quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

IV TORNEIO DO MARVÃO



BENJAMINS, INFANTIS, INICIADOS, JUVENIS I

10 horas, Marvão, 6 de Abril,

EL TEMPLO EISHOJI - El Kodokan en la época de su primera andadura


EL TEMPLO EISHOJI
El Kodokan en la época de su primera andadura

En mayo de 1882, se fundó el Kodokan Judo en el dojo (habitación) de tan sólo 12 tatamis, en las instalaciones del templo Eishoji, sito en el barrio Kita Inari-cho, Shimoya de Tokio. Desde esta fecha hasta el siguiente traslado del dojo al barrio de Kanda Jimpô-cho, lo llamamos “la época de Eishoji”.
En el año de su inauguración se registraron nueve alumnos entre los que se encontraban: Tsunejirô Tomita, Sumiomi Arima, Jyokô Higuchi, Shirô Saigô, Masao Yamagata, Jyotarô Shirafuji . En principio, practicaban en la mencionada habitación del templo, pero por las constantes quejas del dueño, el monje Asashunbô, no tuvieron otro remedio que abandonar esa sala y construir un nuevo dojo con 12 tatamis en terreno libre que había en el jardín del templo.
Esta época fué especialmente dura para Jigoro que tenía que responsabilizarse de todos los gastos tales como la construcción del nuevo dojo, regalar los keikogis a los nuevos alumnos, pagar la manutención etc. Todos estos gastos, salían de su sueldo como profesor del Colegio Gakushuin y del trabajo extra de traducción de libros académicos ingleses. A pesar de estos sacrificios y esfuerzos, desgraciadamente no aumentaba el número de alumnos. Era una época en la que ya nadie demostraba interés por las artes marciales del pasado. La mayoría de alumnos venían al dojo sin que lo supieran sus familiares… En el verano, Kano mandaba a destacados discípulos como Tomita y Saigo que prepararan el té frío con azúcar, para invitar a los nuevos, lavar los judoguis de ellos incluso los fines de semana se metían en el estanque que había en el jardín del templo para recoger las hojas de flores de loto para preparar una comida e invitarles, Jigoro tampoco les cobraba la cuota mensual.
Kano intentó por todo los medios a su alcance que no apagara el fuego que acaba de encender. Era sin duda una época de gran sacrificio,incertidumbre de la historia del Kodokan.

postado SHU TAIRA (facebook)

Novas normas de arbitragem


Novas normas de arbitragem 

Entram em vigor, no próximo dia 1 de Janeiro de 2013, as novas normas de arbitragem para o Judo, o que vem alterar um pouco as já existentes.
- As pesagens passam para o dia anterior à prova. No dia da prova, aquando do controlo do judogi, vai haver nova pesagem, já com o judogi vestido, mas unicamente para que seja feito um estudo à posteriori.
- As equipas nacionais podem levar a cada competição no máximo de 9 competidores por sexo, e no máximo 2 por categoria de peso.
- O tempo de combate passa a ser de 4 minutos, e o ponto de ouro passa a não ter limite de tempo, acabando assim a decisão por “bandeirinhas”. Quando os atletas chegam ao final do combate empatados, por exemplo por yuko, mas o atleta A tem yuko por projeção e o atleta B por castigo, ganha o combate o atleta A.
 - Desaparece o primeiro shido de aviso, passando as sanções a corresponderem:
1 shido = Yuko
2 Shido= Wazari
3 Shido = Hansoku-Make
- Passa a ser totalmente proibido qualquer ataque ás pernas, seja ele:
· Direto
· Quando o adversário faz pega cruzada
· Com combinação
· Em contra-ataque (exemplo: são proibidas técnicas como o Su-Kuinage)
- Kumikata:
· Cada atleta terá cerca de 10 segundos para fazer a pega com as duas mãos, sempre que seja uma pega válida. Se não o fizer será sancionado com shido.
· Qualquer pega cruzada impõe um ataque imediato. Se não o fizer será sancionado com shido.
· No caso de se “desfazer” a pega utilizando as duas mãos, tem que se atacar imediatamente, ou será sancionado com shido.
- O-Sae-Komi: 
· Mudam os tempos de imobilização:
- 10 segundos : Yuko
- 15 segundos : Wazari
- 20 segundos : Ippon
· Se o O-Sae-Komi começar dentro da área de competição, e os competidores saírem da área, continua a contar a imobilização.
· Se uma projeção começar dentro, e logo de seguida passarem para O-Sae-Komi, mesmo estando os dois já fora da área de competição, continua a ser válida a imobilização.
 - Em cada área de competição haverá unicamente um árbitro, apoiado de fora por uma “comissário” e um outro árbitro, que podem mudar a decisão do árbitro central, quando seja notório que este se enganou.
- Pode haver uma “comissão” de 3 ou 4 “comissários” para ações muito complicadas.
- Haverá mais severidade nas saídas do tatami, dando-se shido quando necessário.
- As quedas em “ponte”, que se note que o Uke caiu em ponte para evitar a queda de costas, serão pontuadas com ippon, incluindo quando caem em cima do Tori, para se evitar possíveis lesões.
- O “abraço” (também conhecido por abraço de urso) será sancionado da mesma maneira. Primeiro um aviso e depois shido.
- O Kansetsu-Waza será permitido a partir dos cadetes, passando estes a ser sub-18.

 (Fonte: www.judodreams.com)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESCOLA DE JUDO ANA HORMIMO EM ESTÁGIOS



Escola de Judo Ana Hormigo realiza estágio de Carnaval

Realizou-se no tapete da Escola de Judo Ana Hormigo no passado fim de semana dias 9 e 10 de fevereiro de 2013 o estágio de carnaval.
O objetivo deste estágio teve como principal objetivo a preparação do campeonato nacional de juniores, bem como o desenvolvimento do espirito de grupo e entre ajuda, de referir que todos os atletas participantes pernoitaram nas instalações do clube.
As duas dezenas de atletas dos núcleos de Castelo Branco e de Alcains puderam realizar treinos bi-diários onde foram realizados vários exercícios para a melhoria de capacidades técnicas e táticas bem como o treino da luta no solo e em pé, de forma a melhor a componente competitiva.
Realçamos o mais importante, a camaradagem e o grande espirito de grupo que julgamos que tenha sido atingido, todos os presentes desfrutaram, para além dos excelentes treinos, de momentos bem divertido e de grande alegria.

Escola de Judo Ana Hormigo na Golegã

A Escola de Judo Ana Hormigo foi convidada da Associação Distrital de Judo de Santarém no seu treino associativo, que se realizou na Golegã no dia 16 de fevereiro de 2013.
A escola beirã deslocou-se com duas dezenas de atletas a terras ribatejanas para realizar os treinos muito intensos com vista à preparação do campeonato nacional de juniores que se irá realizar já no próximo dia 3 de Março.
Estiveram presentes vários clubes do distrito de Santarém, entre eles Clube de Judo Sem Soldos, Gualdino Pais, Casa do Povo de Rio Maior, Clube de Judo de Torres Novas, Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere, Clube de Judo de Riachos, Casa do Benfica – Santarém.
Realizaram-se excelentes treinos, foi uma boa preparação, parabéns a todos os presentes…

postado Al(EJAH)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LOS DECIMOS DANES DEL KODOKAN - Hajime Isogai (IX)




LOS DECIMOS DANES DEL KODOKAN

Hajime Isogai (IX)

En 1946, al año siguiente de finalizar la Segunda Guerra Mundial, GHQ* ordenó la dispersión del Butoku-kai y por consiguiente, también tenía que cerrar “El Busen” que era una escuela que dependía del Butoku-kai Al recibir esta orden, Isogai sintió que era el fin de su labor y decidió retirarse. El 19 de abril de 1947, Isogai falleció en su domicilio que se encontraba muy cerca del Busen, rodeado de cientos de flores de crisantemos y campanillas que los habia cuidado personalmente. Tenía 77 años de edad.
Se dice que Isogai solía explicar a los jóvenes su concepto del judo con un papel; se arrugaba una hoja de papel y después lo abría y estiraba las arrugas para que quedara como estaba al principio… y decía “el judo es como este papel, hay que entrenar hasta que nuestro cuerpo quede roto en pedazos, pero después tenemos que quedarnos como estábamos al principio, “sin que se note ni una arruga”.

Fin

*GHQ Ejército de ocupación

postado por SHU TAIRA(facebook)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ESCOLA DE JUDO ANA HORMIGO - Estágio de Páscoa 2013 (23, 24, 25 de Março)



ESTÁGIO DE PÁSCOA 2013 (23, 24, 25  de Março) 




Escola de Judo Ana Hormigo
Rua Médico Costa Leitão, nº 30 1º Andar – 6005-079 Alcains
Email: escoladejudoanahormigo@gmail.com – Blog: http://www.escoladejudoanahormigo.blogspot.com


Data - 23 a 25 de Março de 2013
Local - Estalagem Portas de Rodão - Rua da Senhora da Alagada - Vila Velha do Ródão - Telefone: 272 541 196. - http://estalagemrodao.blogspot.pt/ 
Participantes - A partir dos 10 anos de idade inclusive.
Inscrições - Até ao dia 15 de Março de 2013 - Abel Louro – escoladejudoanahormigo@gmail.com.
Organização - Associação Escola de Judo Ana Hormigo
Apoios - Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão; Câmara Municipal de Castelo Branco; Junta de Freguesia de Castelo Branco; Pastelaria Golf – Alcains.
Informações - Abel Louro – 961 163 839 e Ana Hormigo – 961 163 917
Actividades - Treinos Judo Bidiários; Corrida matinal; Passeios Pedestres; Jogos Tradicionais. 
Material - Judogi; equipamento desportivo; roupa adequada à época; produtos de higiene pessoal; ténis (para correr); Chinelos; Boné; Fato de Banho, Bolachinhas (opcional); Jogos de tabuleiro, cartas, bola ou outros (opcional).
Alimentação - Responsabilidade da organização do estágio, Pequeno-almoço, Almoço e Jantar no Restaurante no Hotel.
Nota: O valor do estágio não inclui lanche de meio da manhã e meio da tarde.
Alojamento - Quartos Duplos e Triplos com WC privado, equipados com ar condicionado, televisão e acesso à Internet.
Preçário - Programa Completo do estágio com tudo incluído (dormida, alimentação, e atividades) – 75,00 € (setenta e cinco euros).
Pagamento - Cheque à ordem de – AEJAH - Transferência Bancária - NIB: 0010 0000 47821330001 85 (agradecemos envio de email com comprovativo de transferência) - Em dinheiro junto do nosso tesoureiro.
Planificação
Treinos de Judo:
Sábado, Domingo e 2ª feira: – Grupo 1 – das 10:00 h às 11:00 h e das 16:00 h às 17:00 h; – Grupo 2 – das 11:00 h às 13:00 h e das 17:00 h às 19:00 h
Treinos de Corrida e Passeios Matinais: - Todos os dias das 9:00 às 9:30 horas.

postado AL(EJAH)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Keiko Fukuda (1913 - 2013)





In a world dominated by men, a tiny 98-year-old named Keiko Fukuda is the highest ranking woman in judo history and a true living legend. In July 2011, Fukuda made world history when she was awarded the 10th degree black belt - judo’s highest honor. She now has the distinguished title of “Shihan” (grand master) and is the only woman in the world to hold this honor. Fukuda is also the last living disciple of Jigoro Kano, judo’s founder.
In 1934, Fukuda was preparing for marriage, like most young women in Japan. But when she met Jigoro Kano, her life’s path was radically altered. She gave up marriage, family, and her homeland to pursue her life destiny - spreading judo around the world.
In 1966, she immigrated to the U.S. as a single woman, hoping to make a living by teaching judo. Her move to the U.S. caught light of rank injustice within the Japanese judo system. With the help of American women’s rights activists and her judo students, Fukuda began her struggle up the male dominant ladder of judo.

Trailer

domingo, 10 de fevereiro de 2013

LOS DÉCIMOS DANES DEL KODOKAN - Hajime Isogai (VI)



 Kaichirô Samura: 10º dan.En aquel entonces tenía 19 años y rango de 1º dan.





LOS DÉCIMOS DANES DEL KODOKAN
Hajime Isogai (VI)

“Duelo histórico con el ju-jutsuka Mataemon Tanabe”

En 1897 a causa de una discusión Isogai se sintió obligado a competir con el ju-jutsuka Kôtarô Imai, de la escuela Takenouchi Kitô-ryu, al que venció con un Hane-makokomi. Más adelante Isogai tuvo que enfrentarse de nuevo con un ju-jutsuka, esta vez con el invencible Mataemon Tanabe, 4º Soke de Fusen-ryu. En 1900, con motivo de la celebración del 5º torneo de artes marciales en Okayama, Tanabe le propuso a Isogai un combate y éste aceptó el desafío para salvaguardar el honor del Kodokan. Tanabe era el indiscutible número uno de los ju-jutsukas y gozaba de fama por su extraordinario capacidad en Ne-waza; Isogai pidió a Kano permiso para que el joven judoka Kaichirô Samura* también gran experto de ne-waza, viajara a Kioto para entrenarse como uke con él intensamente.
Llegó por fin el día señalado. El combate comenzó en medio de una gran expectación. Tras una larga, tremenda e igualada lucha, Isogai estranguló a Tanabe, pero éste resistió y consiguió salir de la zona de combate. En ese momento el árbitro separó a los dos contendientes y anunció un inexplicable empate. Actuaba como árbitro Kôtarô Imai, que había perdido un combate con Isogai hacía dos años.


Continuará…

postado SHU TAIRA (FACEBOOK)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LOS DÉCIMOS DANES DEL KODOKAN (3) - Hajime Isogai (V)


Foto: El interior del célebre Dojo Butokuden de Kioto.


LOS DÉCIMOS DANES DEL KODOKAN (3)
Hajime Isogai (V)

“Exhibición de katas sobre la tarima”

Antes de comenzar la exhibición Yokoyama advirtió a Isogai que, aunque estuvieran sobre tarima, no tendría compasión en proyectarle puesto que no quería que los ju-jutsukas les considerasen débiles. El prestigio del Kodokan estaba en juego y naturalmente Isogai aceptó sin dudarlo.
La infernal demostración de Nage-no-kata dio comienzo ante las autoridades gubernamentales, los grandes maestros de las escuelas de ju-jutsu y el público en general. Haciendo honor a su apodo “el diablo” Yokoyama tiraba con toda su fuerza el cuerpo de Isogai al suelo, como si se tratase de un trapo, sin la más mínima compasión; los sonidos de los ukemis de éste resonaban por todo el recinto envolviéndose todo en una atmósfera terrible. A medida que iban desarrollando la kata, de la boca de Isogai brotaba sangre y sus manos y piernas se llenaban de heridas debido a las cabezas de los clavos que salían de la tarima, por aquel entonces las mangas y los pantalones del kimono eran muy cortos y no protegían ni codos ni rodillas. Finalmente la tremenda y sangrienta demostración de Nage y Koshiki-no-kata concluyó. Un absoluto silencio reinó en el reciento y tras el saludo se produjo una ovación que no tenía fin.

Continuará…

postado SHU TAIRA(FACEBOOK)


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ESCOLA DE JUDO ANA HORMINO - Beatriz Milheiro prata no Nacional de Cadetes - Mariana Milheiro bronze no opem FPJ




Beatriz Milheiro Vice Campeã Nacional de Cadetes

A Escola de Judo Ana Hormigo trouxe de Odivelas, do Campeonato Nacional de Cadetes realizado no dia 2 de Fevereiro, uma Vice Campeã Nacional na categoria de -70 Kg.
Beatriz Milheiro venceu dentro da sua poule os três combates realizados pela pontuação máxima (ippon), na meia final ultrapassou com vitória no ponto de ouro a atleta do Judo Clube de Lisboa, na final e na disputa pela medalha de ouro a atleta beirã não consegui levar de vencida a atleta Marta Silva, classificando-se assim num excelente e merecedor 2º lugar.
Beatriz Milheiro conseguiu melhorar a sua classificação do ano anterior, recorde-se que tinha sido bronze e ao longo do ano realizou várias presenças nos trabalhos da seleção, com este resultado a aposta da equipa técnica da Federação Portuguesa de Judo poderá ainda ser maior, o que para a atleta albicastrense será um excelente prémio e reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos.
Inês Ascensão, nos – 52 Kg, ainda atleta cadete de primeiro ano, era uma das candidatas às medalhas, mas tal não foi possível, contudo consegui alcançar a excelente 5ª classificação da geral.
A atleta que se sagrou no ano anterior campeã nacional de juvenis entrou muito bem em competição eliminando as suas duas primeiras adversárias pela pontuação máxima (ippon), nas meias finais não consegui derrotar a sua adversária e perdeu pela pontuação de Wazari, no combate de atribuição da medalha de bronze Inês Ascenção voltou a não conseguir vencer e classificou-se em 5º lugar.
Diana Vinheiras a participar na categoria de -48 Kg não consegui levar de vencida as suas adversárias, conseguindo assim classificar-se em 9º lugar da classificação geral. Participaram ainda Tiago Manteigas -55 Kg, Vitor Geirinhas -60 Kg, e Horácio Carvalhinho -73 Kg, nenhum destes atletas consegui qualquer classificação, apesar do seu empenho e bom trabalho desenvolvido.



Mariana Milheiro de Bronze no Open FPJ

No passado dia 3 de Fevereiro a Escola de Judo Ana Hormigo viajou mais uma vez até Odivelas para participar no Open Nacional da Federação Portuguesa de Judo.
Mariana Milheiro foi a atleta em destaque da nossa escola, classificou-se num excelente 3º lugar, alcançando a medalha de bronze na categoria de -70 Kg.
Mariana Milheiro realizou a sua primeira prova nacional após alguns meses de paragem após lesão, as expetativas eram elevadas, mas o objetivo mais importante era preparar o campeonato nacional de juniores a realizar no próximo mês. Mariana Milheiro realizou 4 combates numa poule de cinco atletas, vencendo dois pela pontuação máxima (ippon) e perdendo outros dois para as atletas do Sporting Clube de Portugal e Sociedade Filarmónica União Agrícola, que se viriam a sagrar campeã e vice campeã respetivamente.
Ricardo Louro, a participar nos -90 Kg, procurava afirmar-se mais uma vez no panorama nacional e alcançar o lugar mais alto do pódio, esse era o objetivo, mas apesar das suas duas excelente vitórias pela pontuação máxima (ipoon) na fase das eliminatórias, na meia final numa pequena desatenção e depois de estar a vencer por grande margem de pontuação, o atleta albicastrense foi derrotado e enviado para o combate de atribuição da medalha de bronze, aí o atleta sénior mais cotado de sempre do distrito sofreu uma lesão no início do combate obrigando-o a desistir e alcançar somente a 5ª classificação.
Participaram ainda nesta prova vários atletas juniores, que aproveitam para ganhar experiência competitiva, Mariana Carrega, -52 Kg, que não consegui vencer qualquer combate, não conseguindo assim obter classificação, Sílvio Monteiro, -60 Kg, com uma vitória e duas derrotas, consegue um honroso e excelente 7º lugar, e João Serrasqueiro, também em -60 Kg, não consegue qualquer classificação, fruto da derrota no seu único combate realizado.

postado Al(EJAH)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013