quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Escola de Judo Ana Hormigo em Congresso Europeu de Inclusão Social e visita a Estabelecimento Prisional


Escola de Judo Ana Hormigo no Congresso Europeu

A Escola de Judo Ana Hormigo, representada por Abel Louro e Teresa Preta, esteve presente nos dias 24 e 25 de novembro no Congresso Europeu de Inclusão Social Através do Judo e Outros Desportos que teve lugar no Auditório Agostinho da Silva na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa.

Este congresso, organizado pela Federação Portuguesa de Judo e pela União Europeia de Judo em parceria com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, teve como objetivo dar a conhecer projetos sociais europeus que utilizam como ferramenta de inclusão social, modalidades desportivas como o judo, o rugby e o futebol.

O congresso contou com a presença de oradores de vários países da europa, que apresentaram os seus programas socias de inclusão, bem como várias instituições portuguesas que também dinamizam e promovem projetos sociais e de inclusão no nosso território.

Atendendo à dificuldade de integração de grupos sociais desfavorecidos, nomeadamente crianças e jovens de diferentes origens sociais ou étnicas, toxicodependentes, invisuais, entre outros, os oradores deram a conhecer o funcionamento, a estrutura e os resultados obtidos nos diversos projetos desenvolvidos no âmbito desportivo onde essas diferenças conseguem ser minimizadas.

Assim, da União Europeia de Judo e em sua representação estiveram presentes Franco Capelletti, Benedicte Rouby e Nuno Delgado. De Portugal participaram Salomé Marivoet, Inês de Almeida, Luísa Caldeira, Eduarda Correia, Humberto Santos, Manuel Costa e Oliveira, Fernando Seabra e Jerónimo Ferreira. De Espanha esteve presente Vicente Carratalá Deval de Itália Gianni Maddaloni, de França Frédérique Jossinet, da Suécia Erik Vesterlund e da Holanda Ziggy Tabacznik.

É de referir que a Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) desde o início da sua atividade possui uma componente social onde sinaliza crianças e jovens com dificuldade de integração ou ameaçadas de exclusão permitindo-lhes a vivência e novas experiências numa modalidade tão atrativa como é o judo.

Neste sentido a EJAH proporciona a estas crianças e jovens a igualdade de oportunidades no acesso à prática do judo, permitindo-lhes potenciar não só as suas capacidades físicas como também psicológicas. O espírito de fair-play, o trabalho em equipa, o auto-controlo, o cumprimento de regras, o respeito pelo outro e essencialmente a amizade são princípios presentes deste projeto. Já estabelecemos diversas parcerias com entidades no nosso distrito em que oferecemos blocos de aulas de judo que funcionam inseridos em escolas, nomeadamente no Projeto+ do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, ou em que os jovens podem frequentar as aulas no clube sem qualquer custo para os praticantes, nomeadamente o Lar de Jovens e Crianças da Segurança Social de Castelo Branco, refere Abel Louro.

Estão ainda previstos no futuro diversos protocolos com instituições de cariz social, de forma possibilitar a prática desportiva do judo a crianças e jovens socialmente discriminados.


Visita a Estabelecimento Prisional de Castelo Branco

No passado dia 23 de novembro a Escola de Judo Ana Hormigo visitou o Estabelecimento Prisional de Castelo Branco a convite da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa e do Prof. Rui Esteves a fim de transmitir aos reclusos os benefícios da prática da atividade física e suas potencialidades, bem como dar a conhecer a modalidade do Judo através do projeto da Escola de Judo Ana Hormigo.

A atividade foi iniciada pelo Prof. Rui Esteves que fez uma apresentação que abordou o desporto e a atividade física. De seguida o Prof. Abel Louro apresentou a história do Judo no mundo e em Portugal, e de seguida apresentou a Escola de Judo Ana Hormigo através do seu historial e palmarés.

Depois de esclarecidas algumas questões colocadas pela plateia iniciou-se uma demonstração de judo seguida de uma pequena aula de forma a conhecer de perto a modalidade.

Esta atividade foi bastante enriquecedora para todos os participantes, pois foi notório o interesse de todos tendo no final endereçado à escola rasgados elogios e agradecimentos. 

postado AL(EJAH)

sábado, 24 de novembro de 2012

Estágio Técnico na Associação Distrital de Judo de Castelo Branco


O Plano de Formação da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco para 2012 continua a ser colocado em prática. 
Assim, completando acções anteriores, realizou-se mais um estagio técnico nos dias 23 e 24 de Novembro nas instalações da Academia de Judo de Castelo Branco, que reuniu judocas de clubes do Distrito com graduação a partir de 1º Dan (cinto negro), e envolveu também treinadores, tendo sido abordados os últimos dois grupos do Nage-No-Kata. 
Foram responsáveis técnicos por este estágio António Moraes, Jorge Fernandes, José Melo e Fernando Lopes, elementos do Conselho Técnico Associativo. 

postado Jorge Fernandes (ADJCB)

sábado, 17 de novembro de 2012

Ana Ana Hormigo - Treinadora da Selecção Nacional Feminina



Ana Hormigo foi nomeada treinadora da nossa selecção nacional feminina. Ela ganhou muitos títulos; nacionais e estrangeiros. Foi atleta olímpica. Juntamente com o seu companheiro, Abel Louro, fundou um clube que tem feito um trabalho excelente em prol do judo e do desporto em geral.  Entre os Jogos Olímpicos teve o Martin e bateu-se pelo apuramento para Londres. Reconhecerem-lhe capacidade para orientar ao mais alto nível o judo feminino. Fico contente por isso. A minha admiração e o meu respeito. 

JM



Los colores de cinturones establecidos por el Kodokan


Los colores de cinturones establecidos por el Kodokan

Los cinturones negros: Yûdansha

1. 1º a 5º dan……….. negro
2. 6º a 8º dan……….. rojo y blanco ( caso de judoka femenino, a partir de 8º dan, está permitido el uso del cinturón rojo. El referido cinturón ha de estar marcado con una línea blanca de unos 0.8 mm en la parte central).
3. 9º y 10º dan……… rojo
*De 6º a 10º dan, está permitido también usar el cinturón negro.

Los cinturones para kyus: Mudansha

Adultos (básicamente a partir de 13 años)

1. 4º y 5º kyu ……….. blanco (también los alumnos nuevos)
2. 3º a 1º kyu……….. marrón

Infantiles (básicamente, hasta los 13 años)
1. 5º kyu……… amarillo
2. 4º kyu……… naranja
3. 3º kyu……… verde
4. 2º kyu……… violeta
5. 1º kyu……… marrón
*En caso de judokas femeninas usarán los cinturones que tengan una línea blanca (con la anchura de 0.8 mm aproximadamente) en la parte central, excepto el cinturón blanco.

postado SHU TAIRA(retirado do facebook)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Prémio Fair Play - Ética Desportiva atribuído a Ana Hormigo, nomeada treinadora da Selecção Nacional Feminina

Prémio Fair Play - Ética Desportiva atribuído a Ana Hormigo 

Por deliberação da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal, em reunião de 18 de outubro, foi atribuído o Prémio FAIR PLAY (Ética Desportiva), proposto pela Federação Portuguesa de Judo, à atleta Ana Hormigo. Este prémio será entregue durante a Sessão Comemorativa do 103º Aniversário do Comité Olímpico de Portugal, a realizar no dia 29 de novembro p.f., no Museu da Marinha, na Praça do Império, em Lisboa. Recorde-se que Ana Hormigo foi também apresentada como Embaixadora da Ética no Desporto na cerimónia de apresentação do Plano Nacional para a Ética no Desporto, evento que decorreu no passado 27 de fevereiro, sob a presidência do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, acompanhado pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, no Teatro Camões em Lisboa. A Federação Portuguesa de Judo felicita Ana Hormigo por esta merecida distinção. 

Ana Hormigo é treinadora nacional 

A Federação Portuguesa de Judo decidiu proceder à substituição do Treinador Nacional Rui Rosa, devido a baixa prolongada. Assim, foi contratada para colaborar na Equipa Técnica a treinadora Ana Hormigo, que terá a seu cargo a Seleção Nacional de Sub 23 e Seniores Femininos já a partir de 1 de novembro de 2012. À Treinadora Nacional Ana Hormigo a FPJ deseja as melhores felicidades nestas novas funções e muito sucesso pessoal e profissional.

postado AL(EJAH)

Escola de Judo Ana Hormigo - actividades

Escola de Judo Ana Hormigo apura 6 judocas para o campeonato nacional sénior 

A Escola de Judo Ana Hormigo, esteve em evidência no passado dia 27 de outubro de 2012, no campeonato da zona centro sul realizado em Castelo Branco e de apuramento para o campeonato nacional sénior que se irá realizar no próximo dia 1 de dezembro em Lisboa. Com vários atletas já apurados, casos de Mariana Carrega (-52kg), Lidia Año (-63kg). Mariana Milheiro (-70kg) e Ricardo Louro (-90Kg), somente entraram em competição João Serrasqueiro e Luís Filipe Marques ambos em -60kg. Deste dois atletas o destaque vai para João Serrasqueiro, que se sagrou campeão zonal depois de realizar a participação numa poule de três atletas, onde venceu os dois combates realizados pela pontuação máxima ippon. Assim, os apurados integram a equipa da Escola de Judo Ana Hormigo que será a comitiva mais numerosa do distrito de Castelo Branco a viajar até Lisboa para participar na prova rainha de Portugal.

Treino Mensal de Outubro 

Realizou-se no passado dia 28 de outubro mais um treino mensal organizado pela escola de Judo Ana Hormigo, que contou com a presença do Judo Clube Albicastrense, do Judo Clube Alcainense e do Jardim Escola João de Deus de Castelo Branco. Durante toda a manhã foram realizados três treinos com a participação de diferentes escalões etários, nestes treinos predominou o treino e a aprendizagem de novas técnicas. Estiveram presentes cerca de 60 atletas dos vários núcleos da Escola de Judo Ana Hormigo, que não perdem uma única concentração mensal. Judocas Beatriz Milheiro e Inês Ascenção integram Seleção nacional As judocas Beatriz Milheiro e Inês Ascenção do clube Escola de Judo Ana Hormigo integraram mais uma vez a seleção nacional de cadetes (sub sub 15) e juniores (sub 19) entre os dias 1 e 4 de Novembro em Coimbra. As duas judocas de Castelo Branco estagiaram na sala de judo do Estádio da Académica, realizando 2 treinos diários juntamente com cerca de 40 colegas de seleção. Nesse estágio a preocupação foi desenvolver alguns aspetos técnico-táticos dos jovens judocas e prepará-los para a próxima época competitiva que terá início em janeiro de 2013. É de salientar que a judoca Inês Ascenção está já a integrar a seleção de cadetes, pertencendo ainda ao escalão de juvenil, no entanto tem sido aposta dos treinadores nacionais, João Neves e Filipa Serpa, para integrar os escalões superiores. As duas jovens puderam ainda treinar com a olímpica Telma Monteiro que esteve também a estagiar com estes escalões, transmitindo-lhes muita da sua experiência competitiva. Também neste estágio a albicastrense Ana Hormigo fez a sua estreia na sua nova função como treinadora nacional das equipas sénior e Sub 23 femininas, acompanhando assim a equipa técnica nacional.

Ricardo Louro na Taça da Europa de Málaga 

No passado dia 11 de novembro o judoca Ricardo Louro, também da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocado para integrar a seleção nacional de seniores e sub 23 na Taça da Europa de Málaga. O albicastrense viajou para a cidade espanhola no sábado para competir no SportsHall Ciudad Jardin no domingo. Ricardo Louro, na sua nova categoria de peso -90 kg, enfrentou no primeiro combate o britânico Michael Holey, primeiro cabeça de série da competição. Num combate bastate equilibrado, Ricardo acabou por ceder na luta no solo. O atleta da Grã-Bretanha acabou também por perder na ronda seguinte, o que colocou fora das repescagens o jovem albicastrense. A acompanhar a equipa esteve também a treinadora Ana Hormigo que orientou a seleção feminina. No final a equipa portuguesa classificou-se em 3º lugar por equipas com um total de 12 medalhas.

postado AL(EJAH)

terça-feira, 6 de novembro de 2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012