brasil Gabriela Lafaiete pela pontuação máxima. Na segunda ronda e já a disputar a meia-final frente, Milheiro defrontou a atleta de Israel, Yarden Mayershon. Apesar de ter sido um combate muito equilibrado, Milheiro acabou por ceder no final do encontro por uma pequena vantagem. Remetida para as repescagens, Mariana venceu a espanhola Amanda Lopez novamente pela pontuação máxima e no combate de final de repescagem que daria acesso à medalha de bronze, cedeu frente à espanhola Andrea Sebastian. É de salientar que esta foi a primeira prova a contar para o Campeonato da Europa de juniores e a judoca de Castelo Branco, Mariana Milheiro, apesar de não garantir os mínimos por uma vitória, obteve uma ótima prestação que lhe garante a continuidade para representar as cores de Portugal.
Beatriz Milheiro, ainda a recuperar de uma pequena lesão, acabou por não participar na competição, sendo Mariana Milheiro a única representante do distrito de Castelo Branco a participar neste evento.
Após a competição Mariana Milheiro participou no Estágio internacional entre os dias 18 e 21 de Março com os participantes da Taça da Europa e ainda com a seleção nacional de seniores que integrou esta atividade. O colega de clube Ricardo Louro foi um dos convocados para integrar a seleção nacional de seniores e participar no estágio internacional. Os treinos foram orientados pelos selecionadores nacionais de juniores, Filipa Serpa e João Neves e ainda pelos selecionadores nacionais seniores, Michel Almeida e a albicastrense Ana Hormigo. 

postado EJAH

segunda-feira, 18 de março de 2013

terça-feira, 12 de março de 2013

Membros da Academia eleitos em orgãos nacionais - acção de formação de treinadores da FPJ


João Nunes, Nuno Rosa e Jorge Fernandes


Academia de Judo 


Jorge Fernandes, treinador da Academia de Judo Castelo Branco, integra a nova direcção da Associação Nacional de Treinadores de Judo. A eleição foi realizada em Coimbra no dia 9/3/2013. O projecto da lista vencedora visa sobretudo valorizar e desenvolver mais a carreira de treinador.

Membros da Academia, João Nunes (árbitro) e Nuno Rosa (treinador), foram eleitos no dia 2/3/2013 em Campo Maior representantes dos arbitros e treinadores da Zona Centro Sul (Distritos de C.Branco, Portalegre e Evora ), tendo assim lugar efectivo na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Judo.


Associação Distrital de Judo

Jorge Fernandes, Manuel Almeida e José Melo participaram na Acção de Formação de Treinadores de Judo conforme o calendário nacional para 2013. A Federação Portuguesa de Judo organizou esta acção nos dias 9 e 10 de Março em Coimbra. Os temas foram: novas regras de competição; análise dos testes de capacidades físicas; análise das competências psicológicas; apresentação dos planos de cadetes e juniores; aplicação informática de gestão desportiva para inscrições e revalidações de federados. 

postado JF(ADJCB)

quinta-feira, 7 de março de 2013

quarta-feira, 6 de março de 2013

ELEIÇÕES PARA A ADJCB - Mudar o Judo no Distrito de Castelo Branco


Mudar o Judo no Distrito de Castelo Branco



Eleições 2013/2016 - Associação Distrital de Judo de Castelo Branco
Email: mudar.o.judo@gmail.com

Assunto: Apresentação Lista Candidata a Sufrágio da ADJCB

Venho por este meio convidar-vos a estar presente na apresentação pública de lista candidata a sufrágio de eleição dos Corpos Sociais da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco para o quadriénio 2013/2016.
Esta lista, subscrita e apoiada pela Associação Escola de Judo Ana Hormigo, é liderada pelo Prof. Abel Filipe Carrega Pereira Ribeiro Louro, actual responsável técnico da Escola de Judo Ana Hormigo.
A referida apresentação irá realizar-se no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, no dia 8 de Março de 2013 e terá início às 21 horas.
Pretendemos ainda efectuar a apresentação de nosso manifesto eleitoral, sob o lema “Mudar o Judo no Distrito de Castelo Branco”

postado AL(EJAH)

terça-feira, 5 de março de 2013

Irmães Milheiro em 3º no Nacional de Juniores



Irmãs Milheiro conquistam medalhas de bronze no Nacional de juniores

 Mariana Milheiro e Beatriz Milheiro, judocas da Escola de Judo Ana Hormigo, conquistaram no passado domingo, dia 3 de março, duas medalhas de bronze no Campeonato Nacional de Juniores (judocas sub 21) que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Ambas a competir na categoria -70kg disputaram os combates nas respetivas poules (grupos) e tiveram acesso às meias-finais. Mariana Milheiro, detentora do título em 2012, acabou por ser afastada da final pela atleta da Sociedade Filarmónica União Agrícola, Andreia Zeferino. Beatriz Milheiro, ainda do escalão cadetes (sub17) conseguiu estar em vantagem no combate de acesso à final, mas acabou por ceder frente à atleta Patrícia Vicente do clube GRC. As irmãs Milheiro alcançaram assim dois brilhantes 3º lugares para juntar aos seus palmarés.
Destaque também para o 9º lugar de Vítor Geirinhas na categoria -60 kg, o judoca alcainense também do escalão sub 17 derrotou pela vantagem máxima o atleta da Casa de Benfica de Santarém, mas cedeu frente ao atleta do Sporting Clube de Portugal.
Ainda na mesma categoria participaram os judocas Sílvio Monteiro que passou a primeira ronda mas cedeu na segunda e João Serrasqueiro que cedeu no primeiro combate.
O treinador da Escola de Judo Ana Hormigo, Abel Louro, enalteceu os resultados nesta edição, mas também revelou que estes atletas têm potencial para chegar mais longe. Depois do descanso merecido os judocas voltarão aos treinos já na próxima semana a fim de preparar as Taças da Europa que se irão realizar em Coimbra brevemente.

postado AL(EJAH)

segunda-feira, 4 de março de 2013

Escola de Judo Ana Hormigo - treino de Fevereiro - formação na arbitragem - disputando a 2ª liga luso/galega


Treino Mensal de Fevereiro

Realizou-se no passado dia 23 de fevereiro mais um treino mensal da Escola de Judo Ana Hormigo, estiveram envolvidos neste evento cerca de meia centena de judocas dos 6 anos de idade até à idade sénior.
Foram realizados três treinos distintos com diferentes escalões etários, onde foram desenvolvidas para além do treino de aperfeiçoamento da luta, outras componentes técnicas através do desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas técnicas de judo em pé.
Os mais novos realizam sempre formas de progressão pedagógica com jogos lúdicos para a aprendizagem das técnicas, enquanto os mais velhos aperfeiçoam os seus movimentos através de exercícios de repetição.
O treino de randori (luta) foi também um dos aspetos a melhorar tendo em conta que se irá realizar já no próximo fim de semana o campeonato nacional de juniores, onde a Escola de Judo Ana Hormigo pretende trazer para as terras do interior mais medalhas nacionais.

Escola de Judo Ana Hormigo em Formação

A convite da Associação Distrital de Judo de Santarém, a Escola de Judo Ana Hormigo deslocou até Tomar uma equipa de 6 jovens judocas, com o objetivo de participarem numa ação de formação de marcadores e cronometristas.
Esta ação foi realizada no Complexo Municipal de Desporto de Tomar e teve ao longo do dia várias intervenções teóricas acerca do funcionamento de uma mesa de provas (competição) e como manusear e trabalhar com os marcadores e cronómetros necessários para o desenrolar de uma atividade competitiva de judo.
Na fase final desta formação todos os participantes realizaram um exame teórico, sendo que a parte final contará com um exame prático, esta atividade final será realizada numa ação competitiva com benjamins, iniciados e infantis a realizar brevemente no distrito de Santarém.
A equipa que participou. teve como principal objetivo melhorar os seus conhecimentos e experiência de mesa de provas, para que no futuro possam todos realizar em provas da nossa instituição ou outra(s) um melhor desempenho e execução no desenrolar das atividades pretendidas.

Escola de Judo Ana Hormigo na 2ª Liga Luso/Galega

Realizou-se no dia 23 de fevereiro a primeira etapa da 2ª Liga Luso/Galega, a cidade de Guimarães recebeu uma competição com elevado nível competitivo, onde participaram 18 equipas de Portugal e Espanha.
A Escola de Judo Ana Hormigo fez-se representar pelos judocas Vítor Geirinhas, João Serrasqueiro, Sílvio Monteiro, Michael Ladeira e Ricardo Louro, sendo esta uma equipa maioritariamente formada por atletas dos escalões inferiores de cadetes e juniores, ficaram bem patentes as dificuldades encontradas ao longo da competição, ainda assim a equipa albicastrense conseguiu empatar 2 encontros e saiu derrotada em outros 5 encontros.
As contas finais desta competição somente se irão realizar no final das 3 etapas desta prova de equipas, a próxima etapa irá realizar-se em Valença e depois a etapa final será realizada na Maia.
O objetivo da participação da equipa da Escola de Judo Ana Hormigo foi dar aos nossos atletas mais experiência e ritmo competitivo, cada atleta realizou em média 7 combates, o que irá com certeza aumentar a experiência e capacidades dos atletas do clube beirão.

postado Al(EJAH)

sábado, 2 de março de 2013

Escola de Judo Ana Hormigo em movimento








Escola de Judo Ana Hormigo realiza estágio de Carnaval

Realizou-se no tapete da Escola de Judo Ana Hormigo no passado fim de semana, dias 9 e 10 de fevereiro de 2013, o estágio de carnaval.
O objectivo principal deste estágio foi a preparação do campeonato nacional de juniores, bem como o desenvolvimento do espirito de grupo e de entre ajuda, de referir que todos os atletas participantes pernoitaram nas instalações do clube.
As duas dezenas de atletas dos núcleos de Castelo Branco e Alcains puderam realizar treinos bi-diários, além de vários exercícios para melhoria de capacidades técnicas e tácticas, tendo em atenção a componente competitiva.
Realçamos o mais importante: a camaradagem e o grande espirito de grupo que julgamos que tenha sido atingido. Todos os presentes desfrutaram, para além dos excelentes treinos, de momentos bem divertidos e de grande alegria.

Escola de Judo Ana Hormigo na Golegã

 A Escola de Judo Ana Hormigo foi convidada da Associação Distrital de Judo de Santarém no seu treino associativo que se realizou na Golegã, no dia 16 de fevereiro de 2013.
A escola deslocou-se com duas dezenas de atletas a terras ribatejanas, para participar dos treinos muito intensos com vista à preparação do campeonato nacional de juniores, que se irá realizar já no próximo dia 3 de Março.
Estiveram presentes vários clubes do distrito de Santarém: Clube de Judo Sem Soldos, Gualdino Pais, Casa do Povo de Rio Maior, Clube de Judo de Torres Novas, Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere, Clube de Judo de Riachos, Casa do Benfica – Santarém.
Realizaram-se excelentes treinos, foi uma boa preparação, parabéns a todos os presentes…

postado AL(EJAH)